[ Vídeo ] – WordPress Seo – Seo Plugin WordPress ( Top 3 )

Descubra o Novo Mundo do Marketing Digital
 
Quer otimizar seu blog usando este guia de wordpress seo? Você está no lugar certo para começar a otimizar!

Os motores de buscas são uma importante fonte de tráfego para a maioria dos sites.  Neste artigo, vou compartilhar os melhores plugins e ferramentas que irão melhorar o SEO do seu blog WordPress.

A beleza do WordPress é que ele te dá o controle completo sobre o seu conteúdo, tendo grande parte do esforço técnico fora da equação. Não há necessidade de habilidades de codificação para publicar o seu melhor conteúdo nesta plataforma – mas mesmo o WordPress sendo um espetacular cms, ele não pode fazer tudo pra você! Existem pontos importantes que você deve fazer, e um deles é: WordPress SEO

Se você quer que as pessoas realmente encontrem o seu conteúdo, você vai precisar otimizá-lo para pesquisa; o que significa mergulhar no mundo temido do “search engine optimization” (SEO). Felizmente, WordPress vem com sua magia, mais uma vez, com uma série de plugins projetados para tornar a tarefa muito mais controlável e fácil. O único problema agora é escolher os plugins corretos.

Os 3 principais WordPress SEO Plugins

wordpress seo plugins

Quando se trata de escolher um plugin que irá atualizar as capacidades de SEO do seu blog WordPress, há uma abundância de opções para escolher. No entanto, existem atualmente 3 principais ( na minha opinião ) no mundo dos plugins WordPress SEO.

Estas 3 opções são plugins abrangentes destinados a cobrir todas as suas necessidades de SEO e eles fazem um trabalho bom o suficiente para que você possa praticamente não ter trabalho, bastando simplesmente fazer uma escolha entre eles, instalar e deixar por isso mesmo.

No entanto, se você preferir fazer uma escolha mais informada você vai poder entender todo o processo abaixo.

Depois disso, vamos dar uma olhada em alguns outros plugins, cursos e ferramentas complementares que podem ajudar você a otimizar ainda mais o seu blog para os motores de buscas em uma série de maneiras diferentes.

A plataforma em si do WordPress oferece funcionalidades básicas de SEO, tais como estruturas de link permanentes, a capacidade de mudar para seus posts para urls amigáveis e a capacidade de mudar o seu título do site e descrição, além de outros detalhes.

Aqui estas os 3 melhores plugins selecionados por mim. Veja abaixo:

Yoast Seo PLugin WordPress

WordPress › Yoast SEO « WordPress Plugins › WordPress Seo

Link: Wp Seo Yoast

Este plugin de seo para wordpress é escrito a partir do zero por Joost de Valk e sua equipe na Yoast para melhorar o SEO do seu blog em todos os aspectos necessários.

Este plugin de Yoast SEO, além de cuidar de toda a otimização técnica de seu blog, está em primeiro lugar na lista de plugins de seo para wordpress.

Yoast SEO força você a escolher uma palavra-chave de foco quando você está escrevendo seus artigos, e depois faz usar essa palavra-chave foco em todos os outros lugares.

É um plugin completo para quem quer otimizar de uma forma definitiva seu blog usando técnicas de otimização para wordpress seo.

Pontos Fortes:

  • Grande design de interface do usuário
  • Amplos recursos
  • SEO feedback
  • Recursos Yoast SEO on-line

Pontos Fracos:

O plugin Yoast SEO é realmente um extenso conjunto de ferramentas, cheio de recursos para fazer de “search engine optimization” acessível para todas as pessoas de todos os níveis de habilidades técnicas. Muito disso se resume ao design da interface simples e uma longa lista de recursos fáceis de navegar e usar.

O resultado final é um plugin que ajuda você a aprender SEO por guiá-lo através do processo.

Se eu tivesse que apontar as fraquezas de Yoast SEO, eu diria que há outros plugins que oferecem mais extensas opções de sitemaps xml como por exemplo o plugin seo premium que você verá mais abaixo. No entanto, isso não será um problema para a maioria dos usuários.

O único problema que vejo em Yoast é que ele pode ter muitos recursos para usuários que não querem nada mais do que o básico do básico. Se for esse o caso, então este próximo plugin pode ser de maior interesse para você.

All in One Seo Pack Plugin WordPress

WordPress › All in One SEO Pack « WordPress Plugins › WordPress seo

Link: All In One SEO Pack

All in One SEO Pack Otimiza seu blog WordPress para SEO (Search Engine Optimization) facilmente e sem enrolação.

  • Suporte XML Sitemap – submeta seu sitemap para o Google e Bing e melhore o seu wordpress SEO.
  •  Suporte do Google Analytics.
  • Suporte para SEO em Tipos personalizados de posts.
  • “Built-in API” para que outros plugins/temas possam acessar e estender as funcionalidades.
  • Único plugin que fornece Integração SEO para sites WP de comércio eletrônico.
  • Otimiza automaticamente os seus títulos para o Google e outros motores de busca.
  • Gera meta tags automaticamente.
  • Evita o conteúdo duplicado típico encontrado em blogs WordPress.
  • Para os iniciantes, você não tem sequer olhar para as opções, ele funciona “out-of-the-box”. Basta instalar.
  • Para usuários avançados, você pode ajustar tudo para otimizar o seu wordpress SEO.
  • Você pode substituir qualquer título e definir qualquer “meta descriptions” e as “meta keywords” que você deseja.
  • Compatibilidade com muitos outros plugins.
  • E muito mais…

Pontos Fortes:

  • Mais opções de sitemaps XML
  • Otimizador de desempenho exclusivo
  • Menos recursos e mais facilidade de uso

Pontos Fracos:

  • Design de interface poderia ser melhor
  • Muito limitado para SEO sério e mais profissional

All in One é o mais velho dos plugins de seo, mas ainda mantém-se como uma ótima opção hoje. Ele não oferece os amplos recursos que você encontrará em Yoast e seo premium, mas tem alguns toques exclusivos – como opções sitemaps extras e seu otimizador de desempenho.

O problema é que existe limitação para fazer muito mais do que o básico de SEO e por ter menos recursos para organizar isso significa que o design da interface do usuário deveria ser muito melhor. Então, novamente, essa simplicidade pode ajudar você, se você não quer se envolver muito no âmago da questão de SEO.

Seo Premium Pack WordPress Seo Plugin

Premium SEO Pack – WordPress Plugin WordPress CodeCanyon

Link: Premium Seo Pack

A maioria dos recursos de SEO da plataforma WordPress funciona muito bem, e é provavelmente por este motivo que é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do planeta.

No entanto, os proprietários de blogs normalmente precisam trabalhar com WordPress para otimizar seu blog em performance ( velocidade ) e para os motores de buscas.

Premium SEO Pack para o WordPress é a melhor ferramenta para otimizar seu site para os motores de busca de hoje.

Premium SEO Pack contém todas as características que você esperaria encontrar em dezenas de diferentes plugins WordPress seo, além de que inclui características únicas que você simplesmente não pode encontrar em qualquer lugar outro.

Dica Importante:

  • Google XML Sitemap plugin: Este plugin é amplamente recomendado para gerar um sitemap do seu blog, mas eu sugiro que você ignore este plugin se você estiver usado wordpress seo yoast, pois agora você pode usar o recurso de sitemap ( apesar de limitado) do WordPress SEO Yoast plugin. ( Haverá conflito se usar os dois plugins juntos ).
  • Usar dois plugins de SEO: Não é recomendado usar dois plugins diferentes de Seo. Opte por um e otimize a partir dele.
  • Meta Robots: Este plugin é bom mas as características deste plugin são integrados em todos os plugins apresentados aqui.

Outros WordPress SEO Plugins Importantes Para se Considerar

plugins extras para complementar wordpress seo

  • Schema.Org

Plugin: All in One Rich Snippets Schema.org

Aumente seu CTR. Melhore SEO & Rankings. Suporta a maior parte de tipo de conteúdo. Funciona perfeitamente com o Google, Bing, Yahoo e Facebook.

  • Cache

Plugin: W3 Total Cache

Otimize facilmente a Performance do seu blog usando cache: navegador, páginas, objects, minify, banco de dados, suporte de entrega de conteúdo de rede.

Outras excelentes opções de plugin de cache como o fastest cache e o super cache, são fantásticos também ( dê uma atenção ao fastest cache). Em dúvida? Veja este artigo sobre acelerar o wordpress e otimizar.

  • Imagens

Plugin: WP Smush

Reduza tamanhos de arquivo de imagem, melhore o desempenho e aumente o seu SEO usando a API livre WPMU DEV WordPress Smush.

PLugin: SEO Friendly Images

SEO Friendly Images adiciona automaticamente atributos “Alt e Title” para todas as suas imagens, melhorando o tráfego nos motores de busca.

  • Rel Nofollow

Plugin: Rel Nofollow Checkbox

Faça com que os motores de buscas ao visitarem seu site não siga os links externos que estão em seu conteúdo ( isso mantêm os “motores de buscas” em seu blog).

O “nofollow” simplicando oferece uma maneira para que os usuários digam aos mecanismos de pesquisa “Não siga links desta página” ou “Não siga este link específico”.

Uma boa dica do google sobre rel=nofollow aqui.

  • Links Quebrados

Plugin: Broken Link Checker

Este plugin irá verificar links quebrados em suas mensagens, comentários e outros conteúdo, e mostrar também a falta de imagens e  irá notificá-lo se forem encontrados os problemas, dando a opção de consertar facilmente isso.

Motores de buscas não gostam de links quebrados em seu blog, então considere usá-lo. 😉

  • Redirecionamento de Links

Plugin: Seo Redirection Plugin

Com este plugin você pode construir redirecionamentos 301,302 ou 307 facilmente para o seu site, você também pode monitorar páginas com erro 404 e redirecioná-los. Existe também a versão pro aqui.

Você também pode aprender mais sobre redirecionamentos e links personalizados neste artigo.

  • Analytics

Plugin: Google Analytics Dashboard for WP

Analisar como anda o desempenho de seu blog depois das otimizações é importante. Este plugin Apresenta relatórios do Google Analytics em seu WordPress Dashboard. Insere o mais recente código de monitoramento do Google Analytics em suas páginas.

Um Aviso Amigável Sobre Plugins

plugins seo wordpress aviso importante

Plugins podem ser um salva-vidas para os proprietários de blogs WordPress que querem acelerar o processo de SEO, melhorar a manutenção do site e muitas outras tarefas técnicas importantes, mas você precisa ter cuidado sobre suas escolhas de plugins.

Instalar muitos e de “procedência duvidosa” pode abrandar o seu blog. Um plugin mal desenvolvido pode causar todos os tipos de problemas, portanto, é sempre melhor usar apenas o que você precisa e faça suas escolhas com cuidado.

Felizmente há um plugin para isso também: O Plugin P3 Profiler detecta plugins que podem estar abrandando ( prejudicando o desempenho ) do seu blog.

Você não precisa instalá-lo, a menos que você esteja tendo algum problema, e você sempre pode removê-lo e usar quando necessário.

Ferramentas Poderosas Que Vão te Ajudar Demais em WordPress Seo

ferramentas de seo uteis

  • Analisar Concorrência

Ferramenta: SemRush

SEMRush é uma ferramenta que profissionais usam para reunir análises e insights de seu concorrente para ajudar a melhorar o seu próprio SEO.

  • Pesquisa de Palavras-chave

Ferramenta: Google Keyword Planner

Ninguém no planeta tem mais insights sobre o que as pessoas estão procurando que o gigante de buscas Google.

Você sabia que você pode começar a buscar idéias de palavras-chave usando essa ferramenta, e saber o que as pessoas estão buscando? Desta forma você pode otimizar ainda mais seu conteúdo.

  • Pesquisa de Domínios

Ferramenta: Open Site Explorer

Desenvolvido por Moz, esta ferramenta gratuita permite que você verifique os dados para qualquer nome de domínio. Você pode ver quem está linkando para esse domínio e quais textos âncoras que eles estão usando, além de outros detalhes importantes.

  • Análise SEO ( Extensões )

Ferramenta: Seo Quake

SEOQuake é uma ferramenta de SEO disponível como extensão dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari. Ele fornece informações relacionadas de SEO para qualquer site. Esses parâmetros incluem informação de page rank, idade, última atualização, ranking Alexa e muitos outros parâmetros.

Ele é um dos addons para navegadores mais baixados pelos profissionais de SEO.

WordPress Seo Em Mídias Sociais

wordpress seo em mídias sociais

Ao falar sobre SEO, você não pode esquecer das redes sociais. Elas são potencialmente uma fonte de tráfego maciço, mas os motores de busca também gostam delas e com certeza vão contar com a sua presença por lá. Então essa é mais do que uma razão suficiente para otimizar seu site para compartilhamento social.

  • Facebook

Plugins: Wp Facebook Open Graph Protocol

Este plugin adiciona dados Open Graph para o seu conteúdo WordPress. Isso significa que eles vão deixar seus posts e páginas sendo exibidos muito bem em Facebook, Google+ e LinkedIn.

O legal é que ele funciona perfeitamente sem praticamente nenhuma configuração. Basta introduzir sua conta Facebook ID, adicionar uma imagem para o conteúdo que não tem os seus próprios recursos visuais e pronto. Todo o resto acontece em segundo plano.

Obs: Lembrando aqui que os plugins de seo apresentados no início cobrem essa função.

  • Twitter

Plugin:  Better Click To Tweet

Twitter é uma plataforma que você deve explorar para melhorar o seu wordpress seo. Portanto, você vai fazer bem permitindo que seus visitantes “twittem” sobre o seu conteúdo de forma rápida e fácil.

Usá-lo é muito fácil: Envolva seu tweet em um shortcode e o plugin fará o resto. A citação dentro do seu conteúdo será exibida em uma caixa com um botão tweet. Seus visitantes irão agradecer.

Temas WordPress Seo Otimizados ( Muito importante para melhorar posicionamento )

wordpress templates seo

WordPress templates é um dos pontos chave para melhorar seu desempenho e ficar bem posicionado nos motores de buscas. Um tema “seo amigável” irá te ajudar demais em seu trabalho de otimização.

Já tive muitas experiências com temas e uma delas foi interessante: eu tinha um blog que eu enviava conteúdo qualificado e otimizado mas não conseguia ficar bem posicionado, fiz a simples mudança de tema e Boom… melhorei incrivelmente, inclusive consegui rankear na primeira página do google com uma das palavras-chave principais do meu nicho.

Aqui estão os principais temas seo otimizados para wordpress que eu já vi e recomendo.

Temas otimizados tem códigos limpos, bem escritos e isso o google adora! 🙂

Cursos Seo Que Recomendo

curso seo recomendo

Ao meu ver, trabalhando ao longo desse tempo com otimização de blogs, apenas usar plugins não será o suficiente para você entender como as coisas funcionam. Por isso recomendo que você aprofunde mais em Seo fazendo alguns cursos importantes e que serão de grande valia pra você. Confira os cursos:

Entre em contato comigo caso tenha dúvidas. 😉

Dicas Extras WordPress Seo ( Bônus )

dicas extras sobre wordpress seo

A velocidade do seu blog é um dos muitos fatores importantes de rankeamento. Sites com carregamento rápido podem facilmente superar sites mais lentos. Enquanto você está gastando muito tempo melhorarando a sua estratégia de conteúdo, arrume um tempo para melhorar a velocidade de seu blog.

Verifique se o seu site carrega rápido. Para isso você pode utilizar ferramentas como o Google Page Speed e GtMetrics.

Sempre instale e configure um plugin de cache ( acima você viu os plugins de cache recomendados ). Estes plugins irão dar um impulso grande na velocidade de seu blog.

Você pode configurar um serviço de CDN para trabalhar com o seu plugin de cache ( recomendo fortemente ). Isso melhora muito o carregamento de seu blog.

Você também deve fazer upload de imagens otimizadas. As imagens podem afetar a velocidade do seu site e otimizando-as você pode melhorar significativamente o desempenho do seu blog ( use cdn para isso também ).

Por último, se nenhuma dessas dicas estão melhorarando a sua velocidade de página, então, pode ser mais provável que o seja a sua hospedagem de sites. Você precisa mover para uma melhor hospedagem ( um vps ou dedicado seria o ideal ).

Recomendo usar uma dessas opções:  hostgator ( português ), uol host ( português ), inmotion ou hostdime porque eles têm servidores para executar sites WordPress totalmente otimizados ( já utilizei e recomendo essas empresas ).

Guia WordPress SEO: Conclusões

conclusao wordpress seo

Você não deverá ter qualquer problema com os plugins apresentados aqui. Estes são plugins experimentados e testados por proprietários de blogs em todo o mundo e são algumas das melhores opções que você pode encontrar para WordPress. Fiz questão de selecionar os melhores pra você e que eu também utilizo.

Há muito mais para explorar, então não seja tímido para testar alguns outros que você encontrar. Basta lembrar que é sempre uma boa ideia tentar um novo plugin de cada vez para que você possa ter uma feedback exato de seu desempenho, bem como manter a capacidade de diagnosticar problemas, caso venham a ocorrer.

Que plugins WordPress SEO e ferramentas você está interessado em testar em seu blog? Será que o seu tema atual tem suporte suficiente para SEO? Você tem um plugin favorito SEO que não foi falado aqui? Por favor, compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo e também divulgue este artigo nas redes socias.

Aproveite e curta a Fan Page do Gerando Blogs e Canal do Youtube. 🙂

Divulgação: Este post contém links de afiliados. Isso significa que eu poderia receber uma pequena comissão, se você fizer uma compra. Minhas opiniões são somente minhas e eu só recomendo plugins e produtos que eu acredito que vão realmente ajudá-lo.

wordpress seo