Yoast seo é um dos plugins wordpress mais conhecidos voltados para SEO. Com milhões de downloads feitos na plataforma de plugins wordpress.

Este tutorial cobre toda a configuração do Yoast SEO Plugin.

Este plugin é uma grande potência de ferramenta que vai lidar com todas as configuráveis ​​de SEO que você jamais poderia imaginar para a instalação do WordPress.

O plugin é robusto e pode ser ajustado de forma otimizada para os resultados do “Search Engine”. E é atualizado constantemente.

Se você já tem um plugin WordPress SEO existente, mas quer mudar para o Yoast seo, você pode trocar por ele usando um plugin chamado ‘SEO Data Transporter “, que pode migrar dados de plugins de SEO como Headspace , Platinum e All in One SEO Pack.

Os próprios plugins de seo já tem essa opção de importar dados de outros plugins. Caso você deseje mudar para um que te agrade mais, basta buscar nas configurações do plugin que você quer utilizar.

Se você está migrando para wordpress yoast seo basta ver o vídeo abaixo.

Primeiro você deve instalar o plugin yoast seo e depois na barra lateral horizontal esquerda, ir em “SEO” => “TOOLS”, veja abaixo o vídeo!

 

 

Se você optar em utilizar o Seo data transporter, basta simplesmente fazer a importação dos dados e excluir o plugin antigo. É simples!

Em “tools” você também tem a opção “Bulk Editor” (veja no vídeo) – ele te dá opção de edição de título e descrição em massa! Edite vários posts/páginas em massa facilmente.

Este guia tem como objetivo percorrer as diferentes configurações de Yoast Seo plugin e dar as explicações ao usuário e algumas boas definições como uma linha de base sobre o que usar!

Obviamente existem muitas opções diferentes no plugin e necessidades diferentes de usuários, assim não sinta que sua configuração tem que corresponder exatamente o que vou te orientar aqui, não há melhores configurações, como tal, e as pessoas vão argumentar sobre o que funciona melhor.

Eu até encorajo você a deixar seu comentário, e trocar informações comigo sobre sua configuração escolhida do wordpress yoast seo plugin.

O guia é bastante longo e dividido em várias partes, eu adicionei texto âncora para as principais listas abaixo para que você possa facilmente retornar às guias listadas.

Instalação e Ativação do WordPress Yoast Seo Plugin

Em WordPress vá em ‘Plugins “>” Adicionar Novo” busque por ‘WordPress SEO” e “Instalar agora” e, em seguida, ativá-lo.

Ou  Vá diretamente para o Plugin wordpress seo yoast aqui!

Após Yoast seo Instalado, vamos para a próxima etapa:

Definições de Interface

Uma vez ativado o plugin e acessível a partir do seu painel do WordPress, tanto no menu horizontal e barra lateral vertical existem opções de configuração. O menu horizontal tem alguns links para ferramentas-chave de pesquisa, incluindo a ferramenta de palavras chave do Google , o Google Insights.

No menu vertical, se você abrir um post logado como admin, você vai poder acessar vários links relacionados do wordpress seo by yoast para te ajudar na otimização de seu post ou página específicos.

Procure por “SEO” na barra lateral ou no menu vertical e verifique os links.

O plug-in wordpress yoast seo funciona a partir de dois níveis; Globais e locais.

Configurações globais estão no site inteiro e incluem configurações de SEO padrão para todo o seu conteúdo e as configurações locais são mais específicas para posts, páginas e categorias!

Vamos começar 🙂

Nota Importante: Todos os vídeos mostram as minhas configurações. Deste o início. Se você quiser, pode pular diretamente para cada vídeo onde eu explico rapidamente (vídeos bem curtos) o que você deve configurar em seu plugin de seo.

WordPress Yoast SEO Plugin – Configurações Globais

* Painel de instrumentos
* Títulos & Meta
* Social
* Sitemaps XML
* Avançado
* Permalink
* Links Internos (breadcrumbs)
* RSS
* Extensões
* SEO box local ( Configuração local – No editor de posts, páginas e categorias)

As configurações listadas acima são as configurações WordPress seo globais para seu blog – há também uma definição SEO locais para posts/páginas/categorias/tags como eu já havia falado.

Mas, primeiro, vamos olhar para as configurações globais gerais …

Painel de Instrumentos

 

Geral – Começando você deve clicar em “Geral”, Vá no menu lateral esquerdo, procure por “SEO” e em seguida “Geral”

Permitir Rastreamento (Tracking) – Não vejo mal nenhum em deixar isso marcado pois ele vai ajudar o desenvolvedor com pesquisa e desenvolvimento ( é claro rs ).

Em seguida, logo abaixo o painel tem uma boa introdução para o plugin através do botão “Iniciar tour”.  Talvez você queira fazer um tour.

Você também pode clicar no botão para voltar as configurações iniciais caso seja necessário.

Nas suas informações pode ser colocar o nome de seu blog em “website nome” e em nome alternativo, deixe em branco ou coloque o nome alternativo que você quiser.

Logo em seguida tem a opção de informações  “pessoa ou empresa”. Escolha qual é a sua categoria ( veja vídeo).

Ferramentas para Webmasters – Agora nas ferramentas de webmaster, como na própria especificação, você deve verificar seu site, se ainda não foi verificado com estes motores de buscas e redes sociais, insira detalhes. Caso já foi verificado, basta ignorar esta parte.

Não há necessidade de colocar nada aqui se sua verificação já foi feita. Caso ainda não, você deve clicar nos links e verificar os sites. Os links já levam direto para a página especifica das ferramentas. Simplesmente cadastre-se e siga os passos para verificar seu site.

Segurança – Aqui só existe essa opção: “Desabilitar a parte Avançada da caixa de metadados do WordPress Yoast SEO”. Eu optei em deixar marcada.

A parte “Geral” do wordpress seo plugin chegou ao fim – você pode conferir no vídeo toda configuração feita por mim.

Títulos & Meta

 

A próxima seção do wordpress seo plugin é “Títulos e Meta”. Este seção é dividido em 6 abas na parte superior.

Definições Yoast Plugin wordpress seo – Título e metas

1 – Geral
2 – Página Inicial
3 – Tipos de Posts
4 – Taxonomias
5 – Arquivos
6 – Outros

 1 – Geral

Configurações de Título

Títulos é provavelmente o fator mais importante em SEO; Pois é ele que defini seu conteúdo.

A opção “Enable force rewrite titles” (Forçar reconfiguração de Títulos) – você pode deixar desmarcada (veja no vídeo).

Título Separator – Aqui nesta opção você pode escolher um separador de título. Exemplo: GerandoBlogs – Marketing digital ou GerandoBlogs » Marketing digital.

Apenas escolha qual se adapta ao seu gosto – ele é aplicado como um separador de palavras entre as peças distintas de dados no título.

2 – Página Inicial

Esta parte não deixa de ser importante também.

Aqui você defini as configurações para sua home page. Geralmente a parte modelo de título já vem pronta pelo próprio plugin, você apenas tem que preencher a descrição e colocar suas palavras-chave separadas por vírgula.

Lembre-se que a descrição é curta ok.

Em alguns casos (dependendo do tema) o modelo de título não vem configurado pelo plugin, basta você então colocar essa variável abaixo:

%%sitename%% %%page%% %%sep%% %%sitedesc%%

Nota Importante 1: Devido a nova atualização do wordpress seo plugin yoast seo, agora as variáveis ( como mostrado acima) são incluídas em todos os modelos de títulos. Não há necessidade de substituir, basta deixar na configuração inicial estabelecida pelo plugin.

Mas você pode, por opção, incluir essas variáveis e outras nos modelos das descrições e palavras-chave, isso vai depender do modelo do template e outros fatores.

Geralmente quando você inseri uma variável e ela não é aceita como correta para seu template específico, o próprio plugin vai te notificar e mostrar uma mensagem como essa por exemplo:

– Warning: the variable %%category_description%% cannot be used in this template. See the help tab for more info.

Traduzido:

– Aviso: a variável %% category_description%% não pode ser utilizado neste template. Consulte o guia de ajuda para mais informações.

Veja imagem abaixo ( em inglês) das variáveis que você pode incluir, caso seja seu desejo:

variaveis-wordpress-seo-plugin

Nota Importante 2: Nunca esqueça de clicar em “salvar configurações” após finalizar sua edição. Nunca é demais lembrar isso. 🙂

3- Tipos de Post

Esta PARTE define seus posts/Páginas e quaisquer outros tipos que você possa ter em seu blog.

As pessoas vão ter a sua própria opinião sobre o que funciona melhor aqui. Por isso, como mostrado no vídeo, eu fiz apenas algumas mudanças necessárias.

O plugin já vem com uma configuração básica de variável. Esta é uma boa pré-configuração bem definida pelo plugin e você não tem que gastar tempo pensando sobre como fazer.

Você pode optar por definir o conteúdo a “noindex”. Siga se você assim o desejar. Se você quiser o conteúdo não indexado no Google – se você talvez está querendo fazer páginas específicas “privadas” ou páginas propositadamente duplicadas – essa opção é necessária.

Para ficar visível para os mecanismos de buscas não marque essa opção.

Você tem a opção de substituir todas essas configurações em um post/página em uma base individual, digitando dados (variáveis) diretamente na caixa de SEO local, mas isso fica a seu critério.

4 – Taxonomias

Taxonomias são, basicamente, como você gosta de classificar seu conteúdo em termos de palavras e vem em duas formas em WordPress – Categorias e Tags – de um modo geral, as categorias são mais amplas com uma estrutura hierárquica e mais amplamente utilizado, as tags são mais específicas, de uma estrutura plana e utilizado em menor grau.

Não é realmente aconselhável usar os mesmos termos de palavras em ambas as categorias e tags, pois isso, está beirando o conteúdo duplicado e também não é o caminho certo para estruturar seu conteúdo.

Opte em “noindex” um ou outro, fica a seu critério – no meu caso, eu optei em noindex as Tags. ( veja vídeo). Logo abaixo eu também coloquei noindex em formatos – fica aqui a seu critério também.

5 – Aquivos

Em seguida, essa opção está cobrindo Autor e Data de Arquivos, também Pesquisa & Páginas 404.

Eu optei “noindex” nos arquivos de autor ou nos arquivos de datas, pois eles não são uma parte importante do site, e de novo, eu quero evitar qualquer conteúdo duplicado no Google. ( veja o vídeo)

6 – Outros

Aqui eu marquei essas opções devido as minhas configurações anteriores no plugin wordpress yoast seo (veja vídeo):

* Desindexar sub-páginas de arquivos

* Usar a tag meta keywords (palavras chave)?

As outras opções eu deixei desmarcada. 😉

Social

 

Cada vez mais as redes sociais estão assumindo um papel muito importante em se tratando de SEO.

Então aqui você deve interligar o seu site com o seu Facebook e outros sites de mídia social.

O plugin WordPress Yoast Seo permite que você publique, na seção principal de suas páginas, meta tags de dados no Facebook, Twitter, Pinterest  e Google+.Essas tags podem usar trechos de seus dados para uso em seus links no Facebook, por exemplo, e outras.

Você também pode inserir um administrador no Facebook para ligar de volta para o Facebook e ver suas ideias de dados.

As configurações sociais aqui também permitem que você especifique uma imagem padrão.

Essa parte do plugin é muito auto-explicativo e realmente vai ser fácil pra você entender.

Você pode configurar facilmente twitter ( veja vídeo) e também Pinterest e Google+.

Para verificar se você configurou corretamente suas redes sociais veja os links abaixo:

Pinterest: Pinterest Verificação

Facebook: Facebook Tools

Google: Google Rich Snippets

Sitemaps XML

 

Se você não usa quaisquer outros plugins para Sitemaps então você deve usar este – as configurações padrão são muito boas e não há necessidade de modificar (veja no vídeo acima);

O mapa do site pode ser encontrada em www.seusite.com/sitemap_index.xml (existe um botão para você acessar) existe um sub sitemaps para incluir cada tipo de conteúdo (e mais, se você tiver tipos personalizados).

Cada novo conteúdo que é adicionado ao seu site, os sitemaps são atualizados, os motores de buscas são notificados de seu novo sitemap, que por sua vez, vai ter seu conteúdo indexado mais rápido e também vai notificá-lo de quaisquer erros na ferramenta Webmaster.

Em “sitemaps de usuário” eu marquei a opção “desativar sitemap de autor”, de acordo com minhas configurações anteriores.

Em “tipos de posts”, eu marquei a opção para não incluir em meu post “mídia” (veja vídeo).

Em “taxonomias”, eu marquei que não seja incluído em meu post “ “tags e formatos”, de acordo com minhas configurações anteriores.

Importante – Desative ou exclua o plugin google xml sitemaps se você estiver ativado o sitemap deste plugin… para evitar conflitos ok. 🙂 . Use um ou outro – eu particularmente uso o sitemap deste plugin – até porque evito de ter plugins extras, concentrando tudo em um único.

Avançado

 

Links Internos (Breadcrumbs)

Links internos – Breadcrumbs é uma grande ferramenta para a navegação do usuário e estrutura do site. Aqui, o separador são as duas flechas ‘>>’ conhecidos em termos de html como ‘& raquo;’.

Eu ativei essa opção, como você pode conferir no vídeo.

Para configurar o breadcrumbs você precisa adicionar o código PHP abaixo para o seu tema:

<?php if ( function_exists('yoast_breadcrumb') ) {
 yoast_breadcrumb('<p id="breadcrumbs">','</p>');
} ?>

Copie o código abaixo e cole-o em seus modelos.  colar o código no ‘index.php’ após a div com um id= primary como este:

get_header(); ?>
<div id="primary">
<?php if ( function_exists('yoast_breadcrumb') ) {
 yoast_breadcrumb('<p id="breadcrumbs">','</p>');
} ?>
<div id="content" role="main">

Alternativamente você pode usar estes plugins que vão cobrir essa função do plug yoast seo:

Breadcrumb-navxt

Really simple breadcrumb **

Alguns templates já vem com essa configuração. Veja no gerandoblogs o breadcrumb em ação na imagem abaixo:

wordpress seo plugin - como configurar

Você pode colocar o código de navegação em qualquer parte do modelo para posicioná-la, e também em outros modelos WordPress, onde você deseja que o breadcrumb apareça.

Permalinks

As configurações padrões do plugin já são ótimas. Aqui eu optei em “Redirecionar URLs de anexos para as URLs de seus posts pais”

Eu também marquei essa opção: “Remover palavras de parada das slugs”. Nenhum benefício, apenas uma preferência no sentido de mais clareza nas urls.

A estrutura permalink real das URLs são definidos em Painel > Configurações > Permalinks , preferencialmente, você pode usar essa opção marcando: “estruturas personalizadas” – e usando %postname%.

E por último em: Limpar o <head> – Eu marquei todas as opções (veja o vídeo).

As outras configurações você pode deixar o padrão, ou se desejar, mude a seu gosto.

RSS

Aqui está a configuração que você pode utilizar:

Em “Conteúdo a colocar no início de cada post do feed” Use:

%%BLOGLINK%% %%BLOGDESCLINK%%

Em “Conteúdo a ser adicionado após cada post do feed” Use:

O post %%POSTLINK%% apareceu primeiro em %%BLOGLINK%%.

 Extensões

Aqui você pode comprar e gerenciar algumas extensões que o autor do wordpress seo oferece. Existem alguns bons pugins premium de SEO adicionais.

Seo Box Local

 

As configurações WordPress SEO locais aparecem em cada Post e página de seu blog.

As configurações são divididas em quatro guias.

As Categorias e tags também têm uma configuração local que o plugin oferece (basta ir em “post” => “categoria”) mas estão limitados às tags regulares e opções de SEO.

Geral

Na guia Geral, você pode ver uma prévia de como o trecho de post/página ficará em uma página de resultados de busca do Google. Você pode adicionar seu título, descrição e palavras-chave.

O mais poderoso aqui é a palavra-chave foco. Adicione a palavra-chave foco, e todas as outras configurações. Após isso salve o post e vá para análise da página (veja o vídeo).

Análise de página

Guia análise de página vai lhe dar algumas dicas para melhor o trabalho de SEO no post/página – olhe para a análise e verifique se você tem todos os sinais verdes, amarelos não são o fim do mundo, mas evite os vermelhos.

Avançado

A guia avançado do wordpress yoast seo tem um conjunto de opções poderosas – os padrões são perfeitos. Não há necessidade de mudar nada aqui. Mas se você precisa configurar redirects, canonicals, noindex or nofollow para conteúdo específico, então este é o lugar.

Social

Você pode substituir os títulos padrões,descrições e imagens em seu conteúdo, que será exibido quando seus links são postados no Facebook e Twitter. Este vai substituir o título da página, meta descrição e imagem em destaque. Eu particularmente não utilizo essa parte.

Resumo

O plugin wordpress yoast seo deve estar no top 5 na lista de plugins necessários para WordPress. O autor realmente sabe o que faz e eu acredito que será muito difícil superar isso em termos de SEO para WordPress.

Há um monte de configurações que também têm sido feitas, que estão em conformidade com as melhores práticas do Google, procure atualizações para o plug-in quando eles se tornam disponíveis e sempre atualize para a versão mais recente.

Esta última versão teve um monte de otimização de código backend, assim o plugin irá carregar mais rápido do que anteriormente, e está definido para carregar apenas os recursos de que necessita por conteúdo exibido.

Um SEO sábio vai realmente preparar o seu site para a otimização completa quando se lida com todos os motores de busca, isso não significa que você vai começar a classificação No.1 no Google para qualquer palavra-chave, mas sim, lhe dá uma base sólida sobre qual palavra você precisa construir e desenvolver conteúdo rico e de qualidade.

Deixe seu comentário aqui, será um prazer trocar informações com você. Compartilhe também nas redes sociais. E por último, se inscreva e receba as melhores estratégias de marketing digital.

yoast seo

 

 

 

Descubra o Novo Mundo de Seo