O que é Ftp?

FTP ou File Transfer Protocol é um protocolo de internet usado para transferir arquivos pela internet de um computador para outro. Por exemplo, quando você está instalando um software como o WordPress em seu site, você provavelmente usará para carregar todos os arquivos do WordPress do seu computador pessoal para o seu servidor.

Para fazer isso, você precisa de algo chamado de cliente FTP. É um software que é executado em seu computador pessoal e permite que você transfira arquivos para (e do) seu servidor web. Filezilla e WS são exemplos de clientes FTP fáceis de usar.

Utilidades do File Protocol Transfer

A maioria dos provedores de serviços de hospedagem web dão aos usuários acesso ao File Protocol Transfer, para que eles possam fazer o upload ou baixar arquivos de seu servidor de hospedagem virtual diretamente do seu painel de controle.

Os usuários do WordPress podem precisar de um cliente de “File Protocol Transfer” para carregar arquivos do WordPress para seu servidor de hospedagem web antes que eles possam instalar o WordPress.

Além de instalar o WordPress, se você planeja usar plugins ou modificar o arquivo functions.php do seu tema, é bom entender como usar o “File Protocol Transfer”. Às vezes, adicionar um plugin ou fazer uma alteração no arquivo functions.php pode causar a “tela branca da morte” e bloqueá-lo fora do seu site devido a problemas de compatibilidade de código ou problemas de compatibilidade entre os plugins.

Se você sabe como usar o “File Protocol Transfer”, então você pode simplesmente se conectar ao seu servidor usando seu cliente de FTP e excluir os arquivos que estão causando os problemas.

Leitura adicional

Gostou do glossário do GerandoBlogs? Deixe seu comentário abaixo.

O que é FTP?