Você provavelmente já sabe que o Google usa cerca de 200 fatores de classificação em seu algoritmo. Mas o que realmente são esses algoritmos de ranking google?

O que eles fazem eles? Como funciona? O que faz meu site ficar na primeira página? O que eu devo fazer ou qual melhor estratégia eu devo utilizar para melhor o posicionamento de meu site? O que realmente significa Seo?

Essas são apenas algumas perguntas que você terá resposta neste artigo.

Bem, hoje você ficará surpreso (a), porque eu coloquei uma lista completa.

Alguns fatores de posicionamento de ranking google são comprovados.

Alguns outros fatores de posicionamento do ranking google são controversos.

Outros são apenas especulações em SEO que na verdade não tem nenhum base…mas enfim…esses fatores estão todos aqui .

  • ( Observação, muitos artigos citados aqui estão em inglês pelo motivo de eu não ter encontrado nada relacionado aqui em nosso idioma e por muitas referência ser de funcionários e do próprio google Us)

Fatores a Níveis de domínio

ranking google do site - page rank

1. Idade do Domínio: A diferença entre um domínio que tem seis meses de idade contra um que tem ano de idade não é realmente algo tão relevante

Em outras palavras, os algoritmos de ranking google “usam” a idade de domínio … mas não é muito importante.

Existe um vídeo do Canal do google webmaster tools que fala sobre isso (está em inglês – ative a legenda).

2. palavra-chave aparece no domínio: Não da um impulso de ranking do site como muitos costumavam dizer, mas ter a sua palavra-chave no domínio ainda atua como um sinal de relevância. Afinal, na busca orgânica o google ainda usa a palavras-chave em negrito que aparecem em um nome de domínio.

3. palavra-chave como primeira palavra no início do Domínio: Um domínio que começa com a sua palavra-chave alvo tem uma vantagem sobre os sites que não quer ter a palavra-chave em seu domínio ou que tenham a palavra-chave no meio ou no final do seu domínio.

4. Tempo de registro do Domínio: domínios (legítimos) valiosos são frequentemente pagos por vários anos com antecedência, enquanto domínios de “porta de entrada” (ilegítimos) são raramente usados ​​por mais de um ano. Portanto, a data quando um domínio expira no futuro pode ser usada como um fator em prever a legitimidade de um domínio.

5. Palavra-chave no nome do subdomínio: Alguns ferramentas de seo reconhecidas no mercado como a Moz concordam que uma palavra-chave que aparece no subdomínio pode impulsionar rankings.

6. Histórico do Domínio: Um site com uma “posse volátil” (via whois) ou vários “drops” pode dizer ao Google para “redefinir” a história do site, negando links que apontam para o domínio.

7. Domínios de correspondência exata (emds): EMDs ainda podem lhe dar uma vantagem … se seu site de qualidade. Mas se o EMD passa a ser um site de baixa qualidade, ficará vulnerável.

Matt Cutts ( famoso engenheiro de software do google) disse que os domínios de correspondência exatas de baixa qualidade irão reduzir seus resultados nos mecanismos de buscas.

8. Whois Público vs. Whois privado:  Whois com informações privadas podem dar um sinal de “algo a esconder”. Matt Cutts novamente cita sobre isso, dizendo:

“… Ter privacidade whois ativo não é necessariamente ruim, mas quando você pega vários domínios todos juntos privados, você está sempre falando de um tipo muito diferente de webmaster do que o sujeito que só tem um único site.”

9. Proprietário Whois Penalizado:  Se o Google identifica uma determinada pessoa como um spammer faz sentido que eles iriam examinar outros sites pertencentes a essa pessoa.

10. Extensões de Países (TLDs): Ter um domínio de primeiro nível com código de país (.br, .pt, .us) ajuda a classificação do site para esse país específico… mas limita a capacidade do site de se classificar globalmente.

Fatores a Níveis de Página

google page rank seo

11. Palavra-chave na Tag do Título: A Tag do título é a segunda peça mais importante de uma página de conteúdo (além do conteúdo da página, é lógico) e, portanto, envia uma forte sinal SEO na página.

12. A tag do título Iniciado com a palavra-chave : De acordo com dados Moz , tags de título que começam com uma palavra-chave tendem a executar melhor do que tags de título com a palavra-chave no meio ou bo final da tag.tag do título seo ranking

13. Palavra-chave na Tag da Descrição: Outro sinal de relevância. Não especialmente importante agora, mas ainda faz a diferença.

14. Palavra-chave aparece na Tag H1: Tags H1 são uma “segunda tag do título” que envia um outro sinal de relevância para o Google, o gráfico abaixo foi tirado deste website ( traduza para entender mais detalhes):tag h1 posicionamento em seo

15. Palavra-chave é usado com mais freqüência no conteúdo: Ter uma palavra-chave aparecendo com mais frequência do que quaisquer outros atos, é suscetível para um sinal de relevância (sem excessos).

16. Tamanho do conteúdo: o conteúdo com mais palavras pode abranger uma extensão mais ampla e é provavelmente preferível a artigos superficiais mais curtos. Então o comprimento do conteúdo está correlacionado com a posição da SERP.

17. Densidade de palavras-chave: Embora não seja tão importante quanto antes, a densidade de palavras-chave ainda é algo que o Google usa para determinar o tópico de uma página da Web. Mas mergulhe profundamente nisso.

18. Palavras-chave de indexação semântica latente no conteúdo (LSI): palavras-chave LSI ajudam os mecanismos de busca a extrair significado de palavras com mais de um significado (Apple, a empresa de computadores VS a fruta). A presença/ausência de LSI provavelmente também atua como um sinal de qualidade de conteúdo.

19. Palavras-chave LSI no título e descrição Tags: Tal como acontece com conteúdo de páginas web, palavras-chave LSI na página de meta tags provavelmente ajudam o Google a discernir entre sinônimos. Também pode atuar como um sinal de relevância.

20. Velocidade de carregamento de página via HTML: Ambos Google and Bing usam a velocidade de carregamento da página como um fator de classificação. As “spiders” dos mecanismos de pesquisa podem estimar a velocidade do seu site com bastante precisão, com base no código de uma página e no tamanho do arquivo.

21. conteúdo duplicado: conteúdo idêntico no mesmo local (mesmo ligeiramente modificado) pode influenciar negativamente a visibilidade do motor de pesquisa do site.

22. Rel=Canonical: Quando usado corretamente , o uso dessa marca pode impedir o Google de considerar páginas de conteúdo duplicado.

23. Carregando velocidade da página via Chrome: Google também pode usar os dados do usuário do Chrome para obter um melhor controle sobre o tempo de carregamento de uma página, pois a página leva em conta a velocidade do servidor, uso de CDN e outros sinais de velocidade do site não relacionados a HTML.

24. Otimização de Imagem: Imagens das páginas enviam aos motores de busca sinais de relevância importantes através de seu nome de arquivo, texto alt, título, descrição e legenda.

25. Atualizações de conteúdo: O serach index do google, chamado de Cafeína Google favorece o conteúdo atualizado recentemente, especialmente para pesquisas sensíveis ao tempo. Destacando a importância deste fator, o Google mostra a data da última atualização de uma página para determinadas páginas:

backlinks gerandoblogs Pesquisa Google fatores de classificação do google

26. Magnitude de edições e Atualizações de Conteúdo : A importância de edições e alterações também é um fator atual. Adicionar ou remover seções inteiras em um conteúdo é uma atualização mais significativa do que a troca em torno de poucas palavras.

27. Histórico de Atualizações e Atualizações de páginas: Quantas vezes a página foi atualizada ao longo do tempo? Diariamente, semanalmente, a cada 5 anos? Frequência de atualizações de página também desempenha um papel no posicionamento.

28.Proeminência de palavras-chave : Ter uma palavra-chave aparecendo nas primeiras 100 palavras do conteúdo de uma página parece ser um sinal significativo de relevância.

29. Palavra-chave nas tags H2, H3 : Tendo sua palavra-chave aparecendo como um subtítulo em formato H2 ou H3 pode ser outro sinal de relevância fraca.

30. Palavra-chave (Ordem da palavra): Uma correspondência exata da palavra-chave de um pesquisador no conteúdo de uma página, geralmente classifica melhor do que a mesma palavra em uma ordem diferente. Por exemplo: considere uma busca por: “técnicas de barbear homem”. A página otimizada para a frase “técnicas de barbear homem” irá classificar melhor do que uma página optimizada para “técnicas para raspar um homem”. Este é um bom exemplo de por que a pesquisa palavra-chave é realmente, realmente muito importante.

31. Qualidade de link de saída : Muitos SEOs pensam que ligar para sites de autoridade ajuda a enviar sinais de confiança para o Google.

32. Tema sobre os links de saída: De acordo com Moz , motores de busca podem usar o conteúdo das páginas que são apontadas como um sinal de relevância. Por exemplo, se você tem uma página sobre “carros” com links para páginas relacionadas com “cinema”, isso pode dizer ao Google que sua página é sobre “filmes de Carros”, e não sobre automóvel.

33. Gramática e Ortografia: gramática e ortografia é um sinal de qualidade, embora Matt Cutts ( mencionado acima como engenheiro do google) colocou mensagens contraditórias sobre se isso era ou não era importante.

34. Conteúdo Sindicado: O conteúdo está na página original? Se ele é “raspado” ou copiado de uma página indexada não irá classificar bem como o original ou acabar como Index Suplemental .

35. Conteúdo Suplementar Útil: De acordo com um Documento de Diretrizes do Google Rater , o conteúdo suplementar útil é um indicador da qualidade de uma página (e, portanto, do ranking do Google). Exemplos incluem conversores de moedas, calculadoras de juros de empréstimos e receitas interativas.

36. Número de Links de Saída: Muitos OBLs dofollow podem “vazar” o PageRank, o que pode prejudicar as classificações da página.

37. Multimídia: Imagens, vídeos e outros elementos multimídia podem agir como um sinal de qualidade de conteúdo.

38. Número de links internos que apontam para página:  O número de links internos para uma página indica a sua importância em relação a outras páginas do site.

39. Qualidade de links internos que apontam para página : Os links internos das páginas autoritativas no domínio têm um efeito mais forte do que as páginas sem ou com baixo PR.

40. Links quebrados: Ter muitos links quebrados em uma página pode ser um sinal de um site negligenciado ou abandonado. As Diretrizes do Documento do Google Rater usam links quebrados como um meio para avaliar a qualidade de uma homepage.

41. Nível de leitura: Não há dúvida de que o Google estima o nível de leitura de páginas web. Na verdade, o Google usa para ler estatísticas de nível.

Mas o que fazer com essa informação está em debate. Alguns dizem que um nível de leitura básica vai ajudá-lo a classificar melhor porque ele vai apelar para as “massas”. Mas outros associam um nível de leitura básico com moinhos de conteúdo como por exemplo o “Ezine articles” que é um dos maiores diretórios de artigos hoje online.

42. links de afiliados : links de afiliados, provavelmente, não vão “machucar” seus rankings. Mas se você tem muitos, o algoritmo do Google pode prestar mais atenção a outros sinais de qualidade para certificar-se que você não é um problema.

43. Erros de HTML/validação W3C : Lotes de erros de HTML ou de codificação desleixada pode ser um sinal de um site de má qualidade. Embora controverso, muitos em SEO acham que a validação WC3 é um sinal de fraca qualidade.

44. Autoridade de domínio do host da página : Uma página em um domínio autoritativo irá classificar mais elevado do que uma página em um domínio com menos autoridade.

45. Páginas Page Rank: Não perfeitamente correlacionados. Mas, em geral páginas PR mais elevadas tendem a classificar melhor do que as páginas com PR baixo.

46. Comprimento da URL: Search Engine Journal observa que URLs excessivamente longas podem prejudicar a visibilidade de busca.

47. Caminho da Url : Uma página mais perto da página inicial pode obter um ligeiro impulso de autoridade.

48. Editores humanos: Embora nunca tenha sido confirmada, o Google entrou com uma patente para um sistema que permite que editores humanos vão influenciar as SERPs.

49. Categoria da página: A categoria da página aparece em um sinal de relevância. Uma página que é parte de uma categoria intimamente relacionados devem receber um impulso de relevância em relação a uma página que está arquivada em uma categoria independente ou menos relacionado.

50. WordPress Tags:  Tags são sinal de relevância específica no WordPress. De acordo com Yoast.com :

“A única maneira que melhora o seu SEO é, relacionando uma parte do conteúdo para outro, e mais especificamente um grupo de mensagens, um grupo de postagens entre si.”

51. Palavra-chave na URL : Outro sinal de relevância importante.

52. URL String: As categorias na seqüência de URL são lidas pelo Google e podem fornecer um sinal temático sobre o que uma página é:

53. Referências e Fontes: referências sendo Citadas e fontes, como artigos de investigação fazem, pode ser um sinal de qualidade. As diretrizes de qualidade do Google afirmam que os revisores devem manter-se atentos para as fontes quando se olha para determinadas páginas: “Este é um tema onde fontes autorizadas são importantes …”. No entanto, o Google negou que use links externos como um sinal de classificação.

54. Marcadores e listas numeradas: Marcadores e listas numeradas ajudam a quebrar o seu conteúdo para os leitores, tornando-os mais fáceis de ler. Google provavelmente concorda e pode preferir conteúdo com marcadores e listas numeradas.

55. Prioridade da página no Mapa do Site: A prioridade de página é dada através do arquivo sitemap.xml, que pode influenciar o ranking.

56. Muitos links de saída: referindo no fator relacionado acima sobre links de saída:

“Algumas páginas têm muitos links, obscurecem a página e distraem o conteúdo principal”

57. Quantidade de outras palavras-chave ranqueando na mesma página: Se a página classifica para várias outras palavras-chave pode dar ao Google um sinal interno de qualidade.

58. Idade da página: Embora o Google prefere novos conteúdos, uma página mais antiga que é atualizado regularmente pode superar uma página mais recente.

59. Layout amigável: Citando as diretrizes do google sobre qualidade mais uma vez:

“O layout da página nas páginas de mais alta qualidade torna o conteúdo principal imediatamente mais visível”

60. domínios estacionados : A atualização do Google em dezembro de 2011 diminuiu a busca de visibilidade de domínios estacionados.

61. Conteúdo útil: O Google pode facilmente distinguir entre “qualidade” e conteúdo “útil .

Fatores a Níveis de Site

fatores de classificação ranking google

62. Conteúdo Fornece Valor e Insights únicos: Google afirmou que estão em busca de sites que não trazem nada de novo ou útil para seus usuários, especialmente sites de afiliados simples com um único intuito.

63. Página Fale Conosco: O Documento de Qualidade do Google acima mencionado refere que eles preferem sites com uma “quantidade adequada de informações de contato”. Bônus para você se supostamente suas informações de contato corresponde as suas informações whois.

64. Confiança de domínio/TrustRank: Confiança do domínio – medido por quantas links de fora (backlinks) o seu site tem a partir de sites de altamente confiáveis – é um fator de classificação extraordinariamente importante. Você pode ler mais sobre TrustRank aqui .

65. Arquitetura do Site: Um site com boa arquiterura vai rankear melhor (especialmente uma estrutura silo) ajuda o Google tematicamente organizar o seu conteúdo.

66. atualizações do site: Quantas vezes um site é atualizado – e, especialmente, quando um novo conteúdo é adicionado ao site – é um grande fator a atualização de seu site.

67. Número de páginas: O número de páginas de um site tem um sinal fraco de autoridade.

68. Presença do Sitemap: Um mapa do site ajuda aos motores de busca indexar suas páginas mais fácil e mais profundamente, melhorando a visibilidade.

69. Uptime do site: Muito tempo de manutenção do site ou problemas de servidor podem prejudicar sua classificação (e pode até resultar em desindexação se não for corrigido).

70.  Localização do servidor: Localização do servidor pode influenciar onde seu site posiciona em diferentes regiões geográficas. Especialmente importante para pesquisas específicas de geo.

71. Certificado SSL : Google confirmou que os certificados de índice de SSL e que usem HTTPS tem um sinal de classificação melhor.

72. Páginas de Termos de Serviço e Política de Privacidade: Estas duas páginas ajudam a contar ao Google que o seu site é um “membro” confiável da internet.

73. Informações Meta duplicadas (On-Site) : Informação meta duplicada através de seu site pode derrubar todas a visibilidade da sua página.

74. Navegação Breadcrumb:  Este é um estilo de arquitetura de site amigável (user-friendly) que ajuda os usuários (e motores de busca) saberem onde eles estão em um site:

navegação breadcrumb

75. Otimizado Para Mobile:  Uma Posição oficial do Google mencionou que criar um site responsivo é muito importante e relevante. Sites responsivos obtêm uma vantagem em pesquisas a partir de um dispositivo móvel. Na verdade, eles agora adicionam “ Tags Mobile Amigáveis” para sites que exibem bem em dispositivos móveis. Google também começou a penalizar  sites nas buscas mobile que não são Mobile amigáveis.

76. YouTube: Não há dúvida de que os vídeos do YouTube recebem tratamento preferencial nas SERPs (provavelmente porque o Google é o dono)

Na verdade, o site Search Engine Land descobriu que o tráfego do YouTube.com aumentou significativamente depois que a atualização do Google Panda foi lançada .

77.  Usabilidade do Site: Um site que é difícil de usar ou para navegar pode ferir seu ranking por reduzir o tempo no site (taxa de rejeição elevada). Este é um fator algorítmico independente adquirido a partir de quantidades maciças de dados do usuário.

78. Uso do Google Analytics e Google Webmaster Tools: Alguns acreditam que ter esses dois programas instalados no seu site pode melhorar a indexação da sua página. Eles também podem influenciar diretamente a classificação, fornecendo ao Google mais dados para trabalhar (ou seja, uma taxa de rejeição mais precisa, se você recebe ou não tráfego de referência do seus backlinks etc.).

79. Comentários/reputação do site: Um site em sites de avaliação como Yelp.com provavelmente desempenha um papel importante no algoritmo. Google até postou um esboço raramente sincero de sua abordagem para comentários de usuários depois de um caso bem interessante sobre conquistar clientes a todo custo.

Fatores a Níveis de backlink

como conseguir backlinks google rank

80. Idade do Domínio Linkado: backlinks de domínios mais antigos pode ser mais poderoso do que novos domínios.

81. Link Domínio de referência: O número de domínios de referência é um dos fatores de classificação mais importantes no algoritmo do Google, como você pode ver neste gráfico do Moz (o “eixo” inferior é a posição SERP):

linking root domain - domínio de referência backlink

82. Links de IPs Separados Classe C: Links de endereços de IP classe-c IP separados sugerem uma amplitude maior de sites com links para você.

83. Linkar Páginas : O número total de páginas que linkam – mesmo que algumas estejam no mesmo domínio – é um fator de classificação.

84. Alt Tag (para links de imagem) : Texto Alt é a versão de uma imagem de texto âncora.

Se você está iniciando em seo e aprendendo mais sobre ranking google, e também não entende ainda estes termos técnicos, falando de uma forma mais popular, Alt é a forma do google saber sobre o que é sua imagem e dar a relevância de acordo nas pesquisas.

85. Links vindos de domínios .edu ou .gov: Matt Cutts Neste Vídeo fala que TLDs ( são as nomenclaturas de um domínio, por exemplo .com, .net) não levam em consideração a importância de um site. No entanto, isso não impede de os SEOs pensarem que há um lugar especial no algoritmo para as TLDs .gov e .edu.

86. Autoridade de Página de referência:  A autoridade (PageRank) da página de referência é um fator de classificação extremamente importante.

87. Autoridade de Domínio de referência: A autoridade do domínio de referência podem desempenhar um papel independente na importância de um link (. Ou seja, um link da página PR2 de um site com uma página inicial PR3 pode valer menos do que um link da página PR2 de PR8 ).

88. Links de Competidores: Os links de outras páginas com classificação na mesma SERP podem ser mais valiosos para a classificação de uma página para essa determinada palavra-chave.

89. Ações sociais da página de referência : A quantidade de compartilhamentos sociais no nível da página pode influenciar o valor do link.

90. Links de “Bad Neightborhoods” ( rede ruim): Links de “más vizinhanças” (redes de links ruins) podem “ferir” seu site .

91. Guest Posts: Embora Guest Posts podem ser parte de uma campanha de SEO chapéu branco , ligações provenientes de mensagens de clientes – especialmente em uma área de “bio do autor” – pode não ser tão valioso como um link contextual na mesma página.

92. Links para o domínio da página inicial: Links para a página de uma página de referência podem ter importância especial na avaliação do peso de um site e, portanto, de um link.

93. Links Nofollow: Um dos temas mais controversos em SEO. Palavra oficial do Google sobre o assunto é:

“Em geral, não segui-los (no-follow).”

Uma sugestão pelo menos em certos casos. Ter uma certa % de links nofollow também podem indicar naturalidade vs. perfil de links não naturais.

94. Diversidade de tipos de links: ter uma porcentagem excessivamente grande de seus links vindo de uma única fonte (ou seja, perfis de fóruns, comentários de blogs) pode ser um sinal de spam na Web. Por outro lado, links de diversas fontes são um sinal de um perfil de link natural.

95. “links patrocinados” ou outros meios de links ads: palavras como “patrocínio”, “Parceiros de Link” e “links patrocinados” pode diminuir o valor de um link.

96. links contextuais: links embutidos dentro de conteúdo de uma página são consideradas mais poderosos do que links em uma página vazia ou encontrado em outro lugar na página.

links contextuais seo

97. Excesso de redirecionamentos 301 para página: ligações provenientes de redirecionamento 301 diluem alguns (ou mesmo todos) PR, de acordo com um Vídeo de Ajuda Webmaster .

98. Backlink Anchor Text (Texto âncora) : Como observado pelo algoritmo original do Google:

“Primeiro, âncoras muitas vezes fornecem descrições mais precisas de páginas da web do que as próprias páginas.”

Obviamente, o texto âncora é menos importante do que antes (e provavelmente um sinal de spam na Web). Mas ainda envia um forte sinal de relevância em pequenas doses.

99. Anchor Text Link Interno ( Texto Âncora Link Interno) : texto âncora link interno é outro sinal de relevância, embora provavelmente pese de forma diferente do texto âncora de backlink.

100. Link Título Atribuição : O link title ou título (aquele texto que aparece quando você passa o mouse sobre um link) também é usado como um fraco sinal de relevância.

101. TLD do país do domínio de referência: Obter links de extensões de domínio de nível superior específicas de país (.br, .us, .co.uk) pode ajudar você a se classificar melhor nesse país.

102. Localização do link no Conteúdo:  Links no início de uma parte do conteúdo transportam ligeiramente mais peso do que links colocados no final do conteúdo.

103. Local do Link na Página: Onde aparece um link em uma página é importante. Geralmente, links embutidos no conteúdo de uma página são mais poderosas do que os links no rodapé ou na área da barra lateral.

104. Relevância do link do domínio: Um link de site em um nicho semelhante é significativamente mais poderoso do que um link de um site de um nicho completamente diferente. Por isso, qualquer estratégia de SEO Backlinks eficaz hoje centra-se na obtenção de relevantes links.

105. Página Nível de Relevância de página:  Os Hilltop Algoritmos afirma que o link de uma página que está intimamente ligada ao conteúdo da página é mais poderoso do que um link de uma página não relacionada.

106. Sentimento do Texto em torno do link:  O Google provavelmente descobre se um link para seu site é uma recomendação ou parte de um comentário negativo. Ligações com sentimentos positivos em torno desses links provavelmente carregam mais peso.

107. palavra-chave no título:  Google dá amor extra para links em páginas que contenham palavras-chave da sua página no título ( “Especialistas “linkando” para especialistas”.)

108. Velocidade de Link Positiva: Um site com velocidade de link positiva geralmente recebe um aumento de SERP.

109. Velocidade do link negativa: a velocidade do link negativo pode reduzir significativamente os rankings, pois é um sinal de popularidade decrescente.

110. links vindos de páginas “Hub”: A obtenção de links de páginas que são consideradas os principais recursos (ou hubs) em um determinado tópico recebem tratamento especial.

111. Links vindos de sites de autoridade: Um link de um site considerado uma “autoridade local” provavelmente vai passar mais suco do que um link de um site pequeno, micronicho.

112. Links vindos de Fonte como Wikipedia: Embora os links sejam nofollow, muitos consideram que obter um link da Wikipedia vai te dar um pouco de confiança e autoridade aos olhos dos motores de busca.

113. Co-Ocorrências:  As palavras que tendem a aparecer em torno de seus backlinks ajuda a dizer ao Google o que essa página é .

114. Idade dos Backlinks: De acordo com uma patente do Google , links mais velhos têm mais poder de classificação do que backlinks recém-criados.

115. links de sites reais vs. “Splogs”:  Devido à proliferação de redes de blog, o Google provavelmente dá mais peso para links provenientes de “sites reais” do que de blogs falsos. Eles provavelmente usam sinais de marcas e de interação dos usuários para distinguir entre os dois.

116. Perfil do Link natural: Um site com um perfil de link “natural” vai classificar altamente e ser mais durável para atualizações.

117. Ligações recíprocas: A página de esquemas de links do Google  lista “troca excessiva de links” como também “esquema de links” algo que deve ser evitado.

118. Links de conteúdo gerados pelo usuário: O Google é capaz de identificar os links gerados pelo UGC em comparação com o gerado pelo proprietário do site. Por exemplo, eles sabem que um link do blog oficial do WordPress.com em br.blog.wordpress.com é muito diferente de um link de melhoresreviews.wordpress.com.

119. Links de 301: Links de redirecionamentos 301 podem perder um pouco de suco em comparação com um link direto. No entanto, Matt Cutts diz que um 301 é semelhante a uma ligação direta.

120. Microformatos do Schema.org: as páginas que suportam microformatos podem classificar acima das páginas sem eles. Isso pode ser um impulso direto ou o fato de que as páginas com microformatação têm uma CTR de SERP mais alta:

microformatos shema.org seo estartegias

121. Listados DMOZ  : Muitos acreditam que o Google dá aos sites DMOZ  listados um pouco de confiança extra.

122. TrustRank de link do site: A confiabilidade do site com links para você determina o quanto “TrustRank” é passado para você.

123. Número de links externos na página: PageRank é finito. Um link em uma página com centenas de OBLs passa menos PR de uma página com apenas algumas OBLs.

124. Links e Perfis de Forum: Devido ao “spamming” a nível industrial, o Google pode desvalorizar significativamente os links dos perfis de fórum.

125. Contagem de palavras do conteúdo de um link: um link de uma postagem de 1000 palavras é mais valioso do que um link dentro de um conteúdo de 25 palavras.

126. Qualidade do Conteúdo do link:  Links de conteúdo mal escrito ou ruim não passam tanto valor como links de conteúdo bem escrito.

127. “Sitewide” Links: Matt Cutts confirmou que os links de todo o site são “compactados” para contar como um único link.

Interação de Usuários

interação ranking seo usuários site

128. Taxa de cliques orgânicos para uma palavra-chave: as páginas que são clicadas mais na CTR podem receber um aumento da SERP para essa determinada palavra-chave.

129. CTR Orgânica para Todos Palavras-chave : A CTR orgânica de uma página (ou site) para todas as palavras-chave é classificada baseada em pessoas, sinal de interação do usuário.

130. Taxa de rejeição: Nem todos em SEO concordam sobre taxa de rejeição, mas pode ser uma maneira de o Google usar seus usuários como “testadores de qualidade” (páginas onde as pessoas rapidamente saem provavelmente não é muito bom).

131. Tráfego direto: Está confirmado que o Google usa dados do Google Chrome para determinar se ou não as pessoas visitam um site (e quantas vezes). Sites com “lotes” de tráfego direto são suscetíveis de maior qualidade do que sites que recebem muito pouco tráfego direto.

132. Tráfego Repetido : Eles também podem olhar para saber se ou não os usuários voltam para uma página ou site depois de visitar. Sites com visitantes repetidos podem receber um impulso de ranking do Google.

133. Sites bloqueados : Google descontinuou esse recurso no Chrome. No entanto, Panda usa esse recurso como um sinal de qualidade.

134. Bookmarks no Chrome: Sabemos que o Google coleta dados de uso do navegador Chrome . Páginas que são marcadas (bookmark) no Chrome pode receber um impulso.

135. Dados do Google Toolbar: O Google usa dados da barra de ferramentas como um sinal de classificação. No entanto, além dos dados de velocidade de carregamento de página e malware, não é conhecido os tipos de dados que é recolhido a partir da barra de ferramentas.

136. Número de Comentários: Páginas com muitos comentários pode ser um sinal de facilidade de interação e qualidade.

137. Tempo de Permanência: Google presta muita atenção no “tempo de permanência”: quanto tempo as pessoas gastam em sua página quando proveniente de uma pesquisa no Google. Esta é também por vezes referido como “cliques longos vs cliques curtos”. Se as pessoas gastam muito tempo em seu site, isso pode ser usado como um sinal de qualidade.

Regras Especiais do Algoritmo

algoritmo google - fatores de classificação

138. Consultas merecem Novidades: Google dá a algumas páginas mais recentes um impulso para determinadas pesquisas .

139. Consultas merecem diversidade: o Google pode adicionar diversidade a uma SERP para palavras-chave ambíguas, como “Ted”, “WWF” etc.

140. Histórico do Usuário Em Um Browser (Navegador): Os sites que você acessa com frequência enquanto está conectado ao Google recebem um aumento da SERP em suas pesquisas.

141. Histórico de Pesquisa De Um Usuário: A cadeia de pesquisa influencia os resultados da pesquisa para pesquisas posteriores. Por exemplo, se você pesquisar por “tutoriais” e pesquisar por “chocolate”, o Google provavelmente mostrará sites de tutoriais de como fazer chocolate mais altos nas SERPs.

142. Geo Targeting (Geo Localização): Google dá preferência a sites com um IP do servidor local e extensão de nome de domínio específico do país.

143. “Safe Search”: resultados de pesquisa com palavrões ou conteúdo adulto não aparecerá para pessoas com “Safe Search” ligado.

144. Círculos do Google+: Google mostra resultados mais elevados para os autores e os sites que você adicionou aos seus círculos do Google Plus.

145. Queixas DMCA: Google “downranks” (diminui o ranking) em  páginas com queixas em DMCA .

146. Diversidade de Domínio : As chamadas “Atualização BigFoot” supostamente adicionou mais domínios para cada página SERP.

147. Pesquisas transacionais : Google por vezes, apresenta resultados diferentes para palavras-chave relacionadas a compras, como pesquisas de vôos, por exemplo.

148. Pesquisas Locais:  Google muitas vezes coloca resultado do Google + locais acima nas SERPs orgânica “normal”.

149. Google News: determinadas palavras-chave acionam uma caixa do Google News.

150. Preferências das Grandes Marcas: Após a atualização Vince , o Google começou dar a grandes marcas um impulso para determinadas pesquisas de cauda curta.

151. Resultados de compra: Google às vezes exibe resultados do Google Shopping nas SERPs orgânica.

152. Resultados de imagem: o Google “acotovelou” nossas listagens orgânicas para resultados de imagem para pesquisas comumente usadas na Pesquisa de imagens do Google.

153. Resultados Ovos de Páscoa: O Google tem uma dúzia de resultados de “Easter Egg”. Por exemplo, quando você pesquisa por “Atari Breakout” na pesquisa de imagens do Google, os resultados da pesquisa se transformam em um jogo jogável de verdade. Faça o teste! 🙂

154. Resultados de Site Único para Marcas: palavras-chave orientadas de domínio ou de marca geram vários resultados do mesmo site.

Resultados a Níveis de Sinais Sociais

sinais sociais seo rank

155. Número de tweets: assim como os links, os tweets de uma página podem influenciar sua classificação no Google.

156. Autoridade das contas de usuários do Twitter : É provável que os tweets provenientes de perfis de autoridade do Twitter com milhões e milhões de seguidores (como Justin Bieber) tenham mais efeito do que tweets de contas novas e de baixa influência.

157. Número de Facebook Likes : Embora o Google não possa ver a maioria das contas do Facebook , é provável que eles consideram o número de likes de uma página como um sinal de classificação fraco.

158. Os compartilhamentos do Facebook: Eles são mais semelhante a um backlink – pode ter uma influência mais forte do que o Likes .

159. Autoridade das contas de usuários do Facebook: Tal como acontece com o Twitter, compartilhamento do Facebook e likes vindo de páginas populares do Facebook podem passar mais peso.

160. Pinterest Pins: Pinterest é uma conta de mídia social insanamente popular com lotes de dados públicos. É provável que o Google considere Pinterest Pins um sinal social importante.

161. Votos em sites de compartilhamento social: É possível que o Google use compartilhamentos em sites como o Reddit, StumbleUpon e Digg como outro tipo de sinal social importante.

162. Número de Google +1: Embora Matt Cutts em seus registros tenha dito que Google+não tem “nenhum efeito direto” nos rankings, é difícil acreditar que eles ignoram a sua própria rede social.

163. Autoridade das contas de usuários do Google +: É lógico que o Google iria pesar “+ 1” vindo de contas de autoridade mais do que a partir de contas sem muitos seguidores.

164. AutorShip : Em fevereiro de 2013, o CEO do Google Eric Schmidt afirmou:

“Nos resultados de pesquisa, as informações vinculadas a perfis online verificados serão classificados como superiores ao conteúdo sem essa verificação, o que resultará na maioria dos usuários clicando naturalmente nos primeiros resultados (verificados).”

Embora o programa de autoria Google+ foi descontinuado , é provável que o Google usa alguma forma de autoria para determinar os produtores de conteúdo influentes on-line (e dar a eles um impulso no ranking).

165. Relevância de sinais sociais: O Google provavelmente usa informações de relevância da conta que compartilha o conteúdo e o texto em torno do link.

166. Sinais sociais no nível do site: os sinais sociais em todo o site podem aumentar a autoridade geral de um site, o que aumentará a visibilidade da pesquisa em todas as suas páginas.

Resultados a Níveis de Sinais de Marcasinais de marca seo

167. Marca Texto Âncora: Marca texto âncora é um simples – sinal de marca -, mas forte.

168. Pesquisas de Marcas: É simples: as pessoas procuram por marcas. Se as pessoas buscam seu site no Google (ou seja. “GerandoBlogs Twitter”, Gerandoblos + “fatores de ranking”), o Google provavelmente leva isso em consideração na determinação de uma marca.

169. Site tem página no Facebook e Likes: Marcas tendem a ter páginas do Facebook com muitos likes.

170. Site tem perfil do Twitter com bastante seguidores: Perfis do twitter com um monte de seguidores sinaliza uma marca popular.

171. Página Oficial no Linkedin Empresas: A maioria das empresas reais têm páginas no LinkedIn Empresas.

172. Funcionários listados no Linkedin: Rand Fishkin pensa que ter perfis do LinkedIn que dizem que trabalham para a sua empresa é um sinal de marca.

173. A legitimidade de contas de mídia social: Uma conta de mídia social com 10.000 seguidores e 2 posts é provavelmente interpretado muito diferente do que outra forte conta com 10.000 seguidores com muita interação e muitos posts.

174. Menções de marcas em sites de notícias : Realmente grandes marcas são mencionadas no Google em sites de notícias o tempo todo. Na verdade, algumas marcas ainda têm o seu próprio feed do Google Notícias na primeira página:

175. Co-Citações : as marcas são mencionadas sem serem vinculadas. O Google provavelmente considera as menções de marcas não relacionadas a hiperlinks como um sinal de marca.

176. Número de Assinantes RSS: Considerando que o Google é dono do popular serviço Feedburner RSS , faz sentido que eles iriam olhar para os dados dos Assinantes RSS como um sinal de popularidade/marca.

177. Localização  com a listagem local do Google+: as empresas reais têm escritórios. É possível que o Google pesquise dados de localização para determinar se um site é ou não uma grande marca.

178. O site é uma empresa de pagamento de impostos: a Moz informa que o Google pode verificar se um site está associado ou não a uma empresa que paga impostos.

Fatores a Níveis On-Site (Fatores Internos) WebSpam

web spam on site

179. Penalizações Panda: Sites com conteúdo de baixa qualidade (particularmente fazendas de conteúdo ) são menos visíveis nas buscas depois de ser atingido por uma penalidade Panda .

180. Links para “Bad Neighborhoods”: Linkar para “más vizinhanças” (Bad Neighborhoods) – como sites de farmácia ou empréstimo – pode prejudicar a sua visibilidade de busca.

181. Redirects (redirecionamentos): Redirecionamentos sorrateiros é um problema. Se capturado, pode obter um site não apenas penalizado, mas desindexado.

182. Pop-ups ou Anúncios Que Distraem: Popups e anúncios que distraem é um sinal de um site de baixa qualidade. Veja Documentos Google Rater.

183. Site Over-Optimization (com excesso de otimização): Inclui fatores on-page como preenchimento de palavras-chave, recheio de tag de cabeçalho, “decoração” de palavra-chave excessiva.

184. Página Over-Optimization (com excesso de otimização: Muitas pessoas relatam que – ao contrário do Panda – o pinguim visa a página individual (e mesmo assim apenas para certas palavras-chave).

185. Anúncios acima da dobra : O “Algoritmo de Melhoria de Layout de Página” penaliza sites com muitos anúncios (e não muito conteúdo) acima da dobra.

186. Esconder Links de Afiliados: Ir longe demais para tentar esconder links de afiliados (especialmente com cloaking) pode trazer uma penalidade.

187. Sites de afiliados:  Não é nenhum segredo que o Google não é o maior fã de afiliados . E muitos pensam que os sites que rentabilizam com links de afiliados são colocadas sob “examinação” extra.

188. Conteúdo Autogerado: Google não é um grande fã de conteúdo gerado automaticamente. Se suspeitar que o seu site está bombeando conteúdo gerado automaticamente através de script e outros métodos, poderá resultar em uma pena ou desindexação.

189. Exagero ao “Esculpir” seu PageRank: Indo longe demais para esculpir seu PageRank?- por nofollow em todos os links externos ou links mais internos – pode ser um sinal de manipulação excessiva.

190. Endereço IP marcado como spam: Se o endereço IP do seu servidor é apanhado em spam, pode “ferir” todos os sites no servidor .

191. Meta Tag Spam: Apesar de meta tags keywords não estarem mais em alta no ranking google, mas levando em consideração que grande parte dos sites usam ainda. Rechear excessivamente palavras-chave também em meta tags pode ser um problema.

Se o Google acha que você está adicionando palavras-chave às suas metatags para jogar maliciosamente com o algoritmo, eles podem atingir seu site com uma penalidade.

Fatores a Níveis Off Page WebSpam

SEO off page ranking google

192. Influxo não natural de links: um influxo súbito (e não natural) de links é um sinal infalível de links falsos.

193. PENA Pinguim: Sites que foram atingidos pelo Google Pinguim são significativamente menos visíveis na pesquisa.

194. Link de Perfil com Alta % de Links de Baixa Qualidade: Muitos links de fontes comumente usadas por SEOs de black hat (como comentários em blogs e perfis de fóruns) podem ser um sinal de jogo manipulado do sistema.

195. Link Relevância de domínio: Sites com uma quantidade anormalmente elevada de links de sites independentes foram mais suscetíveis a penalidade Pinguin.

penalidade pinguim seo ranking

(Gráfico tirado do Site MicroSiteMaster.com)

196. Aviso do google sobre Links não naturais: Google enviou milhares de mensagens do “Google Webmaster Tools aviso de detecção de links não naturais”. Isso geralmente precede uma queda do ranking, embora não 100% do tempo .

197. Links Com IP da mesma classe C: Obter uma quantidade não natural de links de sites no mesmo IP de servidor pode ser um sinal de criação de links de rede de blog.

198. “Poison” Texto Âncora (Veneno): Tendo links “veneno” de texto âncora (especialmente palavras-chave de farmácia) apontando para o seu site pode ser um sinal de spam ou um site hackeado. De qualquer maneira, isso pode ferir a classificação do seu site.

199. Pena manual: o Google é conhecido por distribuir penalidades manuais! Veja aqui o artigo!

200. Venda de links: a venda de links pode impactar o PageRank da barra de ferramentas e afetar sua visibilidade de pesquisa.

Extras

201. Google Sandbox: Novos sites que recebem um súbito afluxo de links são, por vezes, colocados no Google Sandbox , o que limita temporariamente visibilidade de busca.

202. Google Dance: O Google Dance pode temporariamente sacudir rankings. Este pode ser um caminho para eles determinarem se ou não um site está tentando burlar o algoritmo.

203. Ferramentas Disavow: Uso da ferramenta de rejeição pode remover uma penalidade manual ou algorítmica para sites que foram vítimas de SEO negativo.

204. Pedido de reconsideração : Um pedido de reconsideração bem sucedido pode levantar uma penalidade.

205. Esquemas de links temporários: o Google (aparentemente) está de olho nas pessoas que criam – e removem rapidamente – links com spam. Também conhecido como um esquema de link temporário.

“Considerações Ranking Google | Informações para o meu site”

Agora é o momento de você analisar estes detalhes e ver qual você “exagerou” e quais você deve implantar em seu site para poder melhor ainda mais seu google page rank.

Este é o momento da virada onde você poderá colocar seu site na primeira página do google.

Tem algum dúvida sobre este artigo? Alguma opinião sobre estes fatores de classificação? Alguma ideia para compartilhar com os visitantes do blog? Deixe no comentário abaixo! Suas informações sempre serão muito bem vindas. 🙂

google ranking