Você quer ter um design único em seu blog ou mesmo começar um blog novo com visual diferenciado? Um dos pontos mais importantes para quem tem um blog é o seu design com wordpress templates em seu blog! vai fazer total diferença em manter seus visitantes ou espantar eles de vez.

WordPress templates estão cada vez mais configuráveis

Vou mostrar aqui sobre como deixar seu blog único e atrair mais visitantes usando belos wordpress templates que realmente vão mudar completamente o visual de seu blog e deixar muito mais atraente.

Uma das perguntas que mais se escuta para quem está iniciando na plataforma wordpress é: “Como faço para escolher meus wordpress templates?”

O Design do seu blog é muito importante , quanto mais memorável for seu design, melhor vai ser para os seus visitantes e mais deles irão voltar, assinar e compartilhá-lo com seus amigos nos meios de comunicação social, e mais tráfego você vai ter ( o template também influência em seu posicionamento nos motores de buscas como o google – um código bem escrito pelo desenvolver do template ajuda muito em seo )

Vamos ter que olhar para os passos que você precisa tomar para ativar seu novo tema wordpress, e todos os elementos importantes que você terá que considerar durante o processo de design, a importância de ter um site Mobile-friendly ( acesso de seu blog via celular ), e os melhores wordpress templates que você pode começar a utilizar.

Vamos começar com os 3 wordpress templates internacionais!

Enfold

wordpress templates enfold theme forest temas

Link: Enfold Theme

Enfold tem design limpo, super flexível e totalmente responsivo WordPress Tema, e é adequado para negócios e usuários comuns que querem mostrar seu trabalho de uma forma profissional.

O tema é construído em cima do “fabulous Avia Framework” e oferece suporte para o plugin WPML multi-idiomas, apenas no caso de você precisar dele 😉

Ele vem com uma infinidade de opções para que você possa modificar o layout, estilo, cores e fontes diretamente de dentro do backend.

Construa sua próprio skin limpo ou use um das 18 skins predefinidas para seu WordPress no Painel de Administração.

Font, backgrounds e opções de cores, bem como o construtor de modelo dinâmico irá ajudá-lo a criar o blog que você precisa em poucos instantes.

Além das opções globais é possível definir opções de estilo únicas para cada entrada como visto na demo do template.

Enfold está entre os wordpress templates mais bem avaliados pelos usuários.

X Theme

x-theme-wordpress-temas-templates-wp

Link: X-Theme

X theme inclui vários designs exclusivos dentro de um tema poderoso, nos referimos a este projeto de template wordpress como sendo um dos mais bem desenvolvidos e organizados.

É como comprar um tema e constantemente receber o acesso a novos projetos o tempo todo! No link acima ( link de afiliado) vai te levar para a página de demonstração para cada detalhe deste template wp, no entanto, foram criadas várias demos exclusivas para cada “Stack”, por isso não deixe de verificar todos eles.

Extensões – Construtor fácil mesmo para iniciantes… a empresa X já lançou incríveis novas extensões. Dentro do ecossistema X, extensões são compostas por plugins construídos pela equipe X para funcionar perfeitamente com o tema X, bem como plugins de terceiros por desenvolvedores.

Eles fizeram uma parceria para trazer grandes características que foram integradas firmemente no tema.

Isso mantém  o tema X simples para aqueles que não podem precisar de uma determinada característica básica e tão eficiente quanto possível para aqueles que fazem mais coisas complexas!

Certifique-se de verificar as Extensões e páginas de demonstração para obter mais informações sobre essas características surpreendentes que estão incluídas gratuitamente na compra do tema x.

X-theme é um dos wordpress templates mais vendidos.

Ronneby Template

ronneby wordpress templates blogs temas wp

Link: Ronneby

Template wordpress Altamente funcional Multifaces

– Construído sobre Visual Composer
– Compatível com todas as versões wordpress
– Construído com HTML5 e CSS3
– Código limpo elaborado para sua conveniência
– Compatibilidade cross-browser: Chrome, Firefox, Safari, Opera e IE11
– Design totalmente responsivo com escolhas de opções
– Compreensível e fácil Compositor Visual
– Opções organizadas para gerenciar barras laterais, painéis do topo e os principais conteúdos
– Projeto Retina pronto com gráficos vetoriais
– Atualizações automáticas do tema
– Diferentes variações das barras laterais
– Efeitos de paralaxe surpreendentes tanto em linhas e conteúdos
– Desempenho rápido e perfeito enquanto visualiza o tema
– Inclui mais de 20 layouts de demonstração
– Compatível com vários plugins populares

Temas WordPress Nacionais

Tema Avenger

wordpress tema blog

Link: Tema Avenger

Bem-vindo a uma nova era para seu blog. O tema Avenger para WordPress reúne tudo o que você precisa para ter um blog de sucesso.

O tema Avenger para WordPress chegou para facilitar a criação do seu blog profissional wp e permitirá que você:

  • Concentre-se no que gosta de fazer: criar conteúdo sem stress

Chega de passar intermináveis horas na internet buscando soluções apenas para inserir algum recurso simples no seu blog. O Avenger já vem incluído com tudo o que você precisa.

  • Personalize o seu blog de forma brutalmente simples e rápida

Que tal um blog com todas as melhores práticas de marketing digital e design, mas ainda assim, simples de personalizar e muito bonito? Com o Avenger, seu blog tem a sua cara.

  • Fique tranquilo sabendo que terá ajuda na sua jornada

Ao comprar o Avenger, você ganha 1 ano de suporte técnico, tutoriais especializados e atualizações frequentes, para que sua experiência seja tão boa quanto seu conteúdo.

Centive Avante

Tema-Wordpress-Centive-One-Avante

Link: Centive Avante

Tema wordpress premium responsivo em português. Otimizado para seo e conversões.

Para profissionais autônomos que desejam exibir seus produtos e serviços, podendo assim capturar orçamentos e clientes

  • Ótimo suporte em português
  • Ótimo design
  • Preparado para Seo
  • Mostre seus produtos e serviços em uma página especial.
  • Você também pode criar páginas de captura, de confirmação e obrigado
  • Promova seus produtos digitais e de afiliados
  • Compatível com todos os celulares
  • Otimizado para cadastro de e-mail
  • E muito mais

Você pode optar por temas gratuitas no WordPress, pois você terá muitas possibilidades de escolha para modelos de design, pois existem milhares de projetos gratuitos disponíveis.

Há também muitas opções premium como a que eu estou usando no meu blog e as que eu mostrei pra você logo acima.

Obviamente os wordpress templates pagos tem infinitamente mais opções, layouts mais modernos, mas bem elaborados e design mais bonitos, e você tem melhor controle do visual do seu blog. Além de templates serem mais otimizados e ter suporte ao tema que você comprou.

Os wordpress templates pagos são constantemente desenvolvidos, atualizados para as mais recentes normas. Além disso, quando há uma atualização WordPress você pode contar que o tema é compatível e está funcionando corretamente. E nem sempre é o caso com os temas gratuitos que podem ter sido um projeto paralelo e não foram atualizados, o que significa que eles podem quebrar na maioria as versões recentes do software principal wordpress.

Mesmo assim você tem a opção de escolher temas disponíveis e grátis no seu wordpress.

A plataforma WordPress faz com que o processo de encontrar um design seja menos estressante, pois é fácil escolher, mudar e testar diferentes projetos e encontrar um que satisfaça suas necessidades.

Ronneby também não fica pra trás, é um dos wordpress templates mais queridos pelos usuários e um dos mais vendidos na plataforma.

Ativando o seu primeiro wordPress template ( para iniciantes )

Se você já tem o WordPress instalado e funcionando, vamos dar uma olhada nas diferentes oportunidades de personalização. ( Se ainda não tem um wordpress instalado você pode aprender o passo a passo para começar seu blog aqui ).

Aqui está o vídeo de como você pode instalar um tema através do seu wordpress ou mesmo um tema que você optou em comprar:

Primeiramente você deve ir em “Aparência” –> “Temas” , depois siga os passos do vídeo!

 

Se você está se sentindo meio perdido para encontrar seu tema, não se preocupe, isso é normal. Uma forma alternativa de encontrar um design que você goste é ir para seus blogs favoritos e ver o projeto que eles usam. Quando você procura blogs que você ama é muito simples de ver o projeto que eles usam.

Em muitos casos, haverá um nome do modelo ou link no rodapé do blog, ou você pode clicar diretamente no seu navegador e com botão direito do mouse clicar em “Ver código fonte”.

Se você der uma olhada em toda a codificação ( de preferência no início dela, você verá linhas de código que contém isso “domínio.com/wp-content/themes/nome-do-template-aqui/ “.

Sabendo o nome do tema, basta então buscar no google! 🙂

Coisas a considerar ao escolher um tema de design WordPress

themes wordpress design wordpress templates

Pensar na usabilidade é um ponto chave a considerar em seu caminho para ter um grande blog e um bom design que faça você atrair mais visitantes.

Você tem que considerar o tipo de letra que está utilizando, o tamanho da fonte, as cores, o que você apresenta na barra lateral e muito mais. Seus visitantes devem desfrutar não só da estética do seu site, mas também a facilidade de utilização, velocidade de página e facilidade de uso.

A capacidade de personalizar seu projeto com uma interface simples e fácil varia muito de um tema wordpress para outro. Alguns têm drag-and-drop ( arrastar e soltar), interface amigável, alguns só podem ser editadas e personalizados por CSS e codificação e assim por diante.

Se você não tem um background de codificação ou projeto, é melhor escolher um modelo que permita a personalização sem a necessidade de habilidades de codificação. Ou simplesmente escolher um tema que você ame realmente como ele é e não tem necessidade de personalizar nada. Existem milhares de wordpress templates com uma infinidades de configurações diferentes e excelentes que vão corresponder suas expectativas.

Estas são as coisas a pensar sobre quando escolher um design para o seu blog:

wordpress templates temas wordpress

  • Seção de cabeçalho A marca de seu blog é o que os visitantes vão ver em primeiro lugar. Ter uma seção de cabeçalho grande é importante, pois é a primeira coisa que as pessoas vêem quando entram em seu site. Certifique-se sempre de levar um tempo para criar um cabeçalho bem organizado e fácil acesso.
  • Layout de opções – Você gostaria de ter uma barra lateral ou duas barras laterais ou talvez nenhuma? Gostaria barras laterais à esquerda ou à direita ou em ambos os lados do conteúdo?
  • ( * Uma dica importante – barras laterias no lado esquerdo ajudam na usabilidade do blog, pois o público brasileiro, costuma olhar da esquerda pra direita em primeiro lugar em se tratando de visualização de tela )
  • O olhar na primeira página. É sempre bom utilizar popups plugins ou mesmo um optin box  fixo ( caixa de inscrição na primeira dobra de seu site – significa que quando a pessoa entra em seu site a primeira dobra é a parte onde ela visualiza primeiro sem descer a página ) – isso ajuda a criar sua lista e manter sempre contato com seus visitantes.
  • Tipos de letra e tamanhos de fonte – Que tipo de fonte você gostaria em seu blog? Quanto fácil é alterar o tipo de letra, tamanho e cor? Fonte, tamanho da fonte, espaçamento entre as letras e altura da linha… todos têm um grande impacto sobre como os visitantes se sentem ao ler online. Resoluções de tela estão aumentando, o que significa que você precisa tornar seu conteúdo mais legível para essas novas telas. Fonte maior torna o site mais claro e fácil de se olhar. Fonte Sans-serif são mais adequadas para o conteúdo digital.
  • Características de flexibilidade e melhorias – Se você não está confortável com CSS e codificação, quantas opções de personalização e recursos que o seu tema lhe da? É importante verificar e fazer as mudanças que o tema lhe oferece para deixar seu design único e com boa usabilidade.
  • Regras da simplicidade na web e design moderno – Simplicidade dá a seus visitantes uma experiência melhor ao navegar no seu conteúdo, ele coloca mais ênfase sobre o próprio conteúdo e torna o carreamento de seu blog mais rápido. Como diz o ditado: “simplicidade é a máxima sofisticação”. Isso também significa que você deve pensar duas vezes antes de adicionar muitas animações, antes de acrescentar banners extras de anúncios ou janelas popups chatas ( veja bem, janelas popups chatas, não plugin popups que são completamente diferentes)  antes de colocar mais coisas em sua barra lateral. Pense em como isso vai afetar seus visitantes e experiência de usuário.
  • Suporte – É importante um qualificado ao tema pois a web e o WordPress em si estão mudando continuamente e seu tema precisa de atualizações e correções mais recentes para continuar a servir você e seus visitantes.
  • Tempo de carregamento –  É preciso “mostrar” o seu blog o mais rápido possível para seus visitantes. O seu blog deve abrir páginas e ser carregado dentro de um par de segundos, no máximo. Veja o artigo que fiz falando como otimizar e acelerar seu blog wordpress aqui
  • Os motores de busca – São importantes na construção de tráfego para o seu blog. Como já falei anteriormente, o código do seu template tem que ser limpo e amigável para os motores de pesquisa para que o tráfego posso começar a chegar até seu projeto.
  • Barra de navegação fixa – Muitos blogs agora estão fixando os seus menus de navegação ao topo da janela do seu navegador para o menu seguir você quando você rolar a página. Isso ajuda o visitante facilmente navegar no seu site a qualquer momento e poder explorar o seu conteúdo mais profundo rapidamente. Para que isso funcione melhor você deve pensar sobre o que páginas ou posts que você deseja colocar em sua navegação fixa, a fim de melhor apresentar seu blog. Você pode usar o Uber Menu como boa opção de personalização também.
  • Widget fixo. Este é um dos meus favoritos. Tradicionalmente, quando você desce a página através de um post, a barra lateral que estava no topo segue você página abaixo. Este é um recurso valioso. Você pode fazer isso facilmente em seu blog. Coloque um widget pegajoso em sua barra lateral para que ele siga com o visitante. Você pode colocar como opção um widget subscrição pegajosa para sua lista de contatos, a fim de aumentar o número de assinantes ou também, se desejar, de seguidores de mídia social. Ou você pode colocar seus posts mais populares, a fim de conseguir mais cliques e ajudar as pessoas a descobrir mais sobre seu conteúdo. O Plug-in Q2W3 Fixed Widget permite que você faça isso facilmente.
  • Buscas ( Live Search ) – Esta opção é a forma como o google e o facebook trabalham. Ao iniciar e digitar uma consulta de pesquisa ( seja no google, facebook e outros ) seu visitante vai ter uma lista de opções diferentes e resultados de pesquisa. É uma maneira mais rápida para procurar do que a busca padrão do WordPress. Existe um belo casal de plugins simples e gratuitos que estão disponíveis para obter essa funcionalidade: AJAXy Live Search , que funciona muito bem como a busca do Facebook faz. E A outra opção é o Dave WordPress Live Search.
  • Infinite Scrolling – Em vez de dividir suas páginas com a paginação você pode simplesmente permitir que seus visitantes mantenham a rolagem continuamente enquanto seu site carrega mais e mais seus artigos. Você vê isso em ação em seu feed de notícias do Facebook por exemplo, no Twitter feed e resultados de pesquisa de imagens do Google. Como de costume, há um plugin para WordPress fazer isso: Infinit-Scroll. ( lembrando que em alguns temas existe essa opção disponível )
  • Sites de página única  Se você não tem muita informação e quer apresentar algo de uma forma muito rápida, simples, visualmente atraente e amigável, pode considerar o uso de um único site principal. O usuário só precisa rolar a página para obter todas as informações que eles precisam. Isso funciona bem para as páginas de destino ou também conhecidas como landing pages, no caso que você tenha um produto, um webinar ou um evento que pretende apresentar.

Telefones celulares, tablets e projeto responsivo

wordpress-templates-blogs-mobile

Um número crescente de visitantes que navegam na web a partir de seus tablets e dispositivos móveis está crescendo, e muito… então para ter um projeto que tenha bom visual em telas menores ou telas sensíveis ao toque é uma outra consideração importante que você deve dar atenção quando estiver buscando por wordpress templates.

Porque devo olhar com outros olhos o acesso de meu blog em dispositivos? As vendas de smartphones superaram as vendas de computadores. Vendas de tablets também estão aumentando e em breve devem ultrapassar as vendas de computadores.

Os dispositivos móveis e tablets são responsáveis por um número crescente de tráfego de internet global  ( 37% ). O tráfego móvel ultrapassou o tráfego de desktop em muitos dos países (Índia 60% e Egito 70%). Os Sites estão variando em torno de 25% a 50% de visitantes vindos de celulares e tablets.

Design responsivo móvel  – é um projeto inteligente que se adapta ao tamanho da tela do dispositivo que o usuário está navegando ( o design responsivo também ajuda em melhor posicionamento nos motores de buscas ). Ele funciona em tudo, desde grandes monitores de desktop até pequenas telas em dispositivos móveis. Projeto Responsivo proporciona uma experiência de visualização ideal para os visitantes, como os elementos de design são consistentes com o projeto padrão, enquanto não há mais necessidade de diminuir o zoom, ampliar ou deslocar muito em torno de encontrar o que você precisa.

Google recomenda projeto sensível como a melhor maneira de configurar o seu design do blog, porque é mais fácil para o usuário e não há necessidade de redirecionamento como em outras soluções móveis.

Experimente agora se você está lendo este artigo em um navegador de desktop, diminuir o tamanho do navegador e ver como o conteúdo se redimensiona para caber o tamanho do seu browser. A coluna de imagens, cabeçalho e conteúdo vai encolher, a barra lateral será movida por baixo do conteúdo. O layout, dependendo do tamanho da tela que você está vendo o meu blog, funciona igualmente bem em qualquer dispositivo. Se você quiser verificar como seu blog está em dispositivos móveis, aproveite e veja o teste Mobile Friendly do Google.

Considerações Finais

Agora Portanto é a hora de começar a mudar e escolher um projeto que vai fazer seu blog decolar de uma vez por todas… está no momento de começar a brincadeira…

Aproveite e deixe sua opinião sobre este assunto! Quais wordpress templates que você também já utilizou? Seu comentário é muito importante pra mim, pois quero conversar com você e saber suas ideias sobre esse tópico. Um forte abraço! 🙂

Descubra o Novo Mundo do Marketing Digital

wordpress templates temas blog jadertormen