Início » Como Corrigir o Problema “Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados” No WordPress

Como Corrigir o Problema “Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados” No WordPress

Se você tem navegado pela internet por um tempo, você tem pelo menos visto este erro algumas vezes: Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados.

E este problema pode ser causado por muitas razões. Para iniciantes no WordPress, isso poderia ser extremamente frustrante, especialmente quando acontece quando você nem mesmo altera alguma coisa.

Este erro já aconteceu comigo muitas vezes.

Ao fazer a pesquisa para encontrar possíveis causas, percebemos que não havia um bom artigo que cobrisse tudo sobre este erro.

Então neste artigo, mostraremos como corrigir o erro ao estabelecer uma conexão de banco de dados no WordPress compilando uma lista de soluções em um só lugar.

Observação: antes de fazer qualquer alteração no banco de dados, verifique se há backups suficientes.

Por que você recebeu o erro ao estabelecer uma conexão de banco de dados?

Bem, em resumo, você está recebendo esse erro porque WordPress é incapaz de estabelecer uma conexão de banco de dados. Agora, a razão pela qual o WordPress é incapaz de estabelecer uma conexão de banco de dados pode variar.

Pode ser que suas credenciais de login no banco de dados estejam erradas ou tenham sido alteradas (muitas das vezes este problema soluciona o problema). Pode ser que o servidor de banco de dados não responda. Pode ser que seu banco de dados tenha sido corrompido.

Em nossa experiência, a maioria das vezes este erro acontece por causa de algum tipo de erro de servidor no entanto, poderia haver outros fatores também. Vamos dar uma olhada em como solucionar esse problema.

O problema ocorre para /wp-admin/ também?

A primeira coisa que você deve fazer é certificar de que você está recebendo o mesmo erro no front-end do site, e no back-end do site (wp-admin).

Se a mensagem de erro for a mesma em ambas as páginas “Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados”, então prossiga para a próxima etapa.

Se você está recebendo um erro diferente no wp-admin por exemplo, algo como “Uma ou mais tabelas de banco de dados estão indisponíveis”. O banco de dados pode precisar ser reparado”, então você precisa reparar seu banco de dados.

Você pode fazer isso adicionando a seguinte linha no seu arquivo wp-config.php. Adicione antes da linha ‘That’s all, stop editing! Happy blogging’.

define('WP_ALLOW_REPAIR', true);

Depois de ter feito isso, você pode ver as configurações visitando esta página: http://www.seudominio.com/wp-admin/maint/repair.php

Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados No WordPress

( Este conteúdo pode aparecer em inglês ou português)

Lembre-se de que o usuário não precisa estar logado para acessar esta funcionalidade quando essa configuração é definida.

Isso ocorre porque sua principal intenção é reparar um banco de dados corrompido, os usuários muitas vezes não podem fazer login quando o banco de dados está corrompido. Assim que você terminar de reparar e otimizar seu banco de dados, certifique-se de remover isso do seu wp-config.php.

Se este reparo não corrigir o problema, ou você está tendo problemas para executar o reparo, em seguida, continue lendo este artigo, pois você pode encontrar outra solução que funcione.

Verificando o arquivo WP-Config

WP-Config.php é provavelmente o arquivo mais importante em toda a sua instalação WordPress. Este é o arquivo onde você especifica os detalhes para o WordPress se conectar ao seu banco de dados.

Se você alterou sua senha de “root”, ou a senha do usuário do banco de dados, então você precisará alterar este arquivo também. A primeira coisa que você deve sempre verificar é se tudo no seu arquivo wp-config.php é o mesmo.

define('DB_NAME', 'database-name'); define('DB_USER', 'database-username'); define('DB_PASSWORD', 'database-password'); define('DB_HOST', 'localhost');

Lembre-se de que seu valor DB_Host pode nem sempre ser localhost. Dependendo do host, será diferente. Para hospedagem de sites populares como HostGatorBlueHost , é localhost ( consulte sua hospedagem).

Algumas pessoas sugeriram que conseguiram reparar este problema substituindo o localhost com o IP. É comum ver esse tipo de problema ao executar o WordPress em um ambiente de servidor local . Por exemplo, no MAMP, o valor DB_Host quando alterado para o IP pode funcionar.

define('DB_HOST', '127.0.0.1:8889');

IP vai variar para serviços de hospedagem on-line.

Se tudo neste arquivo está correto (certifique-se de verificar erros de digitação), então é justo dizer que há algo de errado no “final do servidor”.

Verifique seu Web Host (Servidor MySQL)

Muitas vezes você vai notar este erro ao estabelecer conexão com o banco de dados quando o seu site recebe uma grande quantidade de tráfego de uma vez.

Basicamente, o servidor host não pode lidar com a carga (especialmente quando você está em hospedagem compartilhada). Seu site vai ficar muito lento e para alguns usuários até mesmo o aparecimento do erro.

Portanto, a melhor coisa que você deve fazer é comunicar via telefone ou livechat com o seu provedor de hospedagem e perguntar a eles se o seu servidor MySQL é responsivo.

Para aqueles usuários que querem testar por conta própria se o servidor MySQL está executando , você pode fazer algumas coisas.

Teste outros sites no mesmo servidor para ver se eles estão tendo o problema. Se eles também estão recebendo o mesmo erro, então definitivamente há algo de errado com o seu servidor MySQL. Se você não tiver nenhum outro site nesta mesma conta de hospedagem, basta ir ao seu cPanel e tentar acessar phpMyAdmin e conectar o banco de dados.

Se você pode se conectar, então precisamos verificar se o usuário do banco de dados tem permissão suficiente. Crie um novo arquivo chamado “testarconexao.php” e cole o código a seguir:

<?php $link = mysql_connect('localhost', 'root', 'password'); if (!$link) { die('Could not connect: ' . mysql_error()); } echo 'Connected successfully'; mysql_close($link); ?>

Certifique-se de substituir o nome de usuário e a senha. Se for conectado com êxito, então isso significa que o usuário tem permissão suficiente, e há algo a mais que está errado. Volte para o seu arquivo wp-config para ter certeza de que tudo está correto (verifique novamente para possíveis erros de digitação).

Se você não pode se conectar ao banco de dados, vá para phpMyAdmin, então você já sabe que é algo com o seu servidor. Isso não significa necessariamente que seu servidor MySQL está desativado. Isso pode significar que seu usuário não tem permissão suficiente.

Então, se você receber o erro de acesso negado ao conectar-se ao seu phpMyAdmin ou através de resultados do testarconexao.php, então você deve entrar em contato com o seu host imediatamente para obter uma ajuda. Desta forma eles vão poder corrigir!

Soluções que funcionaram para os outros

É importante notar que estas soluções podem não funcionar para você. Use com seu próprio risco e certifique-se de que você tem backups suficientes se algo der errado (essas soluções foram encontradas e tiradas de outros conteúdos).

1- Mesmo depois de reparar o banco de dados, o erro não desaparecer, o problema pode ser a url do site. Execute a consulta SQL indo para phpMyAdmin:

UPDATE wp_options SET option_value='SEU_SITE_URL' WHERE option_name='siteurl'

Certifique-se de substituir “SEU_SITE_URL” pelo exemplo de url real: https://www.gerandoblogs.com. As opções wp serão diferentes se você tiver alterado o prefixo padrão do banco de dados do WordPress .

Isso pode corrigir o problema, mas lembre-se: é por sua conta e risco!

2 – Se você for capaz de conectar o banco de dados com o testarconexao.php, ótimo! Algumas pessoas dizem que mudar o usuário wp-config.php para o “usuário root” funciona. Em seguida, reverta as configurações de volta para o database-user.

3 – Se você remover o conteúdo de active_plugins na tabela wp_options e editar o conteúdo de recently_edited, basicamente pode corrigir o problema. Por favor, veja sobre essa solução neste link!

4 – Lemos em várias fontes que os usuários simplesmente carregaram uma nova cópia do WordPress e corrigiu o erro. Você pode tentar isso também caso as soluções acima não ajudem.

Este é um erro realmente frustrante. O que você tentou que funcionou para você? Teremos o maior prazer em expandir esse recurso, para que outros não tenham que perder tanto tempo para encontrar uma solução mais rápida.

Deixe no comentário a solução que você encontrou para o “Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados” No WordPress! 🙂

Jader Erro Ao Estabelecer Uma Conexão Com o Banco de Dados No WordPress

 

 

 

Inscreva-se Gratuitamente Para Receber Dicas, Estratégias Para Blogueiros, Ferramentas, Plugins, Temas e Muito Mais!

Obrigado...

 

Verifique Seu Email Para

Confirmar a Inscrição! 🙂

About the Author:

Um Cara Apaixonado Por Empreendedorismo, Marketing Digital e Blogs. Meu Objetivo é Impactar Positivamente o Máximo de Pessoas Que Entram Aqui Neste Espaço!

Receba Conteúdo VIP Grátis

Coloque Seu Email Abaixo:

Obrigado.

 

Basta Agora Confirmar

O Email Que Foi Enviado

Pra Você! :)

Gostaria de Receber Conteúdo VIP e Atualizações Grátis do Blog ?

Conteúdo VIP Sobre Como Criar Seu Negócio Digital Usando Blogs! Clique Em "Sim" Para Poder Começar a Ser VIP!

Conteúdo VIP Gratuito!

Coloque Seu Melhor E-mail Abaixo Para Receber Todo o

Conteúdo Exclusivo Sobre Blogs! Acesso Imediato :)

Obrigado! :)

Verifique Seu E-mail 
e Confirme Sua Inscrição
!