Ahrefs é o mais próximo que você pode chegar de uma ferramenta ‘essencial’ se você é um blogueiro, empreendedor digital, ou mesmo tem um e-commerce, e leva seu negócio extremamente a sério. Essa ferramenta lhe dará poderosos insights sobre seus concorrentes e você vai ter muitas melhores decisões de marketing.

Aqui está um vídeo rápido sobre Ahrefs (o vídeo está em inglês)

Lembre-se: essa ferramenta também está disponível em português.

 

  • Eficácia - Você vai aprender muito e fazer melhores decisões de marketing
  • Preço - Não é barato, mas vale a cada centavo investido
  • Fácil de Usar - Toma algum tempo para entender, mas é muito intuitivo
  • Suporte - Grande Suporte
5

Resumo

Se há uma ferramenta de marketing que é verdadeiramente indispensável para a GerandoBlogs, é Ahrefs. E deve ser para qualquer empreendedor online e criador de conteúdo sério ou para você que trabalha especificamente com SEO. Eu tenho certeza que a partir do momento que começar a usar Ahrefs, seu negócio vai mudar.

O que nós Gostamos

  • Site Explorer Profundo
  • Explorador de Conteúdo para ideias de conteúdo
  • Novo Rank Tracker
  • Na minha opinião como usuário é a melhor ferramenta de palavras chave no mercado
 

O que Nós Não Gostamos

  • Não vejo pontos negativos nessa ferramenta. Se você analisar bem, o preço que você irá pagar irá compensar pelos resultados que você obterá

 

 

 

Você sabe que a criação de conteúdo é essencial para a obtenção de tráfego. Os dados abaixo foram obtidos de HubSpot, e para resumir, ele mostra que quanto mais conteúdo você publicar, mais tráfego você obterá, veja:

backlinks tráfego seo ahrefs

A verdade é que, porém, nem todos os conteúdos vão obter êxito. Longe, muito longe disso. E se você está neste mundo digital como um criador de conteúdo, você sabe que a criação de conteúdo (de qualidade) não é simples.

No entanto, as pessoas continuam bombardeando com conteúdos ruins e informações saturadas, na esperança de que talvez com uns 20 conteúdos desses, as coisas mudem.

Cerca de 80% do seu tráfego virá de 20% do seu conteúdo. Tal como acontece com a maioria das coisas, o Princípio de Pareto se aplica aqui também.

Digo isso por experiência: mesmo depois de criar centenas de artigos nos últimos 10 anos (talvez já tenha passado de mil artigos, ainda não contei rs) para vários nichos, apenas alguns artigos realmente representam a maior parte do meu tráfego.

Como um blogueiro e empreendedor digital, seu trabalho é melhorar a “taxa de tempo de visualização” do seu conteúdo. Você nunca pode realmente garantir que um post vai ter sucesso, mas com a visão certa, você pode criar um conteúdo que tem uma chance maior de obter ações (compartilhamentos, likes, comentários) e tráfego orgânico.

Este é o lugar onde uma ferramenta como Ahrefs vai entrar em cena.

Ahrefs (Conheça) é um conjunto abrangente de mídias sociais e ferramentas de SEO que ajuda você a entender melhor seus concorrentes e seu próprio conteúdo.

Comecei a usá-la por pouco tempo e pra mim já é uma das minhas ferramentas de marketing favoritas. E olha que já usei muitas ferramentas de seo por aí.

Já que aqui no GerandoBlogs estamos empenhados em ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu tempo e dinheiro, eu pensei que seria apropriado rever esta ferramenta de inteligência em marketing para poder fazer você tomar a decisão correta.

gerandoblogs ahrefs free seo backlinks e analytics

( Nesta imagem, tive uma queda em tráfego grande, devido alguns problemas no site. Então, não levando para o lado ruim, a ferramenta me fez identificar os meus erros e problemas externos, corrigir, retomando e aumentando meu tráfego.)

Bem-vindo ao seu novo painel de marketing 🙂

Como sempre, eu não estou aqui para vender a ferramenta. Em vez disso, eu vou fazer um mergulho profundo no porque você precisa de uma visão sobre o seu próprio negócio digital e conteúdo do seu concorrente.

Você também pode usar para táticas individuais para o seu site usando esses recursos.

Os links para Ahrefs neste review são links de afiliados, então se você aprendeu algo útil e está interessado ​​na ferramenta, não hesite em comprar através dele para apoiar o nosso site.

Vamos mergulhar fundo então! 🙂

Porque você precisa de uma visão ampliada de marketing

Como você se sairia se eu lhe pedisse para atirar em um alvo de olhos vendados?

E se eu também, além de vendar seus olhos, te girasse em torno de você mesmo, algumas vezes antes, e então, dessa forma, você não terá ideia em que direção você estará agora.

Isto é exatamente o que o marketing sem visão é. Claro, você está bombardeando conteúdo orientado com sua palavra-chave, mas você não tem ideia do que realmente funciona para você ou seus concorrentes.

Há inúmeras razões pelas quais você precisa de uma visão de marketing, mas os 4 pontos mais importantes que eu posso pensar agora e passar pra você são:

1. Fique de olho na concorrência

Que tipo de conteúdo seus concorrentes estão criando? Como é a realização de busca e mídias sociais? Quais palavras-chave estão trazendo grandes lucros?

Encontrar respostas para todas estas perguntas vai ajudar você a criar conteúdo que realmente recebe tráfego. Se você ver que uma determinada palavra-chave traz “toneladas” de visitantes ao seu concorrente, você pode ter certeza de que a segmentação das palavras-chave semelhantes fará o mesmo para você.

2. Encontre novas ideias de conteúdo

Sabendo que tipo de conteúdo realmente gera ações e tráfego de pesquisa irá ajudá-lo a encontrar ideias para o seu próprio site.

Por exemplo, se você observar que criar artigos baseados em lista você ira atingir em cheio grupos de interesses específicos (artigos como ” 10 ferramentas excelentes sobre vídeo marketing”). 

Os posts que você encontra em grandes portais de conteúdo podem te ajudar muito, você pode criar mais conteúdo similar e obter um fatia do tráfego.

Eu tenho usado essa tática várias vezes, tanto aqui como em outros sites que tenho!

3. Construir links e aumentar as “ações sociais”

Quais sites estão linkando para seus concorrentes? Que tipo de conteúdo eles conseguem a maioria dos seus backlinks? Quem está compartilhando conteúdo de seus concorrentes em mídias sociais?

Depois de ter respostas para estas perguntas, torna-se muito mais fácil construir backlinks. Por exemplo, se você vir que um concorrente ganhou um link de uma página importante, há uma boa chance que você pode entrar em contato e obter um backlink também.

4. Envolva-se com pessoas que promovem o seu conteúdo

Pessoas que compartilham, “re-tweet” e dão “like” em seus conteúdos são seus ativos mais importantes. Se você pode descobrir quem são essas pessoas e se envolver com elas, você pode multiplicar sua presença, tráfego e novos clientes.

seo checker tool

Os perigos de Investir em ferramentas de informação

Ahrefs é uma ferramenta fantástica, até o ponto onde vai o SEO , e é a ferramenta principal agora de insights em marketing de conteúdo que usamos aqui no GerandoBlogs, porque ele faz tudo o que queremos.

Mas há uma coisa que ela não faz: Ela não faz o trabalho para você.

Esta é a questão principal quando você investe em ferramentas de pesquisas de mercados e análises. Tudo o que elas fazem é dar informações detalhadas e dados.

Estas informações tem um valor incrível para quem sabe ler, mas o mais importante é a ação que você toma em relação a essas informações.

Eu vi muitas pessoas comprarem este tipo de ferramentas com grandes intenções, então elas simplesmente nunca fazem nada sobre os dados coletados.

Estas pessoas gastaram uma quantidade enorme de dinheiro, enquanto os seus negócios não tiveram qualquer benefício a partir disso.

Não seja esse tipo de pessoa.

Se você comprar Ahrefs ou qualquer ferramenta de pesquisa e análise de mercado, você também precisa reservar tempo para treinar-se (e/ou sua equipe) em usá-la e mais tempo para executar as informações extraídas.

Dentro deste artigo vou te ensina coisas como:

  • Como melhorar entre 5-10x a sua taxa de acerto de conteúdo com ahrefs.
  • Como fazer pesquisa de palavras-chave corretas
  • Como encontrar muitas oportunidades de “whitehat” de construção de links (para que você possa, finalmente, abandonar aqueles chatos PBNs)
  • Como entender como seus concorrentes chegaram onde estão e como imitá-los.

Mas a verdade é que, se você não cria nenhum compromisso, esforço e tempo para realmente fazer as coisas acontecerem, nada vai mudar, você deve aprender que você deve fazer as informações de Ahrefs te ajudarem, apenas como uma base. O resto será com você, ela não vai fazer nada além de ter um gasto mensal, se você não executar e trabalhar nas informações obtidas lá.

Bem, eu acho que se você ainda está lendo ete artigo, você quer aprender a fazer todas essas coisas usando Ahrefs! então vamos começar (com algumas isenções).


Para Quem é, e Para Quem não é Ahrefs ?

Ahrefs é uma ferramenta maravilhosa, mas não é para todos. Se você cair em uma das quatro categorias abaixo, será melhor você evitar usar Ahrefs completamente.

1 – Blogueiros casuais

Como um blogueiro casual, você não vai dedicar a criar muito valor a partir de profundo conhecimento sobre o seu conteúdo. Além disso, é improvável que você faça qualquer lucro a partir destes insight.

2 – Pioneiros do mercado

Você não pode ter dados sobre um nicho, se o nicho não existe. Se você está em um mercado completamente novo (digamos, Uber), você não vai ver muito útil o uso de Ahrefs.

3 – Profissionais de marketing que têm baixo orçamento

Por US $ 99/mês para o plano Lite, Ahrefs não é barato. Se você está no mercado com um orçamento minúsculo, você pode ver melhores resultados investindo em conteúdo, primeiramente!

4 – Sites com atualizações infreqüentes

Se você é um daqueles webmasters que atualizam seu site uma vez a cada 6 meses, Ahrefs não é para você.


  • Pretendo fazer um vídeo review sobre Ahrefs, se for de seu interesse, deixe um comentário abaixo, dessa forma eu vou saber que realmente terão pessoas interessadas no conteúdo!

O que está dentro do painel Ahrefs?

Todas as outras ferramentas que testamos até agora – Buzzsumo entre outras – são ferramentas autônomas, “single-function”.

Ahrefs é um pouco diferente.

Historicamente, tem ganhado de Majestic SEO por ter o melhor índice, enquanto Moz sempre esteve atrás em termos de tamanho do índice e precisão (essa é uma opinião minha).

Mas, recentemente, a empresa expandiu muito as funcionalidades do software. Transformando em uma ferramenta “tudo em um”  e ferramenta de marketing de conteúdo SEO.

Hoje em dia, Ahrefs é uma das únicas ferramentas de SEO que temos para todos os nossos sites (mesmo usando a pouco tempo, trabalhando para melhor nossos insights, já é de longe a melhor). Ela substituiu várias outras ferramentas, se resumindo somente nela agora.

Me deixe mostrar o que está dentro da ferramenta , e como podemos usá-la para executar o marketing de conteúdo para os nossos sites. ( lembre-se: é impossível mostrar todas as funcionalidades Ahrefs em um único artigo, por isso, vou colocar alguns pontos para você ter uma noção de como usar).

Siga o guia!


1. Relatório de posições de páginas

relatório seo backlinks classificação de website

Depois de adicionar o seu site para Ahrefs, você pode ver um relatório de rastreamento que irá te mostrar as urls que estão mais bem classificadas nos mecanismos de buscas.

Você pode clicar em no nome do seu projeto no painel principal e clicar em “Top Pages” e ver todos os detalhes.

Outro recurso útil, porém, é a capacidade de analisar seu conteúdo inteiro num piscar de olhos. Este recurso ajuda a encontrar títulos duplicados, meta descrições ausentes, múltiplas tags H1 em uma página, todos estes minúsculo recursos “Onpage” SEO são pequenas vitórias que somadas, vão mudar seus resultados e fazem, no fim das contas, a grande diferença. E também, são fáceis de serem corrigidos.

Eu gosto de pensar nisso como relatório de indexação Google Webmaster Tools “Anabolizado” com opções de filtragem e de exportação úteis que aceleraram as coisas tremendamente.


2. Rank Tracker

Rank Tracker Seo Ahrefs

Ahrefs Rank Tracker dá uma analisada em profundidade sobre suas urls e posicionamentos.

Esta ferramenta ajuda a manter o controle de uma lista de palavras-chave alvo. Você pode acompanhar o progresso do seu site para até 250 palavras-chave com o plano Lite e 750 palavras-chave com o plano padrão.

Você também pode ver como estão indo seus rankings para uma determinada palavra-chave, e seu progresso ao longo do tempo.

Você pode instruir Ahrefs para lhe enviar um relatório semanal ou diário de seus rankings. Só este recurso já me poupa horas a cada mês em relatórios manuais.

É especialmente útil se você tem um monte de sites ou oferece serviços de SEO. Em cima disso, Ahrefs permite que você acompanhe seus rankings em vários locais (nível nacional) e tanto para desktop e mobile.

Ainda não é perfeito, mas se você analisar o quão pobre o mercado de rastreamento de classificação é em termos de produto, este é certamente um diferencial e eu, pessoalmente, acho isso bastante importante hoje em dia, sendo que um site otimizado para dispositivos já ganha alguns pontos extras e importantes, especialmente após a nova atualização mobile .


3. Site Explorer

Site Explorer ahrefs links

O Site Explorer é onde você vai passar a maior parte do seu tempo. Esta é a ferramenta Ahrefs mais abrangente e oferece uma visão profunda sobre o conteúdo top de um site, backlinks, etc.

Vamos ver o que Site Explorer tem para oferecer.

Painel de controle

O painel mostra dados sobre um site no geral. Você verá sua posição de domínio (que é a versão Ahrefs de DA), número de backlinks, referentes de domínios etc.

Isto é particularmente útil para analisar rapidamente concorrentes. Por exemplo, você pode analisar o crescimento em backlinks e tráfego orgânico para um concorrente ao longo do tempo.

Crescimento limitado em backlinks e tráfego mostra que um concorrente não tem promovido ativamente o site por algum tempo. Isso torna uma grande oportunidade para “atacar” e dominar o mercado.

Quando você estiver dentro de Ahrefs e rolar para baixo na página do print mostrado acima, após inserir a url, Ahrefs vai te mostrar uma infinidade de informações úteis, tais como ( lembrando que todas as opções você encontra no menu superior em hrefs):

  • O número e tipos de backlinks que apontam para o site
  • A velocidade de crescimento que liga domínios de raiz e páginas exclusivas
  • Sua URL estimada e classificação de Domínio.
  • Uma estimativa de crescimento tráfego pago e tráfego orgânico do site
  • Uma lista dos top 5 conteúdos em termos de links e ações
  • Um mapa da distribuição CTLD (domínios de nível superior por país) de links apontando para o site
  • Uma nuvem de texto âncora com a % de uso
  • A distribuição  de classificação da URL dos links que apontam para o site

e mais…

Normalmente você não vai usar os dados desta página para qualquer outra coisa, do que começar uma ideia rápida de onde o site que você está analisando está em termos de SEO, conteúdo etc.

Se você está fazendo a análise em tempo real para seus clientes ou apenas olhando para os concorrentes dignos de analisar, esta é a visão que você usará para fazer seu próprio julgamento da situação geral do site.

Páginas Principais

As páginas principais funcionam como o próprio nome já diz, permitindo ver as melhores páginas sobre um determinado domínio com base em seus backlinks e métricas sociais.

Como esperado, isso mostra as principais páginas do site. Você pode classificar os resultados por métricas sociais e links (no menu lateral você irá encontrar mais opções – menu “pages”)

shares seo Ahrefs links

Este ponto de vista dá uma oportunidade de entender como um concorrente específico constrói a maior parte de seus backlinks e em que tipo de conteúdo (para que você possa reproduzi-lo ou inspirar-se nele).

Eu usei isso para criar conteúdo que eu sei que posso criar links, a fim de aumentar a nossa autoridade de domínio e tráfego de pesquisa ao longo do tempo.

“Top Pages”

Como mostrado mais no início dessa artigo, no mesmo menu lateral (veja imagem acima), esta seção rastreia um site e descobre as páginas que estão ganhando a maioria de links agora.

Veja, o conteúdo não costuma chamar a atenção de uma forma linear. Ele funciona mais como rajadas de links seguidas por períodos de “calmaria”.

A função de top pages permite identificar essas explosões sem métricas históricas e links no caminho. Desta forma, você pode identificar o conteúdo que funciona para seus concorrentes no momento!

A principal maneira de usar esta função é identificar o conteúdo novo ou velho no site do seu concorrente, que obtém tração por causa de uma notícia ou artigo em uma publicação grande e replicar em tempo hábil para obter links semelhantes aos deles.

Rank Para Palavras-chave Extras sem criar mais conteúdo

Tópicos por País é um recurso útil que emula algumas das funcionalidades Ahrefs no Site Explorer.

… ou, mais especificamente, a análise das “top páginas”.

a herfs site explorerComo o Google fica mais esperto a cada dia que passa, SEO tornou-se menos sobre a classificação para palavras-chave individuais e mais sobre a classificação de “tópicos” como um todo.

Não muito tempo atrás, você teria tentado escrever um artigo para cada palavra-chave, mesmo que elas estivessem praticamente se referindo a mesma coisa.

Essa opção permite que você analise palavras-chave de resultado #1 no Google para ver como você pode agrupar várias palavras-chave com um artigo “pai” (principal). Em outras palavras, ele ajuda a ter uma noção do quadro maior.

Quando você identificar um tópico promissor, você pode clicar nele para encontrar uma mina de ouro absoluta de potenciais sub-temas ( veja um exemplo na imagem).

trafego orgânico

Pense nisso…

Se você fosse usar esses dados para estruturar o seu conteúdo, você pode potencialmente classificar para dezenas de palavras-chave adicionais que de outra forma poderiam ter sido perdidas.

E isso é apenas a ponta do iceberg.

Se você realmente quer ir a fundo e descobrir milhares de palavras-chave LSI para “polvilhar” em seu conteúdo, você vai precisar  mergulhar na análise de classificação.

Links

Esta função é o que tem feito Ahrefs famoso e para ser honesto será a sua maldição (rs), mas também porque as pessoas não vão vê-lo como algo mais do que apenas um verificador de links (quando na verdade é uma ótima alternativa para substituir outras ferramentas que fazem isso, como por exemplo Moz).

Linked Domains backlinks

Você também terá “toneladas” de dados sobre novos links adquiridos por um site, o que é ótimo para detectar oportunidades. Além disso, há uma ferramenta para rejeitar links (disavow) – ótimo se você obteve grandes quantidades de backlinks ruins

Vamos mergulhar em cada seção do explorador de links (link explorer) com mais detalhes.

Ferramenta Disavow

Google recomenda oficialmente que você limpe qualquer apontamento de ‘links ruins’ (bad links)  para o seu site ,uma vez que pode afetar negativamente os resultados de pesquisa. Se você não pode remover os links, o Google oferece uma forma de ‘negar’ os links para que eles não tenham um impacto em seus rankings do site.

( Se desejar eu ofereço este serviço, onde eu irei te enviar um relatório com todos os links ruins que estão apontando para seu site. Após eu gerar este relatório, basta você fazer upload do relatório no link mencionado acima. Entre em contato comigo para mais informações)

Esta é uma tática avançada e deve ser usada com muito cuidado. Na verdade, o Google ainda dá um aviso em sua página de suporte Webmaster:

Search Console Rejeitar links disavow badlinks

Caso você use Ahrefs, ele oferece uma funcionalidade que permite que você crie um arquivo de rejeição para você fazer upload através das ferramentas para webmasters.

Ele também irá manter um guia dos links/domínios que você rejeitou e não mostrá-los nos resultados do gráfico de links para que você obtenha uma visão precisa de como Google olha para o seu site.

Negar um link em Ahrefs é tão simples como selecionar um link e clicar no botão ‘Rejeitar URL’.

External Backlinks disavow backlinks

Se você quiser fazer isso em massa, há uma maneira de fazer isso também com o ‘Carregar de links disavow’. Basta fazer o upload de um arquivo de texto com seus links e Ahrefs vai se certificar de que eles não deixam um impacto sobre o seu SEO.

Filtragem de links

Ahrefs tem ferramentas muito bacanas para filtragem de links em diferentes categorias.

A secção de links de ahrefs permite “permitir ou cortar” perfis de links de qualquer site com base em critérios tais como:

  • Nofollow vs Dofollow
  • Redirecionamentos
  • Sitewide vs Não Sitewide
  • Links EDU/GOV
  • Links por tipo de plataforma (WordPress, fóruns etc …)
  • Links por idioma da página de links

Eu, principalmente, uso isso para cavar um perfil de links e descobrir quão valiosos os links realmente são para o site.

Links Novos/perdidos (quebrados)

Esta seção lhe dará uma lista de links recém-adquiridos e recentemente perdidos do site. Ahrefs é muito completo com as opções de filtragem – você pode encontrar links entre um período específico, ou classificar links adquiridos na última semana, mês ou 60 dias.

Eu gosto de usá-lo para se conectar com as pessoas que apontam para nós e construir um relacionamento real, bem como salvar links quando possível.

  • Novos links: Se alguém gostou do nosso conteúdo suficiente para conectar com a gente, é uma grande oportunidade para se conectar e construir um relacionamento.
  • Links perdidos (quebrados): As pessoas raramente falam sobre isso, mas os links podem ser perdidos. Muitas vezes um e-mail rápido para notificar a pessoa que está linkando para você e pedir para consertá-lo vai ajudar muito. Eu sugiro que você verifique essa opção a cada 3 meses.

Aqui estão alguns modelos recomendados de e-mail tanto para os novos links e os links quebrados (perdidos):

Novos Links

Oi [Nome]

Eu estava navegando no meus analytics hoje e notei que você recentemente fez uma ligação para o meu conteúdo ([link]) do meu site.

Eu só queria dizer muito obrigado! Fico verdadeiramente agradecido e adoraria retribuir o favor algum dia. Apenas me deixe saber como eu posso ajudar :).

Atenciosamente,

[Seu nome]

O objetivo do email é a isca para obter uma resposta e iniciar uma interação e aproximação. Nada mais. Da próxima vez que você criar um conteúdo de qualidade, eles poderão conectar novamente, comentar etc,

Links Perdidos (quebrados)

Oi [Nome]

Meu nome é [seu nome] e eu sou o principal editor do [seusite.com].

Estou enviando um e-mail rápido para que você saiba que um de seus links/páginas se perdeu/quebrou, no caso de você querer corrigi-lo ([inserir URL aqui]).

Espero que ajude!

[Seu Nome]

Mesmo aqui, o objetivo é a isca para obter uma resposta ou pelo menos uma isca para obter uma correção do link no site de modo a obter o seu link de volta. Quando eles respondem você poderá ter a chance de obter mais links do seu domínio também.

Links quebrados

Ahrefs faz um bom trabalho de mostrar todas os links de “entrada, saída e quebrados” em um site.

Broken Links Ahrefs

Esta é outra grande oportunidade de construção de links. Se você quiser realmente um link a partir de um determinado site, basta encontrar links quebrados em páginas que poderiam “hospedar” seus links no lugar deles!

Envie um e-mail ao editor deixando-o saber que você encontrou links quebrados em seu site, então peça para inserir seus links no lugar dos links quebrados quando ele responder seu e-email.

Aqui estão alguns modelos de email recomendados:

Email 1

Oi [Nome]

Eu estava procurando o seu site hoje e encontrei vários links quebrados em algumas páginas, você está interessado para que eu te mostre quais são?

Atenciosamente,

[Seu Nome]

  • Nós apenas estamos atraindo uma resposta aqui.

Email 2

Oi [Nome]

Claro, aqui estão os links quebrados que encontrei:

  • [Link 1] em [página 1]
  • [Link 2] em [página 2]
  • [Link 3] em [página 3]

Além disso, como eu estava navegando constantemente em seu site, eu pensei que talvez este conteúdo ([URL]) encaixaria perfeitamente nesta página ([URL]). O que você acha?

[Seu Nome]

Ao mesmo tempo, backlinks quebrados em seu próprio site são ruins  no ponto de experiência de visualização do usuário, então removê-los é uma boa ideia também.


4. Content Explorer

Ahrefs Content Explorer mostra o conteúdo mais compartilhado sobre um tópico. É uma ótima maneira de avançar com ideias de conteúdo.

Content Explorer Ahrefs Free

Há três maneiras que você pode usar o Explorador de conteúdo (content explorer):

  • Encontrar novas ideias de conteúdo: Procure a sua palavra-chave alvo para encontrar conteúdo mais compartilhados sobre ela. Use esses dados para debater ideias de conteúdo semelhantes.
  • Encontrar participantes e influenciadores: Ahrefs irá mostrar que todos compartilhavam o conteúdo no Twitter. Você pode usar isso para criar uma lista de influenciadores e compartilhadores que podem tweetar seu conteúdo também.
  • Encontrar conteúdo para compartilhamento: Conteúdo de alta qualidade relevante em mídias sociais é a melhor maneira de estabelecer-se como um líder influenciador . Use o Explorador de conteúdos para encontrar conteúdos novos e populares para compartilhar nas redes sociais. Se você combiná-los com Sniply pode mesmo tornar-se uma boa maneira de gerar tráfego para o seu negócio online.

Vamos olhar para todas as características do recurso “Content Explorer” que irá ajudá-lo a fazer o descrito acima.

Pesquisa

Este será o básico – Em uma consulta geral, ao entrar no explorador de conteúdo, Ahrefs já irá lhe mostrar os conteúdos mais populares.

Busca Avançada

A opção de pesquisa avançada é muito parecido com Google – você pode usar um monte de métodos para fazer suas buscas mais exatas.

Se quiser o conteúdo de um tópico específico. Por exemplo, se eu quero o conteúdo sobre “marketing digital” que não menciona SEO, eu posso fazer algo como:

  • “Marketing digital” -seo (lembrando que você pode fazer a pesquisa para qualquer idioma, inclusive o português, pois o software já tem configurações para o nosso idioma. É simplesmente perfeito)

Filtragem

Eu realmente “cavo” bastante nas opções de filtragem do Ahrefs, particularmente a capacidade de filtrar os resultados com base em um intervalo de datas específicas.

Marketing Digital conteúdos

Você pode identificar um tema que todo mundo fala no Facebook ou no Twitter, criar um pequeno artigo baseado nele, às vezes apenas a incorporação de um vídeo falando sobre isso e, em seguida, usar a mídia social. Isso já vai gerar tráfego e ações sociais (compartilhamentos, likes e comentários).

Isso também funciona muito bem juntamente com Sniply para gerar cliques no site.

Encontrar “compartilhadores”

Esta é uma das características mais úteis no Content Explorer. Clique no botão ‘Who Tweeted’ ou “Quem Tweetou”, e você verá uma lista de pessoas que compartilhou.

Marketing Digital Content Explorer Ahrefs Tweet

Você também pode classificar os participantes por sua relação de retweet. A alta taxa significa que eles são mais propensos a retweetar seus links.

Há três maneiras que você pode usar esse recurso:

  • Encontrar as pessoas a seguir: É importante seguir as pessoas visadas. Uma maneira de fazer isso é encontrar pessoas que você compartilhou conteúdo semelhante sobre um tema semelhante ao seu.
  • Pesquisa demográfica: Uma vez que você navegar em alguns perfis de participantes, você terá uma ideia de que tipo de pessoas compartilham conteúdo como o seu. É subjetivo, mas é útil quando você está tentando obter alguns insights sobre seu público-alvo.
  • Obter retweets: Encontre pessoas que retweetam com frequência, em seguida, peça por um retweet via e-mail, DM ou um tweet. Se o seu conteúdo é bom, você ficará surpreso com quantas pessoas ficarão felizes em compartilhar.

Aqui está o que eu tweetei para alguém interessante que eu encontrei para tweetar o meu conteúdo:

Olá @nome, eu acabei de lançar este conteúdo, eu acho que você vai gostar e tem tudo a ver com você: [URL], sinta-se livre para compartilhar se você gostar :).

Análise de Conteúdo

Esta é uma das minhas partes favoritas sobre esta ferramenta – a capacidade de ver o desempenho do conteúdo ao longo do tempo num piscar de olhos.

Basta clicar no botão “detalhes” na extrema direita do link do conteúdo e você verá uma tela mostrando o número de domínios/referências ao longo do tempo, os backlinks, o número de ações sociais e todas as palavras-chave que são classificadas, juntamente com o progresso ao longo do tempo.

Vamos pegar aqui como referência de estudo de caso, o site da Endeavor.

analise de marketing de conteúdo ahrefs

É uma ótima maneira de ver se uma parte do conteúdo fortemente compartilhado está fazendo bem na SERPs. Tráfego orgânico forte + backlinks significa que você deve criar mais conteúdo desse tipo em seu próprio site para crescer sua autoridade.


5. Keywords Explorer

Keywords Explorer

Keywords Explorer te dá uma visão sobre palavras-chave e rankings orgânicos. Digite as palavras-chave separadas por vírgula na caixa de pesquisa e você verá uma análise aprofundada e crescimento em rankings/palavras-chave ao longo do tempo.

Esta é uma característica muito legal que você vai querer acessar sempre que necessário para encontrar “ideias-chave” e oportunidades. Vamos olhar com mais detalhes.

Painel de controle

Esta é a tela que vai aparecer quando você digita uma palavra-chave na caixa de pesquisa.

Keywords for marketing digital Aherfs

Você vai ter uma estimativa das palavras-chave e o tráfego mensal a partir dessas palavras-chave. Você também verá principais concorrentes, páginas, o crescimento nos rankings orgânicos, e muito mais

É particularmente interessante observar este gráfico para entender como um todo, se  a estratégia de conteúdo de um determinado site está funcionando ou não.

Páginas e Domínios

Ao verificar o painel esquerdo você irá ver muito opções para explorar, tráfego em termos de páginas do site, em termos de domínio e muitas outras opções.

Keywords explorer ahrefs

Esta é uma boa maneira de descobrir que tipos de conteúdos realmente estão fazendo a diferença e usar essas ideias nos seus próprios conteúdos.

PPC

Quer saber que palavras-chave são realmente rentáveis para um site? Simples: verifique quais palavras-chave são realmente para publicidade.

Esta ferramenta permite que você faça exatamente isso – ela irá mostrar uma lista de palavras-chave de um site que anuncia no Google, juntamente com as principais páginas do site e uma seleção de anúncios.

Use esses dados para encontrar palavras-chaves rentáveis.

Além disso esta ferramenta também permite que você descubra a cópia do anúncio e urls de páginas de destino. Perfeito para engenharia reversa de concorrentes no Adwords e sobrepondo os milhares de reais que o seu concorrente certamente gastou otimizando suas campanhas.

Somente em termos de comparação. Eu joguei as mesmas palavras-chave “semente” em algumas outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave para comparar o número de sugestões de palavra-chave e abaixo está o resultado.

Keyword Tool Research

sugestões

Ahrefs Keywords Explorer

 34,859

Long Tail Platinum Cloud

 2,706

KW Localizador

200 ou 700

Keywords Explorer não só trás de volta mais resultados do que qualquer outra ferramenta que eu testei, mas também superou seu concorrente mais próximo (LTP Cloud) por mais de 12x.

Você realmente não pode argumentar com esses números.

Encontrando Palavras-chave que trazem resultados

Então, nós já estabelecemos que os recursos do  keywords explorer é alimentado por um banco de dados monstruoso. Isso é ótimo.

Mas tão impressionante como ele é,  ainda está longe de ser o fator definitivo para qualquer ferramenta de pesquisa de palavra-chave. Afinal, não é sobre o tamanho. É sobre o que você pode fazer com as palavras-chave.

Não há nenhum ponto interessante em ter uma quantidade infinita de dados se você não pode corretamente filtrar as pepitas de ouro reais. Aquelas palavras-chave suculentas que trazem resultados, e são quase garantidas de trazer inundações de tráfego para seu site.

Então vamos falar sobre a filtragem.

filtrando palavras chave ahrefs

A grande filtragem realmente se resume à disponibilidade e precisão de determinadas métricas. Quanto mais dados você tem para trabalhar, mais eficazmente você pode filtrar grandes quantidades de sugestões de palavra-chave.

O Keywords Explorer permite filtrar com base em todas as métricas usuais, incluindo o volume de pesquisa mensal, o CPC e a dificuldade da palavra-chave.

Vamos começar com o óbvio: volume de pesquisa.

Você ficará satisfeito de saber, Ahrefs usa dados de fluxo de cliques para relatar volumes de pesquisa precisos, assim você pode facilmente filtrar com base em pesquisas e permanece completamente afetada por mudanças recentes do Google .

keyword explorer

Você pode filtrar por métricas adicionais que, tanto quanto eu sei, são exclusivos para este recurso de palavras-chave.

Agora é o CPS, ou cliques por pesquisa .

Keywords Explorer Cps Ahrefs free

Esta métrica indica quantos resultados as pessoas tendem a clicar para um determinado termo de pesquisa, e que diz muito sobre o potencial de tráfego.

Essencialmente, um CPS maior significa que você terá mais exposição em posições inferiores na página 1 do Google, porque as pessoas estão clicando mais para encontrar uma resposta.

Assim, por exemplo, eu posso filtrar todas as sugestões com um CPS inferior a “1.1”.

Keywords Explorer ahrefs preço

E agora eu estou à esquerda com apenas 850 palavras-chave de 11.284, mas eu sei que estas obtêm mais cliques, em média, o que significa que tem um potencial de tráfego mais elevado.

Em seguida, temos RR, ou Taxa de retorno.

Keywords Explorer Return Rate

Esta métrica é uma indicação relativa de quantas vezes as pessoas executam a mesma pesquisa exata ao longo de um mês. Uma pontuação de 1 significa que eles nunca procuram novamente e um pontuação de 2 significa que é procurada com bastante frequência.

Eu sei que a própria escala é um pouco confusa, e provavelmente melhor medido em relação às suas outras sugestões de palavras-chave. Mas de qualquer forma, é uma visão útil.

Os benefícios do KD e Métricas Avançadas

Você deve ter notado algumas das métricas avançadas no interior do Keywords Explorer, e que as vezes passam sem ser percebidas. Pelo menos, eles parecem ficar meio que escondidas.

Keywords Explorer seo site

Na realidade, Ahrefs utiliza dados em cache para otimizar a velocidade e impedir que os usuários coloquem pressão desnecessária sobre os recursos. Em outras palavras, a maioria dos dados está lá e também são totalmente filtráveis.

Veja na imagem abaixo:

Keywords Explorer backlinks

Esse recurso está trabalhando em dados armazenados em cache.

Dado o enorme número de resultados que você recebe de volta a partir desta ferramenta e os altos custos envolvidos na coleta deste nível de dados, é compreensível. Além disso, o cache ainda é de apenas alguns dias na maioria dos casos.

Para solicitar uma atualização, basta clicar no botão “Obter métricas” ou “get metrics” ao lado de cada palavra-chave individual ou verificar várias palavras-chave para fazer isso “em lotes” (em massa).

Keywords Explorer link checker

Vai levar alguns segundos a alguns minutos para atualizar, dependendo de quantas palavras-chave você selecionou. Mais uma vez, considerando a quantidade de dados que é puxado, eu acho que é muito razoável.

Assim que terminar, ele vai puxar os dados avançados e te dar a pontuação de dificuldade de uma palavra-chave atualizada.

Isto vem com um custo, no entanto.

Dependendo do seu plano, você terá um número limitado de “créditos”, que permitem que você puxe métricas avançadas.

Keywords Explorer link explorer keywords

Se você ficar sem créditos, você ainda será capaz de usar o recurso Keywords Explorer, mas você estará um pouco mais limitado na busca de volume e de cache.

Métricas Confiáveis do KD

É difícil rever uma ferramenta de pesquisa de palavra-chave nos dias de hoje sem dedicar uma seção inteira a “dificuldade da palavra-chave”.

Muitas pessoas dedicam todas suas estratégia de pesquisa de palavras-chave em torno desta única métrica.

KD (Dificuldade da palavra-chave) é mostrado ao lado de cada uma das suas sugestões de palavra-chave, a maioria das quais serão armazenadas em cache (Se estiver na cor acinzentada, está armazenado em cache. Se estiver colorido, ela está atualizada.)

Keywords Explorer seo checker tool

Como mencionei antes, o cache ainda é de apenas alguns dias na maioria dos casos, por isso ainda é muito confiável.

Agora, é importante compreender que Ahrefs calcula a dificuldade da palavra-chave puramente baseado no uso de dados de backlinks. Mais especificamente, o número médio de domínios referidos na primeira página do Google.

O que você vai notar de imediato, é que ele funciona em escala exponencial. Não é equilibrada. Assim, mesmo que isto vai de 0 a 100, uma pontuação de 50 não indica um nível de dificuldade médio.

E como você pode imaginar, esses valores acabam sendo muito diferentes da forma como eles são calculados em outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave.

Na verdade, você pode fazer um teste das mesmas palavras-chave novamente através de várias ferramentas para mostrar como elas se comportam. Com toda certeza, você verá diferentes métricas em cada ferramenta para a mesma palavra-chave.

De todas as ferramentas de palavras-chave que testei até hoje, Aherfs foi a mais precisa ferramenta para determinar a dificuldade de palavra-chave.

Entenda o Movimento da SERP com histórico de posições

Você vai adorar isto.

Com Histórico de posições, Keywords Explorer (mais uma vez) leva a investigação a fundo da palavra-chave mais do que apenas procurar volumes e scores de dificuldade de palavras-chave.

Com esse recurso, você pode ver exatamente como os top 5 resultados do Google mudaram ao longo do tempo para uma determinada palavra-chave.

Keywords analises

É legal, sem dúvida, e muito útil.

Usando Histórico de posições você pode obter uma perspectiva única sobre o movimento SERP, que lhe diz o quão difícil pode ser para “penetrar” nas top 5 posições.

Se você ver um movimento grande no gráfico, isso significa que o Google ainda está tentando decifrar os “melhores” resultados. Uma boa oportunidade para você pegar uma fatia com algum conteúdo e garantir um lugar.

Análise SERP

Tão bom como obter a dificuldade da palavra-chave ao longo dos anos, ainda é sempre uma boa ideia fazer uma revisão manual das suas palavras-chave.

Por isso, quero dizer apenas identificar a força global de uma determinada palavra-chave com base em quem está classificando na primeira página do Google.

Análise SERP é o nome mais adequado para dizer.

Assim, como o Keywords Explorer vai lidar com isso?

Bem, para analisar uma sugestão de palavra-chave, você precisa primeiro “Obter métricas”, como foi mostrado acima.

Keywords Explorer analise SERP

E isso fará uma análise SERP.

Keywords Explorer a herfs serps

As principais colunas você deve prestar mais atenção. São o Domain Rank (DR), URL Rank (UR), juntamente com as métricas de nível de página e link de nível do domínio.

Como Ahrefs tem um índice abrangente, realmente faz com que este tipo de análise se torne super confiável.

Outra métrica útil mostrado aqui é o número de “palavras-chave” orgânicas.

Keywords Explorer KW keywords Busca organica

Isso ajuda você facilmente a ir de uma pesquisa de palavra-chave tradicional para uma abordagem baseada no concorrente com o clique de um botão.

Você pode ir “cavando” através de uma lista de palavras-chave e encontrar um concorrente muito fraco com ranking elevado nos SERPs.


7. Comparação de domínio & Relatório Batch

Com a comparação de domínio, você pode comparar até 5 domínios uns contra os outros.

Você obterá dados aprofundados em sua classificação de domínio, seguidores sociais, domínios referentes, backinks, etc.

Domain Comparison Ahrefs

Use este recurso para ver como você está em relação a sua concorrência (uma vez a cada 6 meses tire um screenshot e compare com o tempo).

Ahrefs também tem uma ferramenta de análise de lotes (em massa) para recolher informações sobre uma lista de domínios. Basta digitar um monte de domínios ou URLs e Ahrefs irá mostrar as suas métricas no nível de domínio.

Batch Analysis Ahrefs

Eu uso extensivamente na construção de listas de concorrentes dentro da minha faixa de domínio. Faço uma Avaliação para fazer uma engenharia reversa mais tarde.


8. Barra de ferramentas de SEO

Além de todo o exposto aqui, Ahrefs também tem sua própria barra de ferramentas de SEO para Chrome e Firefox. Isto é como as outras barras de ferramentas de SEO que você pode ter usado antes, só que usa dados de Ahrefs.

Há duas maneiras de obter dados sobre um site com a barra de ferramentas de SEO:

I. Sobreposição SERP: Toda vez que você procurar uma consulta no Google, você verá as principais estatísticas sobre a URL nos resultados da pesquisa.extension ahrefs

Muito útil para substituir a ferramenta de dificuldade de palavra-chave.

Você só precisa ir no google e buscar o que deseja, depois olhar para as métricas dos 10 melhores resultados para ter uma ideia de quão competitivo a palavra-chave é.

II. Estatísticas, nível de domínio/página: Enquanto navega na web, você verá uma pequena barra na parte superior da página com estatísticas detalhadas sobre a URL. Isto inclui a classificação de URL, backlinks, domínios referentes, ações sociais e estatísticas ao nível do domínio.

domain e paginas rank

Use a barra de ferramentas quando você estiver fazendo a pesquisa do concorrente. Você vai economizar muito tempo em vez de ir para Ahrefs.

Conclusão

Ahrefs é uma ferramenta de SEO essencial. Eu estou usando todos os dias para manter o controle dos rankings de meus sites, debater ideias de conteúdo, fazer pesquisa de palavra-chave e para encontrar novas oportunidades de backlinks. É o ‘canivete suíço’ do marketing, e é quase indispensável.

Claro que não é uma ferramen barata, mas realmente vai valer cada centavo investido – Ahrefs pode substituir várias ferramentas. Uma única assinatura em Ahrefs pode fazer o trabalho de Moz, SEMRush, Buzzsumo, Long Tail Pro e Rank Tracker combinando todos.

Se você fosse comprar todas essas ferramentas separadamente, você estaria gastando uma boa fortuna por mês.

O que eu gosto mais em Ahrefs é que a equipe está realmente dedicada a melhorar o produto e atender com grande satisfação. Eu conversei com Nick Churick da Ahefs, e tive uma excelente experiência e comunicação com ele.

Então, se você está levando o seu marketing digital a sério, você deve investir algum dinheiro em uma assinatura Ahrefs. Você terá muito mais que o seu investimento de volta – dentro de algumas semanas, se você realmente agir sobre a informação que você receber.

  • Eficácia - Você vai aprender muito e fazer melhores decisões de marketing
  • Preço - Não é barato, mas vale a cada centavo investido
  • Fácil de Usar - Toma algum tempo para entender, mas é muito intuitivo
  • Suporte - Grande Suporte
5

Resumo

Se há uma ferramenta de marketing que é verdadeiramente indispensável para a GerandoBlogs, é Ahrefs. E deve ser para qualquer empreendedor online e criador de conteúdo sério ou para você que trabalha especificamente com SEO. Eu tenho certeza que a partir do momento que começar a usar Ahrefs, seu negócio vai mudar.

Ahrefs – Ferramenta Diferenciada Para Obter Grandes Resultados Em Marketing Digital