Seu Guia de Sinais Sociais (Social Signals) para SEO! Uma visão rápida sobre o que está acontecendo.

Uma breve nota sobre sinais sociais como um fator de classificação

sinais sociais fator de page rank

Dados do Facebook foram em grande parte não utilizadas pelo Google no passado (devido a não ter acesso aos dados do mural pessoal do Facebook), mas “retweets” serviam como uma nova forma de construção de links. Ter sua página mencionada nos tweets por pessoas com autoridade, podiam ajudar a sua classificação nos resultados de pesquisa regular, a um grau pequeno.

As coisas mudaram… está mais do que confirmado que sinais sociais (social signals), de fato, desempenham um papel importante no SEO orgânico.

Hoje…

Vários estudos foram realizados ( Moz é uma referência em Seo mundial) para determinar a correlação exata de social signals e rankings SEO, com resultados variados. No entanto, é claro que a importância dos sinais sociais está aumentando com o tempo, e que levanta várias questões:

  • Como e por que sinais sociais melhoraram a classificação?
  • Qual é o futuro de sinais sociais em relação a SEO?
  • Que medidas devem ser tomadas agora para eu melhorar social signals do meu site?

Meu objetivo é explorar cada uma dessas questões para ajudar os leitores a desenvolver um conhecimento fundamental dos elementos críticos de sinais sociais que dizem respeito não só SEO, mas para o objetivo real de marketing onlineaumento de tráfego do seu site e, em última análise, o faturamento.

Como e por que sinais sociais melhoraram a classificação (social rank)?

Embora qualquer resposta a esta pergunta é altamente discutível, eu acredito que os social signals têm um impacto direto e indireto sobre rankings de busca orgânica. O impacto direto vem de:

  • Número de pessoas que gostam de sua marca no Facebook
  • Número de ações (compartilhamentos) do Facebook
  • Número de seguidores no Twitter
  • Número de tweets mencionando o seu nome ou de sua marca ou incluindo um link para o seu site
  • Número de pessoas que “têm você em seus círculos” (Google+)
  • “Shares” no linkedin
  • “Pins” no Pinterest
  • E outros

Veja um gráfico com detalhes tirado de Searchmetrics :

google page rank social signals sinais sociais

impactos indiretos:

  • Aumento de links de entrada (backlinks) e citações, devido à maior consciência on-line e visibilidade da marca/pessoa
  • Aumento de comentários positivos (Guia local do Google, facebook Fan Page etc.) devido a clientes mais felizes
  • Diminuição da taxa de rejeição, maior tempo no site, e mais repetidos visitantes para o seu site

Embora os impactos diretos são bastante simples, eu vou abordar abaixo mais detalhes sobre os impactos indiretos.

Aumento dos links de entrada e citações devido à maior consciência on-line e visibilidade da marca/pessoa: O mais poderoso impacto indireto das mídias sociais é a sua capacidade para gerar novos links de entrada, melhorando a percepção da marca/pessoa e visibilidade online em geral.

Se você é capaz de ser encontrado, você é capaz de ser linkado, e os links ainda são o fator de classificação mais importante e valioso.

Aumento de comentários positivos (Guia local do Google, facebook Fan Page, etc.) devido a clientes mais felizes: As mídias sociais estão muitas vezes sendo usadas nos dias de hoje como uma extensão do departamento de atendimento ao cliente de uma empresa. Os usuários podem twittar para uma empresa e esperar que o seu tweet seja respondido.

Da mesma forma, os clientes podem obter suporte para um novo produto na página do Facebook da empresa, salvando aqueles menus automatizados irritantes no telefone e departamentos inúteis de serviço ao cliente terceirizados.

Este acesso fácil a uma empresa ajuda os usuários a se sentirem mais de perto e conectados a empresa, criar links orgânicos para a marca, aumentar a fidelidade do cliente e construir a confiança do consumidor, os quais levam a mais e melhores comentários em sites de avaliação como o Guia local do Google e facebook Fan Page.

Participar em canais de mídias sociais (que até mesmo CEOs de grandes empresas podem e devem fazer ) traz as marcas mais perto dos clientes e potenciais clientes. A marca define sua imagem e o distingue de uma entidade distante “inatingível”. Pense sobre o que a Apple fez com o seus famosos comerciais.

social signals social midia

O número de comentários e a positividade desses comentários são dois dos três maiores fatores de rankings de busca local. O Google usa essa informação em seus rankings nacionais!

Dica: Uma boa ferramenta para usar em seu blog é o Disqus. É como se fosse uma rede social para comentários. E os comentários feitos através dessa ferramenta tem um excelente impacto no Seo de seu blog. Para instalar Disqus em seu blog basta usar o Plugin Disqus Comment System!

Social Shares e Retweet ( Facebook, Linkedin, Google + e Twitter) também tem alta relevância.

Como o Pinterest se tornou uma rede social com alto PR (Page Rank), também “Pins” são uma ótima maneira de social Signals. Além do Tumblr que é uma ótima opção neste sentido.

Diminuição da taxa de rejeição, maior tempo no site, e mais repetidos visitantes para seu site: Os consumidores que estão familiarizados com uma determinada marca através da interação de mídia social são mais propensos a tornar-se repetidos visitantes de um site e passar mais tempo lá, aumentando a métrica “tempo-no-site” ( menor taxa de rejeição). Tempo de interação também é ótimo para Seo.

Isso simplesmente significa para o google que, quanto mais tempo a pessoa está interagindo com seu site, mais ela está gostando dele. E o google quer que seus usuários tenham uma ótima experiência ao acessar seu site. Se você está conseguindo fazer isso, Parabéns, mais posicionamento você irá conseguir.

Uma taxa de rejeição mais baixa é geralmente uma indicação de conteúdo de qualidade, e uma taxa de rejeição mais alta é geralmente considerado como sendo conteúdo com menos interesse, talvez atingindo o público errado ( envolvem muitos outros fatores aqui).

Tempo no site, no entanto, pode ser usado como uma métrica para o ranking de busca orgânica. Cronometrando quanto tempo leva para um usuário retornar para a página de pesquisa após clicar em um resultado de pesquisa, em seguida, analisar a nova entrada de consulta de pesquisa pelo usuário, o Google pode medir se o site visitado deu ao usuário a resposta ou informações que ele estava procurando.

Da mesma forma, Google repete o mesmo site ao fazer a pesquisa, muitas vezes mostrando sites visitados freqüentemente e altamente nos resultados de pesquisa personalizados (ou seja, resultados mostrados para usuários logados).

Qual é o futuro de sinais sociais ( Social Signals) em relação a SEO Marketing?

social signals checker

Em dois anos, as empresas que jogam em nichos competitivos que não têm uma estratégia social robusta serão deixados na poeira por aquelas que já fazem; Na verdade, isso já está acontecendo em grande escala.

Sinais sociais estão se tornando “prioridade” de novo em termos de importância global no algoritmo de ranking.

Eu acredito que os impactos diretos e indiretos de sinais sociais irão eventualmente superar links como o fator de classificação mais valioso.

Por quê? Várias razões:

  1. O mundo está se tornando mais social. As crianças de hoje são consumidores de amanhã, e elas estão sendo levadas a se comunicar no Facebook, Twitter, Google+, etc. Como esta geração, mais consumidores vão passar mais tempo nos canais de social media, provavelmente causando um aumento nos “social signals “, a medida que os consumidores interagem com suas marcas favoritas na web. As pessoas já passam mais tempo em redes sociais do que nos motores de busca, e a diferença vai continuar a crescer.
  2. As pessoas estão mais propensas a confiar em um site recomendado pessoalmente pelos seus amigos do que por um motor de busca. Sites com uma forte presença social são mais facilmente compartilháveis e acessíveis, e, portanto, mais fáceis de recomendar. Os motores de busca também podem analisar essas “ações sociais” como recomendações, aumentando a credibilidade (e rankings) do site.
  3. Sites com uma forte presença social têm melhores taxas de conversão e fidelidade à marca, levando a mais vendas, mais referências boca-a-boca e maior reconhecimento da marca, que todos levam a comentários mais positivos e as links de entrada.

Além de sinais sociais, eventualmente ultrapassando os links de entrada como um sinal de classificação mais valioso, há uma clara tendência ascendente na importância de AuthorRank como um sinal de classificação. A ideia de associar o conteúdo com um autor, ao invés do site em que ele reside, é evidente.

Google rastreia autores em vários domínios e atribui autoridade e credibilidade ao seu conteúdo, permitindo que o conteúdo não só tenha uma classificação mais elevada nos motores de busca para determinadas consultas, mas também passar mais valor aos links externos contidos.

Que medidas devem ser tomadas agora para melhorar sinais sociais do meu site?

social rank

Semelhante ao SEO, há dois elementos centrais para mídias sociais: interno e externo. A fim de estabelecer corretamente e crescer uma campanha de social media, os dois elementos devem estar presentes e refinados.

Elementos internos incluem:

  • Botões de Compartilhamento (likes, Compatilhamentos, comentários, Pins etc.)
  • Botões “likes” (likes em uma página no Facebook, seguir no Twitter, Solicitação no LinkedIn, etc.)
  • Um blog

Elementos externos incluem:

  • Página do Facebook
  • Conta no Twitter
  • Página de empresa no LinkedIn
  • Conta Pinterest
  • Conta do youtube
  • Guest Post em blog
  • Outras plataformas de mídias sociais

Aqui está uma rápido guia passo-a-passo para o lançamento de sua presença em mídia social e elevar seu “social rank”:

Passo 1: Registre a sua empresa nos canais de mídias sociais listados acima. Basta ter uma presença em cada canal social, criar links de entrada e ajudar a estabelecer a credibilidade de sua marca.

Passo 2: Configure o blog da sua empresa, se você não tiver um. Se o fizer, então comece a blogar, pelo menos uma vez por semana. Idealmente, o objetivo é de pelo menos uma vez por dia.

Não apenas tenha um blog por causa que todos têm blogs; certifique que seus artigos contenham informações úteis, valiosos ou originais (qualificadas). Se precisar de ajuda confira este artigo.

Passo 3: Configure o seu motor de conteúdo interno. Você pode optar por fazer o blog ou mesmo contratar um freelancer especialista para escrever para o seu blog; Esta etapa é crucial.

Mais conteúdo em um domínio dá esse domínio mais oportunidades para classificar para consultas de pesquisa relacionadas e acumular links de entrada (backlinks), que, por sua vez, reforçam a autoridade do domínio como um todo.

Passo 4: Configure o seu motor de conteúdo externo. Se você não tem tempo para participar na sua página do Facebook e conta no Twitter, contrate alguém para fazer isso por você.

Lá fora eles usam o termo “Community Manager” que vem crescendo muito devido à necessidade de experientes profissionais de marketing de mídia social gerenciarem a presença social da marca.

Não tem um orçamento para um “gerente da comunidade” em tempo integral? Contrate um estagiário da faculdade. A maioria dos estudantes universitários de hoje estão muito familiarizados com canais de mídia social e como efetivamente usá-los.

Passo 5: Integre seus motores de conteúdo interno e externo. Sempre que um novo post for publicado, anuncie através de seus canais sociais (social shares, likes, tweets, pins etc).

Da mesma forma, incentive os leitores do seu blog para se juntar a seus canais sociais, usando botões com ícones de redes sociais, botões “connect”, dessa forma, permite que os leitores sigam sua marca facilmente no Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+.

Adicione botões sociais de “compartilhamento” para que o conteúdo do seu blog possa ser facilmente tweetado, compartilhado no Facebook, no Google+ e LinkedIn. Sempre use imagens em seus posts para que os usuários do Pinterest possam “fixar” suas imagens.

Como automatizar esse processo

É aqui que entra o segredo de tudo isso e de como você economizar muito tempo e dinheiro.

Com o crescimento da importância de sinais sociais, começaram a surgir grandes ferramentas para te ajudar no processo de gerar ranking e autoridade, sem ter que fazer todo esse processo manualmente.

Apresento pra você agora algo que realmente criou um impacto em meu negócio, e tenho certeza que irá criar no seu também.

Driprevolution

Eu irei criar um review completo dessa ferramenta, pois exige um artigo completo para falar sobre ela (deixe nos comentários se você realmente tem interesse em saber mais).

Conclusão

Social Signals têm percorrido um longo caminho em termos de seu impacto sobre SEO ao longo dos últimos 4 anos. Hoje, sem sombra de dúvidas, social signals desempenham um papel nos rankings orgânicos.

Enquanto nós ainda não sabemos a verdadeira profundidade do impacto dos sinais sociais (que, na verdade, é provavelmente um alvo em movimento dependendo de vários fatores), sabemos que os sinais sociais estão aumentando em importância no que diz respeito ao algoritmo de ranking, e continuarão a fazer isso.

Marcas que adotaram as mídias sociais, não só desfrutam dos benefícios de classificação devido ao impacto de sinais sociais, mas também aumentaram as taxas de conversões ao extremo, a fidelidade à marca e referências boca-a-boca.

O Que Os Sinais Sociais (Social Signals) Significam Em Termos de SEO