Infográficos estão crescendo cada vez mais em blogs e sites de variados nichos! É uma excelente forma de transmitir conteúdo.

Além de passar boas informações, os infográficos ajudam muito mais na compreensão do conteúdo. Pois imagens são muito melhores do que texto no sentido de transmitir informações. Como diz o ditado ” Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”.

Neste caso dos infográficos ele utiliza imagens e textos embutidos!

Neste artigo mostro pra você como criar facilmente infográficos ( em 3 etapas simples ) e apresento uma seleção das melhores ferramentas online para criar seu infográfico gratuitamente. Então vamos começar! Divirta-se 😉

Etapa 1: Colete dados/conteúdo, e escolha o seu modelo desejado.

Seu primeiro passo é coletar dados/conteúdo que você vai usar para preencher o seu infográfico, e escolher um modelo ( template ) apropriado de infográfico para representar esses dados. O importante é escolher um template que funciona especificamente para o tipo de dados/conteúdo que você deseja apresentar. Você pode pular para a etapa abaixo onde estão as ferramentas e selecionar seu template de infográficos, ou fazer o download dos templates abaixo.

Você pode coletar dados de terceiros ou usar seus próprios dados originais. Se você usar dados de terceiros, apenas tenha a certeza de que você corretamente cite as fontes do conteúdo onde está tirando as informações – assim como em qualquer outra boa parte do conteúdo.

Para manter o seu infográfico organizado e não espalhar uma tonelada de URLs de origens diferentes pelo infográfico, uma ótima maneira de citar suas fontes é a de incluir uma URL simples na parte inferior do seu infográfico, que vincula a uma página em seu site, listando as estatísticas individuais usadas em seu infográfico e suas fontes – como o próprio post que você está usando para publicar o seu infográfico. Dessa forma, o seu projeto parecerá limpo e profissional, mas as pessoas ainda serão capazes de acessar as fontes, não importa onde o infográfico é compartilhado ou incorporado.

Deixei abaixo pra você um novo template para o seu infográfico ( em .Psd editável e .Jpg ). É um infográfico curto, mas bem útil. Veja abaixo:

Infográficos - Download Template1-como criar um infográfico
 
Baixe gratuitamente aqui a fonte usada neste infográfico!

Quadro com código para copiar e colar no seu site:

[optin-monster-shortcode id=”oke2pijkqlnhqxopubav”]

Passo 2: Personalize o seu Infográfico.

Obviamente, esta é a parte mais demorada – mas é também a mais divertida! ( Se você usar uma das ferramentas abaixo vai ficar mais rápido o trabalho) Basta colocar um título brilhante , e conectar seus dados/conteúdo, e ajustar seus tamanhos de fonte e formatação.

Sinta-se livre para mudar os gráficos, por isso eles são relevantes para os dados que você está citando no seu projeto. Você pode usar gráficos simples e gráficos fornecidos pelo PowerPoint para criar, por exemplo, gráficos em formatos de barras ou gráficos em formatos de pizza.

Para personalizar a aparência do infográfico ainda mais, você pode adicionar ou alterar as cores ou estilos de fonte .

Coloquei mais um template para download em formato .PSD e .JPG pra você… Essa coisa toda me levou menos de uma hora para montar – seria um tempo muito maior se eu tivesse que começar do zero (e com certeza mais barato do que contratar um designer rs). Aqui está:

Infográficos - Download Template2-como criar um infográfico
 
Baixe gratuitamente aqui a fonte usada neste infográfico!

Quadro com código para copiar e colar no seu site:

[optin-monster-shortcode id=”oke2pijkqlnhqxopubav”]

Siga o link abaixo para ver um projeto mais completo que criei:

Veja aqui um exemplo de infográfico mais completo

Passo 3: Adicionar um código de incorporação e publicá-lo!

A única coisa que resta a fazer é publicar e promover o seu novo infográfico impressionante. Como mencionei anteriormente, recomendamos usar seu blog para publicá-lo (incluindo a sua lista de fontes), e criar e adicionar um código de incorporação para os visitantes compartilharem em seus próprios sites e blogs. ( como visto acima nos infográficos )

Para criar rapidamente seu código de incorporação basta acessar este site.

Será que ainda está difícil para criar seus Projetos visuais? Para deixar ainda mais fácil seu trabalho, eu selecionei 6 top ferramentas para criar infográficos gratuitamente. Veja abaixo:

01. Easel.ly

easel.ly - criar e compartilhar ideias visuais online - infográficos online visual

Easel.ly apresenta milhares de modelos de infográficos grátis e objetos de design, que os usuários podem personalizar para criar e compartilhar as suas ideias visuais online. Basta arrastar e soltar os elementos de design ( muito simples e intuitivo). Escolha um modelo a partir da biblioteca, ou carregue a sua própria imagem de fundo e comece do zero.

02. Vizualize

Vizualize.me infográficos online visuais

Currículo infográfico também está crescendo demais, e era apenas uma questão de tempo para surgir uma ferramenta que ajudasse você a construir seu currículo. Você pode visualizar seu currículo em um único clique, e também dar uma olhada em exemplos anteriores. Permitindo que as pessoas expressem as suas realizações profissionais em uma visualização pessoal, mas convincente e simples! Eu vejo isso como o futuro para os currículos.

03. Infogr.am

Criar online charts infográficos como fazer infogr.am

Infogr.am é uma grande ferramenta gratuita que oferece acesso a uma ampla variedade de gráficos, tabelas e mapas, bem como a capacidade de fazer upload de fotos e vídeos para criar infográficos diferentes e legais.

Personalize os dados que compõe o infográfico que podem ser facilmente editadas, o software automaticamente altera a aparência do infográfico para representar perfeitamente seus dados. Quando estiver satisfeito com o seu infográfico você pode publicá-lo no site da Infogr.am para que todos possam desfrutar e até mesmo incorporá-lo no seu próprio site ou compartilhá-lo através de mídia social.

04. Piktochart

como montar um infográfico apresentações visuais power point templates

Piktochart é uma ferramenta para criar infográfico e apresentação que lhe permite transformar dados chatos em infográficos envolventes com apenas alguns cliques. O editor customizável de Piktochart permite que você faça coisas como modificar esquemas de cores e fontes, inserir gráficos pré-carregados e upload de formas básicas e imagens. Seus modelos de grade alinhados também tornar mais fácil alinhar elementos gráficos e redimensionar imagens proporcionalmente.

05. Canvas

infográficos grátis Online -como montar um infográfico

Um dos sites mais exclusivos nesta área de infográficos, Canva visa formar designers e não designers para criar materiais criativos. Canva vai começar com um breve tutorial para familiarizá-lo com o seu programa. Uma vez que você tenha entendido completamente , você pode passar a criar seu projeto, seja uma apresentação, capa ( cover ) de facebook, anúncios, cartazes, cartões de visitas, banners, infográficos tradicionais ou até mesmo seu currículo infográfico.

06. Venngage

criação de infograficos - modelos de infográficos

Venngage tem tudo que você precisa para criar infográficos gratuitos e publicá-los no seu blog. Você pode escolher entre centenas de modelos profissionais.

Infografia não é tudo o que você pode fazer com essa ferramenta; você pode: fazer relatórios, cartazes, promoções e mensagens de mídia sociais também, permitindo que você conte a sua história “visualmente” com a ajuda de gráficos, mapas, ícones e imagens. Confira!

Conclusão infográficos

conclusão post infográficos como fazer - templates gratuitos e ferramentas gratis

Um fato importante aqui é: infográficos estão crescendo e sendo muito bem aceitos em todos os lugares online. E você não pode ficar de fora.

Existem muitas outras ferramentas e templates interessantes prontos para infográficos que você pode pesquisar e utilizar! Basta colocar sua criatividade a todo vapor para poder criar um projeto que as pessoas vão gostar!

Precisa de pacote Gigante de Infográficos editáveis para os seus projetos online? Clique Aqui

Haaa.. se desejar você pode ver também os vídeos ( Vídeo Infográfico 1 e Vídeo Infográfico 2 ) no canal do Gerando Blogs! São as ferramentas que postei aqui. Você vai gostar também. Aproveite e assine o canal para receber novos vídeos em seu email.

Não esqueça de deixar aqui seu comentário! Quero poder trocar boas informações com você neste post! 🙂

jader tormen como criar um infográfico