Backlink é um link que um site obtém de outro site.

Backlinks causam um enorme impacto na proeminência de um site nos resultados dos mecanismos de pesquisa. É por isso que eles são considerados muito úteis para melhorar o ranking de SEO de um site.

Os motores de busca calculam os rankings usando múltiplos fatores para exibir os resultados de pesquisa. Ninguém sabe com certeza quanto os motores de pesquisa dão de peso aos backlinks ao listar resultados, no entanto, o que sabemos com certeza é que eles são muito importantes.

Os backlinks devem ser naturais, isso significa que um site não deve usar maneiras artificiais de criar backlink para seus próprios sites. A qualidade dos links é muito mais importante do que a quantidade.

Exemplo: O site A é um restaurante e recebe um backlink do site B, que é um blog ou site de revisão de alimentos proeminente. Este é um backlink valioso, natural e relevante que o site A ganhou.

Devido à importância dos backlinks, existem muitas práticas ruins seguidas pelos proprietários de websites para obter backlinks.

Algumas dessas práticas ruins são: redes de troca de links e vender backlinks do próprio site, etc. A maioria dessas práticas não são recomendadas pelos mecanismos de pesquisa. Eles costumam desindexar e penalizar sites suspeitos de envolvimento em tais práticas.

  • Pense em backlinks como conversas entre sites.

Exemplo: Um blogueiro João escreve um artigo muito interessante sobre um evento esportivo. Outro blogueiro José não concorda com o artigo de João e escreve sobre isso em outro artigo para uma revista on-line.

Ele liga para o artigo de João, para que seus leitores possam entender os dois pontos de vista. O blog de João obtém um backlink valioso.

Por outro lado, o artigo de José é popular e muitos outros sites ligam para o artigo dele. O site de josé obtém muitos backlinks novos. Embora João tenha apenas um backlink para seu artigo, o valor de seu backlink é aumentado pelos backlinks que o artigo de José gerou.

World Wide Web, ou “a web” para abreviar, é uma rede de páginas web conectadas entre si através de hiperlinks. Cada hiperlink que se conecta a um novo documento aumenta o crescimento geral da web.

Os mecanismos de pesquisa tornam mais fácil para você encontrar essas páginas da web. Uma página da web vinculada por muitas outras páginas da web sobre os tópicos similares é considerada mais respeitosa e valiosa ( com mais autoridade ).

No exemplo acima, o artigo de João obtém o respeito por acender uma conversa que resultou em muitas outras páginas da Web que se ligam entre si. Portanto, os backlinks não são apenas importantes para um site ganhar respeito, eles também são importantes para os motores de busca e a saúde geral de toda a rede mundial.

O painel de administração do WordPress também possui um widget intitulado Links de entrada . Este widget exibe links para o site de outros sites, particularmente blogs. Ele usa os resultados de pesquisa do Google por blogs para mostrar os links.

Existem outras ferramentas de verificador de backlinks gratuitos disponíveis on-line que podem ser usadas para ver quantas páginas estão ligando a uma página específica.

Outros artigos de seu interesse relacionados com backlink e seo:

O Que é: Backlink