Como fazer seo de forma simples para seu seu site, esteja em qualquer plataforma…

Ter um site é indispensável para qualquer empresa, mesmo que ela não necessariamente tenha operação online. Mas não basta simplesmente comprar um domínio e criar uma página genérica. É importante que esse site seja funcional, entregue o que o cliente precisa saber e te ajude a divulgar seu negócio na web. 

No mercado, há uma série de serviços específicos para facilitar a criação de páginas para quem não tem muito conhecimento técnico. Boa parte deles oferece, ainda, o pacote completo, incluindo hospedagem – preste atenção às informações sobre o tema neste site. Contudo, montar um produto cumpridor vai muito além de escolher um template bonito e um servidor que mantenha tudo no ar. 

Para ter sucesso, é fundamental colocar em prática as técnicas de SEO, que vão garantir que seu site apareça bem nas buscas orgânicas do Google. Entretanto, se você escolher uma plataforma muito engessada para criar o seu site, pode enfrentar dificuldades para competir com aqueles que foram desenvolvidos do zero. Isso acontece porque algumas das técnicas poderão ser limitadas nesse tipo de plataforma.

Mas nem tudo está perdido, basta que você entenda como essa estratégia funciona e coloque em prática alguns pontos básicos para se sair bem. A seguir, como fazer SEO se você usou um criador de site para montar o seu. Veja alguns erros que você pode vir a cometer e como contorná-los.

Site veloz é uma das chaves para o sucesso no SEO

como fazer seo

O tempo de carregamento da página é um ponto de extrema importância para o SEO. Afinal, quanto mais lento foi o seu site, menor a chance de você entregar com rapidez aquilo que o usuário procura quando faz uma busca na internet. Fato que, por consequência, reduz significativamente o índice de engajamento. 

Um dos pontos fundamentais para ter boa performance no tempo de carregamento do site é escolher um bom serviço de hospedagem. Muitos criadores de sites oferecem essa opção em seus pacotes, contudo, na hora de fechar essa escolha, é importante ir muito além do preço mais em conta.

Busque uma hospedagem competente e alinhada com o seu volume de acessos diário – para evitar que, além de lento, seu site saia do ar com frequência. A dica é fazer pesquisas e entender o que cada uma oferece para contratar aquela que vai, de fato, entregar tudo o que você precisa para aparecer bem nos buscadores.

Muito cuidado com a meta-descrição 

A meta-descrição é o resumo que vem logo abaixo do título em todos os resultados de pesquisas no Google e em outros buscadores. Ela parece bem simples, mas é fundamental para a boa performance nos mecanismos de pesquisa, pois pode terminar se o usuário vai clicar no seu link ou não.

Por isso, é muito importante contar com esse campo à disposição ou com plugins que facilitem a personalização da meta-descrição. Lembre-se que, mais do que estar presente, ela precisa ser clara e conter a palavra-chave e outros termos relevantes dentro do assunto tratado. Isso vai ser determinante para favorecer o seu link e colocá-lo em uma posição relevante para o usuário. 

Lembre-se da versão responsiva do site

Algumas plataformas permitem criar apenas uma versão mobile do site. Contudo, é fundamental prezar por uma experiência completa nos dispositivos móveis – pois cada vez mais eles são usados para buscas na internet. Garantir que seu site seja adequado a todas as telas vai permitir que o usuário continue a consumir o conteúdo que você tem a oferecer. 

Uma empresa ter um site realmente responsivo é fundamental porque vai contribuir para que a sua página seja encontrada com mais facilidade. Isso se deve ao fato de que a experiência do usuário é ponto muito importante nas considerações do Google para ranquear os conteúdos nos resultados de busca. Dessa forma, as páginas responsivas sempre estão mais perto do topo.

Estruture o texto de acordo com especificações dos buscadores

Todos os sites que querem aparecer bem no Google precisam seguir uma estrutura básica. Essa ação vai permitir não apenas que a leitura seja mais agradável para o leitor, mas principalmente para que o mecanismo de busca consiga entender a hierarquia do seu conteúdo. 

Essa estruturação é feita por meio das chamadas heading tags, identificadas por h1, h2, h3, h4, h5 e h6 – títulos usados para dividir e organizar as prioridades do texto. Mais do que entender como usá-las no seu conteúdo, é fundamental garantir que a página de edição do seu criador de sites ofereça esse recurso. 

Alterar com cuidado a title tag

Deixar de mudar a title tag é um dos erros de SEO mais comuns. Em resumo, esse título é o que vai ajudar o Google e outros buscadores a identificar qual é o assunto principal do texto publicado. Entre outros pontos, é com base nisso que os mecanismos de busca vão posicionar e rankear as páginas nos resultados de pesquisa. 

Por isso, é fundamental garantir que o seu criador de sites ofereça essa opção ou, pelo menos, permita que você escolha os melhores plugins SEO à disposição para fazê-lo. Depois, basta personalizar uma title tag chamativa e coerente com o conteúdo do texto para atrair o usuário e conquistar o clique. 

Use imagens leves

As imagens são extremamente importantes para uma boa estratégia de SEO. Por outro lado, se adicionadas sem os cuidados necessários elas podem se tornar um grande problema. Assim como o site não deve demorar para carregar, as imagens também não. Por isso, a recomendação é nunca utilizar fotos pesadas. 

De forma geral, antes de fazer o upload das imagens, é importante que elas estejam o mais leves possível e em formatos populares na web (como JPEG,  PNG e WebP). Seguir tamanhos entre 70KB e 100KB é um bom caminho para ter fotos adequadas para a internet.

Lembre-se sempre: qualidade é tudo

seo site veloz

Apesar de não ter relação com a plataforma de criação de sites que você escolher, a qualidade do conteúdo publicado é extremamente importante para ter sucesso na sua estratégia de SEO. O algoritmo do Google tem se desenvolvido muito ao longo dos anos e se tornou capaz de interpretar a qualidade da página. 

É importante que o seu conteúdo seja sempre original. Jamais copie artigos e reportagens de outros sites e blogs. Entre os critérios de avaliação nesse sentido estão, ainda, os textos irrelevantes. Os mecanismos de busca saberão identificar materiais genéricos ou que não vão acrescentar em nada para o usuário.

Em resumo, para conquistar bons resultados em SEO – mesmo por meio dos criadores de sites –, é fundamental prezar pela qualidade e a originalidade. Vale ainda usar ferramentas online e gratuitas para continuar a aprimorar o seu conteúdo. Além disso, não abra mão dos recursos que os plugins (pagos e gratuitos) e o próprio Google te oferecem para garantir que a sua página esteja sempre no topo das pesquisas. 

Gostou deste artigo de como fazer seo? Deixe seu comentário abaixo com suas ideias sobre seo.