Como está o rodapé do seu site?

Gosta de usar a sua criatividade nele? Ou deixar o footer mais simples?

Eu particularmente gosto de usar com poucos links e detalhes e em alguns outros projetos um footer mais “detalhado”.

Mas vamos ao que interessa…

O que se deve fazer em um rodapé Site?

footer site

Eu ouço esta pergunta muito.

Os rodapés são muitas vezes ignorados. Eles são a última coisa que um leitor irá verificar em seu site (isso se ele chegar lá rs).

Por isso eles são a última coisa que recebe qualquer tipo de atenção, mas é uma excelente estratégia pra você aproveitar e não deixar de lado.

No entanto, o rodapé de site wordpress por exemplo, pode ser mais do que apenas um lugar para seus direitos autorais e links, caso você precise colocar mais detalhes.

Um footer site bem elaborado é uma forma privilegiada em uma plataforma WordPress. É muito usável e personalizável.

A maioria dos leitores não costumam prestar atenção ao rodapé. Normalmente, os leitores não vão “rolar” até o final do seu site, porque eles assumem que o rodapé apenas contém links para outros conteúdos no site e os mesmos links são geralmente na parte superior da página.

Eles vão rolar até quase chegar lá e depois voltar para cima. Se é uma página é longa, eles podem se deslocar para baixo e em seguida procurar um botão para levá-los de volta ao topo (geralmente este botão é o botão de “voltar ao topo” que fica do lado direito e no canto inferior de um site) para que não tenham de se deslocar com a mão. Eles também podem olhar para alguns botões de navegação.

Rodapés geralmente baixas taxas de clique (CTR)…

Isto é parcialmente devido à ideia de que a maioria dos leitores não costumam ficar muito tempo em seu site. Eles vão até um certo nível de “descida”, mas eles provavelmente não vão percorrer todo o caminho para o rodapé.

Por esta razão, muitos empreendedores digitais tendem a deixar a base de rodapé de lado. Eles esquecem desse parte e tudo o que é colocado lá ou é uma reflexão tardia ou apenas mais do mesmo.

Aqui no Gerandoblogs, gostamos de deixar mais o foco no conteúdo do que no rodapé, mas fazemos intencionalmente, mas temos parceiros e outros projetos que tem rodapés com formato diferentes. Veja aqui por exemplo!

rodapé site

Em vez de mais do mesmo, você pode surpreender seus leitores com algo mais criativo. Recompense seus leitores com algo brilhante. Uma vez que eles descobrem que o brilhante está no rodapé de seu site, eles vão visitar a parte inferior da página com mais freqüência e mais de seu conteúdo eles vão ver. Melhor ainda, eles vão visitar porque é útil.

Este artigo irá te mostrar 7 (bem, talvez mais) formas criativas que você pode usar no rodapé do seu site WordPress para a sua vantagem e aumentar ainda mais o tempo de seus visitantes em seu site.

Em primeiro lugar, os itens obrigatórios e as Normas

Isto é o que os visitantes estão acostumados a ver no rodapé.

Isso é sempre o que eles esperam ver – muitas dessas formas deveria estar lá. Outros são o que normalmente é encontrado lá.

Você pode optar por manter esses elementos (no caso da navegação de links, que você provavelmente deve mantê-los). Se você fizer isso, você tem algumas opções para fazê-las um pouco mais interessantes.

Navegação de links

Não fique com medo de ser criativo e ignorar o que os leitores precisam. Rodapé do seu site ainda precisa ter o básico. Ele ainda precisa de seus links de navegação principais:

  • Home
  • Sobre
  • Contato
  • Blog
  • Loja
  • Portfólio

Seus leitores vão visitar o seu rodapé esperando estes links. Eles querem a conveniência de não ter que percorrer todo o caminho de volta ao topo apenas para clicar em um desses links.

** Lembre-se: isso não é Regra, nós por exemplo mantemos isso em nossa navegação superior, mas você pode fazer variações e testar qual fica mais adequado de acordo com seu nicho ou se é um site de conteúdo ou produtos por exemplo. Nós usamos vários tipos de rodapés, desde os mais básicos até os mais criativos.

No entanto, você pode apresentá-los de uma forma diferente. Uma maneira interessante de fazer isso é usando shortcodes para criar botões personalizados. Vamos mostrar um pouco mais tarde sobre como fazer isso.

Provavelmente, a melhor opção é usar um plugin que coloca os seus links lá ou criar seus próprios hyperlinks.

Seus melhores e recentes conteúdos

É comum ver uma lista de conteúdos mais populares e/ou recentes.

Isso geralmente é uma lista com os 5 conteúdos. Ele funciona melhor para blogs do que para sites de negócios. Você pode usar shortcode para isso, ou no caso do wordpress simplesmente usar widgets para isso. Mais uma vez, vamos ver isso mais tarde.

Colocar o conteúdo melhores e recentes no rodapé não é uma exigência. Não há problema algum em renunciar essa opção e usar algo mais interessante.

Links de Mídia Social

O rodapé é um ótimo lugar para ter a última chance de fazer os seus leitores te seguirem nas redes sociais. Este é um lugar perfeito para um plugin, como por exemplo o Monarch.

Monarch

monarch rodapé do site

Monarch é poderoso plug-in de social media que vem com um widget que pode ser colocado no rodapé.

Ele pode ser integrado em mais de 20 redes sociais e pode ser colocado em muitos locais diferentes em seu site, não tem limites.

Ele também tem 3 pop-up flutuantes para que os visitantes sejam motivados e tenham mais uma chance de compartilhar seu conteúdo.

Ele também tem várias formas de botões e efeitos de foco.

Ele inclui um painel que mostra estatísticas sobre como os seus visitantes estão compartilhando o seu conteúdo. É fácil de usar, é um plugin leve, e fica ótimo em rodapé de site.

footer redes sociais

Falando em mídia social, o rodapé também é um ótimo lugar para mostrar sua “prova social”.

Isso permite que os visitantes saibam que eles estão em boa companhia. Ele ajuda na construção de sua credibilidade. Isto é ainda melhor se você está vendendo um produto ou um serviço.

Tendo a prova social em suas mídias sociais, isso mostra aos clientes e potenciais clientes que os outros já investiram em você e tiveram uma ótima experiência – tão grande que eles sentiram a necessidade de compartilhar a sua experiência com em suas próprias redes sociais.

Monarch faz isso muito bem, mostrando a quantidade de compartilhamentos que sua página já teve. Isso também mostra aos leitores que este conteúdo vale a pena compartilhar, por isso vai ajudar a influenciá-los a compartilhar também.

Prova social Usando Seu Portfólio

E por falar em prova social, você também pode incluir imagens de logotipos dos seus clientes em seu rodapé.

Isto irá mostrar os potenciais clientes e clientes que já investiram em você.

Como exemplo, se você for por exemplo em um site de desenvolvedores web e ver  logos da IBM, Microsoft e Apple como exemplos de seus clientes, e os outros não tem nada, você pensa imediatamente que aquele com as logos é mais respeitável.

Mostrando estes ícones no rodapé é uma ótima maneira de aumentar sua autoridade e credibilidade.

É claro que não tem de ser clientes. Pode ser notícia onde o seu trabalho foi apresentado, também.

Como adicioná-los

Existem várias maneiras de adicionar ícones para o seu rodapé.

Você pode usar HTML em uma caixa de texto e indicar a fonte de imagem para a sua imagem. Seria algo parecido com isto Aqui.

Outra opção é adicionar os logos em uma única imagem que vai mostrar todos de uma vez  no seu rodapé. Você poderia criar a imagem, ou banner, em um programa de edição de imagens como o Photoshop e colocá-lo no rodapé do seu tema usando HTML. 

Um método mais fácil seria a utilização de um plugin que lhe dá acesso fácil ao seu rodapé e permite que você adicione ícones. Existe um plugin chamado “Insert Headers and Footers” que faz isso facilmente.

Insert Headers and Footers

footer site rodapé

Insert Headers and Footers (Clique Aqui para download) coloca um rodapé em seu site facilmente. Sim, é sério. O foco está em negócios. Ele pode fazer tudo como adicionar um widget de copyright e um widget de marca registrada, da forma que você desejar.

Ele adiciona um menu com links para sua página de contato, privacidade e termos.

Você pode incluir o seu número de telefone, endereço, whatsapp, etc.

Ele apresenta os dados da melhor maneira para os motores de busca. Este é um excelente plug-in para ajudar a construir credibilidade e confiança. O Widget irá adicionar logos do seu cliente também se assim você desejar.

As informações para o widget é encontrado em suas configurações. As informações incluem tudo que você precisa e deseja fazer em seu rodapé (você pode mudar o texto da forma que desejar).

Achei isso uma forma fácil de usar e configurar. O plugin te ajuda a fornecer muitas informações e links para os seus visitantes. O plugin é gratuito.

Formulário de Contato

Em vez de mostrar a seus visitantes um link que eles tem que clicar  a fim de entrar em contato com você, você pode incluir um formulário de contato pequeno no rodapé como opção (dependendo do seu nicho ou tipo de site).

Muitos leitores vão até o final para procurar informações de contato. Isto irá ignorar um clique extra.

Poderia chamar algo como “Sugestões” ou “Contate-me” se você quer uma resposta diferente de seus visitantes de sua página de contato padrão.

cformsII

formularios em rodapé

cformsII é um poderoso plugin de formulário que lhe permite criar e construir formulários personalizados facilmente.

As formas são criadas usando AJAX. Eles podem ser decorados usando CSS. Você pode colocar os formulários como um shortcode para os widgets de rodapé ou você pode colocá-los no rodapé inferior colando o código em PHP do seu tema.

Este plugin é fácil de usar e é altamente configurável. Ele inclui vários arquivos de ajuda para guiá-lo. Nada mau para um plugin grátis.

Formulário de Inscrição Para Sua Newsletter

O rodapé te dá uma última chance de fazer seus visitantes se inscreverem para o seu boletim.

Há, naturalmente, outras maneiras de fazer isso.

Você pode ter um popup aparecendo quando os visitantes saem de seu site, mas eles podem ignorar isso com mais facilidade. Um formulário de inscrição no rodapé é um lugar fixo que realmente todos vão conseguir acessar. Eles não podem deixar de vê-lo lá, então eles não podem ignorá-lo.

MailChimp para WordPress

rodape de sites criativos

Este plug-in gratuito permite que você crie formulários para o sua newsletter do MailChimp.

Você pode usá-lo para adicionar formulários e caixas de seleção de inscrição em seu rodapé.

Inclui 5 cores e se integrará com forma WP Comment form, WP Registration form, WP MultiSite form, Contact Form 7, Events Manager, bbPress, and BuddyPress.

rodapé site html

Ele fornece um painel de controle onde você pode criar o formulário.

Depois de criar o formulário com todos os campos que você quiser, pode usar o shortcode que ele fornece e colá-lo em uma widget de texto em seu rodapé.

Há também uma versão pro com várias opções de preços. Inclui formulários ilimitadas, AJAX, cores, estilos com construtor, integra-se com WooCommerce e Easy Digital Downloads, e inclui estatísticas. O plano pessoal é de $49 para um site, e de negócio é de $79 para 3 sites, e opção desenvolvedor é de $149 para 10 sites.

Uma amostra do Seu Portfólio

É claro que eu não quero dizer todo o seu portfólio, e da mesma forma que eu não quero dizer um link para seu portfólio.

Você pode mostrar uma imagem de algo que você criou. Por exemplo, se você é um artista, digamos que um pintor, então você pode mostrar uma imagem de sua melhor pintura em todo o rodapé. Todos os seus links podem passar por cima da pintura.

O mesmo vale para a fotografia, design gráfico, uma foto de você no palco, ou qualquer outra coisa que você pode pensar que pode ser capturado em uma foto ou imagem.

Esta é uma ótima maneira de mostrar a seus visitantes alguns de seus trabalhos, mesmo que não vá para o seu portfolio.

Para fotos e links você tem várias opções. Por um lado, você pode usar o método discutido anteriormente sobre a adição de HTML para widgets de caixa de texto. Por outro lado, você pode usar um plugin como o Header and Footer novamente.

Header and Footer (Novamente)

dicas rodapé site

Este plugin te permite adicionar HTML ao seu rodapé de forma bem completa.

Você pode usar isso para colocar todas as suas análises e código de acompanhamento do Google, MyBlogLog, e outros para que você possa gerenciá-los a partir de um ponto central.

Você pode colocar tags de imagem do Facebook, gerenciar os códigos que serão colocados antes e após o seu conteúdo do post, e muito mais.

É ótimo para adicionar arquivos de imagem que vão para o rodapé.

Usando o mesmo código HTML como você colocaria em um widget (vimos isso antes), o código irá colocar a imagem em tamanho completo sob o rodapé na parte inferior da página. Só não se esqueça de salvar a imagem no tamanho exato que você quer que ela apareça.

Shortcodes

Outra opção é a utilização de shortcodes para criar caixas e separadores. Shortcodes são uma ótima maneira de colocar as coisas em seus widgets de texto.

ET Shortcodes

footer site wordpress

ET Shortcodes pode ser usado em widgets (janelas) de texto. Você pode “escrevê-los” à mão ou você pode criá-los em um post e, em seguida, copiar e colar.

footer de um site

Neste exemplo eu criei um botão e uma caixa com guias. Eu posso colocar qualquer informação ou links que eu quero e fazer desta uma área de conteúdo interessante.

rodapé do site wordpress

Quase tudo o que pode ser criado com um shortcode pode ser colocado no rodapé.

Compact WP Audio Player

Com este plugin Se você é um músico, você pode até ter uma amostra de sua música/áudio que os visitantes podem ouvir. Ou mesmo um podcast e áudio book por exemplo (isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição de seu site).

Este plugin faz isso. Te dá shotcodes que podem ser usados ​​em widgets em seu rodapé.

Permitirá reproduzir um exemplo de áudio que você tem para vender. Há também uma opção auto-play. É uma HTML5 e Flash híbrido que é compatível com os principais navegadores e dispositivos.

plugin de audio wordpress

Para usá-lo basta digitar o shortcode e incluir a URL do áudio. Existem vários modelos para escolher, assim você pode mudar a visão do leitor de áudio, se quiser.

O plugin é gratuito e há extensas e instruções no site do desenvolvedor.

Links

Você também pode fornecer uma lista de links para o seu trabalho em outros sites. Estes podem ser adicionados a um widget de texto como uma hiperligação. (veja no tópico acima e baixe o html para criar links)

Seu Produto

Você poderia colocar uma imagem de seu produto, se é um produto físico ou digital, no rodapé.

Este usa seu rodapé como a sua própria banner pessoal de anúncio. Isso pode ser feito usando os mesmos métodos que já discutimos sobre a adição de imagens para o rodapé.

Você pode criar seu próprio banner usando software de edição de imagem, como o Photoshop, e, em seguida, conectar-se a sua URL.

Dicas

footer wordpress

Eu não recomendo usar tudo isso … apenas alguns. Você quer apenas manter seu rodapé bonito e arrumado. Aqui estão algumas dicas para ajudar a tornar seu rodapé brilhante.

  • Mantenha o seu rodapé limpo e livre de distrações. Use espaços em branco. Tente mantê-lo entre 1-4 peças de conteúdo, dependendo do design do seu site.
  • Torne-o fácil de usar.
  • Muito conteúdo pode diminuir o tempo de carregamento da página.
  • Não encha seu rodapé com palavras-chave SEO, pois isso pode ser visto como spam.
  • Utilize o rodapé para mostrar o seu trabalho artístico.
  • Não tente ter links para tudo. Use os links com moderação, a fim de mantê-lo limpo. O rodapé não deve ser utilizado como um mestre de navegação (apenas como orientação, ou usar uma quantidade maior de links organizados no caso para produtos que você seja afiliado)

Aqui está uma pequena lista de outros itens que podem ser adicionados ao seu rodapé:

  • Barra de Pesquisa
  • Bio do Autor
  • Botão para se deslocar de volta para o topo da página
  • Calendário de eventos
  • Informação ao cliente
  • Contatos

Conclusão

Mesmo que seu rodaé não possa ser visto por todos os visitantes, é uma parte importante de qualquer website.

Ele precisa dar aos seus visitantes algumas informações ou sugestões rápidas e fáceis, e levá-los para a resposta que você quer deles.

O rodapé pode ser a última coisa que eles vão ver. É importante fazer o melhor uso dela possível.

E quanto a você? Você já fez algo criativo com o seu rodapé? Você já usou um destes métodos ou você usou alguma outra coisa mais interessante? Você tem outras sugestões para acrescentar a esta lista? Eu gostaria de ouvir de você sobre isso nos comentários abaixo!

Aproveite e siga o GerandoBlogs nas redes sociais: Facebook, Pinterest, Youtube, Linkedin e Instagram

site footer blog wordpress