A taxa de rejeição de um site/blog é o equivalente a kryptonita para o Superman. Embora não mortal, a rejeição é uma realidade frustrante para a maioria dos proprietários de blogs/sites.

A empresa de análise conhecida da web, KISSmetrics, fez um estudo e constatou que a taxa média de rejeição de um site é de 40,5%. Mas dependendo de sua indústria,você pode ver algo diferente: sites de varejo obtêm uma taxa de 20-40%, sites de conteúdo recebem 40-60% (veja um print de minha taxa de rejeição abaixo), sites de serviços estão entre 10-30%, etc! Muitos dessas rejeições vêm de visitantes novos, que estão em seu site/blog pela primeira vez.

GerandoBlogs está no nicho de conteúdo, e pesquisando sobre métricas de rejeição em blogs especificamente, vi que as taxas estão entre 40% a 80% ou mais! O print da minha taxa de rejeição está sendo mostrada abaixo.

taxa de rejeição google analytics wordpress

Dica 1: uma das melhores formas de analisar suas métricas é ver sua taxa de rejeição através do google analytics. Eu uso o plugin wordpress gratuito muito bom chamado Google Analytics Dashboard para WP onde você pode analisar tudo através do painel do wordpress.

Dica 2: Addthis é uma ferramenta que oferece boas opções para você diminuir a taxa de rejeição em seu blog. Confira clicando em alguns dos links do conteúdo.

Um ponto importante que você deve considerar em seu blog: sempre buscar melhorar suas taxas de rejeição, ou seja, diminuir o máximo que puder. Eu consegui diminuir em mais de 10% em menos de 1 mês, e estou melhorando ainda mais, assim que reduzir, atualizo o print! 😉

Enquanto as taxas de rejeição são decepcionantes, elas também são um indicador de que algo pode (e deve) ser corrigido e melhorado em seu site. Quer se trate de simples alterações de navegação, design de layout ou esforços de segmentação.

Veja o que fazer imediatamente para reduzir sua taxa de rejeição.

1. Concentre-se em atrair o público certo

Otimização de palavras-chave é uma parte crucial para direcionar os usuários corretos para o seu site/blog. Mas certifique-se de que você não está atraindo tipos de usuários ERRADOS. Esteja ciente de quem seus visitantes devem ser e entregue conteúdo que fala de suas necessidades e interesses.

Por exemplo, se você vender sapatos, otimize para palavras-chave relacionadas a calçados. O objetivo é que os visitantes que procuram por sapatos estejam felizes com seus resultados se você está entregando a promessa de SEO que você faz, na verdade, vender sapatos.

Não otimize para meias e cadarços, a menos que você também venda isso. É um desperdício de seu trabalho em SEO e do tempo de seus visitantes – e ainda você terá um aumento em sua taxa de rejeição.

Se você perceber que sua taxa de rejeição está alta, especificamente em sua página inicial ou páginas de destino subseqüentes, dê uma olhada em suas palavras-chave e faça algumas alterações específicas.

2. Reconsidere a navegação do seu site

As rejeições acontecem quando um visitante chega ao seu site e sai antes de clicar em outra página. Isso pode acontecer porque eles consumiram o conteúdo que eles vieram buscar, e decidiram sair, ou porque eles não encontraram o que eles estavam procurando em sua página. Então, como você envolve os visitantes além de sua primeira página visualizada?

Comece apresentando sua página inicial e navegação, em primeiro lugar, com os seus visitantes em mente. Pense um pouco sobre qual o maior interesse deles. Faça o melhor uso do seu espaço – equilibre espaços em branco com bom senso, e eixe o seu site o mais simples possível. Use imagens para ajudar a transmitir seu ponto de vista ou produto e use grandes chamadas para ações.

Tem um ditado que diz: menor muito vezes é mais! Busque a simplicidade de navegação em seu projeto

A navegação deve ser direta e simples ( Dica: De preferência não use submenus). O objetivo é criar um ambiente que seja claramente navegável para levar seus visitantes na direção certa.

3. Mostre conteúdo segmentado para os visitantes pela primeira vez

Assim como você faria com uma loja de material de construção, por exemplo, você pode e deve cumprimentar novos visitantes. Você pode envolver os visitantes que estão no site pela primeira vez usando ferramentas de público-alvo que lhe permitem mostrar uma mensagem diferente para diferentes tipos de usuários.

A melhor prática é mostrar mensagens direcionadas aos visitantes quando eles demonstram intenção de sair do seu blog, que os encoraja a tomar uma ação sem interromper a sua experiência de conteúdo.

Duas boas ferramentas que você pode utilizar para fazer isso é: Optin Monster e Ninja Popup

4. Use recomendações de conteúdo para aumentar o envolvimento

Incentive mais profundamente o envolvimento com o site através do uso de ferramentas de recomendação de conteúdo , que usam a atividade online de um visitante e conteúdo popular para realçar conteúdos relevantes e incentivar um próximo clique.

Realmente vimos que as recomendações de conteúdo personalizadas (versus recomendações não personalizadas), geram taxas de cliques de 50% mais altas.

5. Seja Mobile Friendly (Visualização Perfeita Através de Celular)

Mais da metade de todos os usuários da Internet agora consomem conteúdo em seus dispositivos móveis.

Veja Também: Porque você deve ter um site com design responsivo

Outros Relacionados: 5 Melhores Plugins de Related Posts (Ajudam a diminuir a taxa de rejeição)

Se seu site ainda não está otimizado para celular, você está implorando por altas taxas de rejeição. Ao construir ou atualizar um site, todos os proprietários agora precisam manter o uso mobile em mente.

Existem mais de um bilhão de sites disponíveis na web e se o seu é difícil de navegar em um iPhone ou Android, seus visitantes (especialmente os novos) vão sair rápido.

Você está buscando reduzir sua taxa de rejeição? Me diga nos comentários abaixo o que funcionou melhor pra você, e quais dessas estratégias você está animado em usar no futuro?

Divulgação: Este post contém links de afiliados. Isso significa que eu poderia receber uma pequena comissão, se você fizer uma compra. As opiniões aqui são somente minhas e eu só recomendo livros e cursos que eu acredito que vão realmente ajudá-lo.

jader taxa de rejeição google analytics