Criatividade e mentalidade crítica são o seu forte? Você entende de criação de conteúdo, SEO, campanhas de e-mail ou outras estratégias para dar um impulso em diferentes tipos de negócio? Perfeito! Isso já é um grande passo para conquistar um emprego como profissional de marketing digital, mas antes você precisa criar um CV para mostrar o seu valor nesse mercado de trabalho.

Para dar o start em sua busca pelas melhores oportunidades, vale a pena usar um gerador de currículo. Nesse tipo de ferramenta, você pode escolher um modelo de CV que tem uma estrutura projetada de acordo com as exigências de recrutadores ou responsáveis por contratações.

Com a tranquilidade de manter um estilo adequado para enviar ao RH de qualquer empresa, fique à vontade para fazer alterações que quiser e aproveite para otimizar o seu conteúdo com as dicas a seguir!

Estratégias para criar um CV focado na área de marketing digital

Ao criar um CV focado na área de marketing digital, a principal estratégia é pensar na pessoa que que vai ler e avaliar esse documento. Para ela, o que faz diferença é entender rapidamente quem você é e qual o valor que você pode agregar à empresa ao preencher o cargo oferecido.

Para causar uma impressão positiva e demonstrar que você é a contratação ideal, adote as seguintes técnicas ao escrever seu currículo:

1. Inclua palavras-chave no CV

Além de saltarem aos olhos na hora de leitura, usar palavras-chave no currículo é essencial nos casos em que a empresa usa algum sistema de rastreamento de candidatos. Então, use seus conhecimentos para encontrar palavras-chave que sejam atraentes, relevantes e mais buscadas no cargo pretendido.

Para acertar nessas escolhas, avalie os requisitos indicados no anúncio da vaga ou em publicações similares. Pense também em quais são as características desejáveis para o cargo.

2. Cause impacto logo nas primeiras linhas do currículo

Ao preencher a seção Objetivo do currículo, aproveite para fazer uma breve declaração que deixe claro qual o cargo pretendido e dê uma visão geral sobre o seu perfil profissional. Ali, você pode escrever uma ou duas frases para destacar algum aspecto de sua formação, trajetória profissional ou competências que tenham tudo a ver com o trabalho em marketing digital.

3. Use sempre o formato cronológico inverso

Recrutadores preferem ver primeiro as informações mais recentes para depois se aprofundarem na leitura do CV dos candidatos que eles julgarem mais interessantes. Portanto, não deixe de seguir esse padrão ao listar suas experiências profissionais e cursos na área.

como criar um curriculum

4. Valorize sua lista com descrições

Quando não há uma descrição sobre cada item listado nas seções de Experiência Profissional e Formação Acadêmica do CV, a pessoa que for avaliar essas informações pode entender o que quiser — ou simplesmente passar à próxima linha sem pensar muito no assunto.

A dica é direcionar a percepção sobre as suas qualificações, ressaltando suas responsabilidades, aprendizados e conquistas em cada ocasião. Por exemplo, você pode mencionar os resultados de uma campanha da qual participou ou o foco de um dos cursos que fez.

5. Mencione suas principais habilidades

Incluir uma seção de Habilidades no currículo é uma estratégia que dá mais visibilidade à sua candidatura. Ali, você deve incluir informações super resumidas, mas cheias de significado. Como a ideia é escrever algo em torno de uma a cinco palavras a cada tópico, vá direto ao ponto e evite usar termos genéricos.

Estes são alguns exemplos de habilidades para incluir em seu currículo ao procurar por empregos na área de marketing digital:

• Análise de métricas em redes sociais
• Experiência com Google AdWords
• Domínio de ferramentas para automação de marketing
• Especialização em branding

6. Personalize o seu CV

É importante personalizar o seu currículo criando versões para cada candidatura. Pense nisso como se fosse uma campanha de marketing digital: quanto maior o foco em um público-alvo, melhores são as chances de sucesso.

Depois de criar um CV usando todas as estratégias anteriores, prepare versões com um foco ainda maior no tipo de oportunidade de emprego, nas suas competências que se alinham com a descrição da vaga e na cultura da empresa que é seu contratante em potencial.

Gostou deste artigo de como criar seu cv? Deixe seu comentário abaixo com suas ideias e dúvida sobre.