O que é Open Source?

Open source é um termo usado para descrever programas de computador com seu código fonte disponível para que todos possam estudar. WordPress é um software de código aberto (software open source) e qualquer um pode usar, estudar, alterar e redistribuir seu código-fonte.

O modelo de desenvolvimento de software de código aberto permite que outras pessoas não apenas estudem o código, mas também o aprimorem testando, denunciando bugs (erros) e enviando “patches”.

Open Source e Suas vantagens

Os defensores deste modelo de desenvolvimento argumentam que o ambiente de desenvolvimento aberto permite que os desenvolvedores de software encontrem e corrijam rapidamente buracos e bugs de loop de segurança no software.

Oponentes do modelo de desenvolvimento de código aberto argumentam que o software de fonte aberta é realmente mais vulnerável porque a fonte é facilmente disponível para qualquer um para estudar e hackear. Eles também argumentam que o software open source vem com absolutamente nenhuma garantia e se algo de ruim acontece ninguém é responsável por danos.

Essas desvantagens são normalmente compensadas, entretanto, pela extensibilidade e customizabilidade do software de código aberto. Isso é facilmente visto em projetos como o WordPress. Como resultado de sua licença open source, o WordPress se tornou a plataforma dinâmica de publicação na web que é hoje.

Gostou sobre conteúdos relacionados com glossário de marketing digital e outros assuntos relacionados? Deixe um comentário caso você queira que nós abordemos outros assuntos com termos técnicos relacionados com marketing online, programação, blogs worpress etc.

Será um grande prazer pra nós do GerandoBlogs poder abordar temas diferentes e tirar todas as suas dúvidas relacionadas com estes assuntos. De qualquer forma, vamos abordando aos poucos os termos mais pedidos!

Leitura adicional:

Jader open source software