Talvez isso vai soar familiar para você: eu costumava fazer login para cada rede social individualmente para criar novos posts , verificar o que estava acontecendo, acompanhar e responder algumas mensagens, comentários e aceitar pedidos de seguidores. Também basicamente, realizar qualquer outro tipo de gestão de redes sociais que estava disponível. Muitas das vezes, gastando bastante tempo nisso! Você se identificou? 🙂

Mudei para painéis e ferramentas, e minha produtividade aumentou muito. Saiba mais abaixo!

Gostaria de compartilhar um pouco sobre como eu fiz essas mudanças e as melhores ferramentas de gerenciamento de redes sociais e estratégias que eu usei para lidar com várias contas de mídias sociais – se você está fazendo malabarismo para construir sua marca pessoal em vários lugares ou manipulando descontroladamente um mix de Perfis de empresas e perfis pessoais então este post vai ser perfeito pra você.

Eu adoraria ouvir de você os insights que você vai aprender aqui!

Mídias sociais é uma das formas mais eficazes para você e sua empresa obter mais tráfego e gerar novos leads, além de conseguir mais vendas, é claro.

Ter as ferramentas corretas de gestão de redes sociais e uma presença em todas as principais redes como Facebook, Twitter, instagram, Google + e LinkedIn é uma necessidade nos dias de hoje para qualquer negócio.

Mas que tipo de softwares de marketing, dashboards (painéis) e ferramentas de publicação os grandes gurus usam para monitorar, gerenciar, manipular várias contas e atualizar?

Aqui, como você já sabe, não tem segredo! Não crio artigos superficiais! Vou falar das principais sistemas de gestão de redes sociais que você pode usar para poder ganhar muito tempo, e automatizar muitos processos, como postagens, likes, comentários etc!

Antes de continuar eu criei um outro artigo anteriormente onde falo sobre monitoramento de mídias sociais! Neste artigo explico sobre algumas excelentes ferramentas também de monitoramento e gerenciamento! Qual a diferença deste artigo? Na verdade, um artigo complementa o outro. Aqui vou mostrar mais detalhes e outras novas ferramentas com mais automação também! Quando terminar este post, vá até o outro e veja as ferramentas. 😉

Aqui estão as 11 ferramentas de gestão de redes sociais!

Importante: logo após a lista de ferramentas, eu selecionei 6 estratégias essenciais para gerenciamento e monitoramento de mídias sociais.

SocialOomph (Todas)

produtividade em mídias sociais socialoomph

Nossa, lembro lá em 2008 quando comecei a trabalhar online, foi uma das primeiras ferramentas que utilizei como automatizador e gerenciador de redes sociais.

SocialOomph é uma ferramenta web que fornece uma série de melhorias de produtividade gratuita e paga ( dependendo do que você precisa) para mídia social.

Você pode fazer muito com essa ferramenta, incluindo funções para Facebook, Twitter, LinkedIn e seu blog.

Há uma infinidade de recursos úteis para o Twitter como agendar tweets, palavras-chave de rastreamento, visualização de menções e retweets, limpeza de caixa de entrada do DM, auto-follow e características de auto-DM para novos seguidores.

Social Oomph seguirá automaticamente qualquer novo seguidor que te segue no Twitter, se você quiser. Só isso você já poderia poupar muito do seu tempo se você normalmente gosta de retribuir, seguindo de volta quem te segue.

Social Oomph é tão eficaz no aumento da produtividade de mídia social que está sempre crescente e ativo, ano após ano.

IFTTT (Todas)

gestão de midias sociais ifttt pro

IFTTT é um site de automação poderosa na Internet que pode lhe poupar muito tempo gerenciando mídias sociais e outras tarefas através de “receitas” (applets).

Você pode conectar essencialmente qualquer grande rede ou canal juntos para automatizar o compartilhamento em sites como Facebook, Twitter, LinkedIn e mais, com base em qualquer ação que você deseja, como enviar um tweet automaticamente toda vez que você publicar um novo post no blog ou receber um e-mail quando sua portal favorito tem algo novo a dizer.

Além disso, melhor de tudo, ele funciona bem com Buffer e Hootsuite ( essas duas ferramentas estão sendo mostradas no outro post que falei) e apenas aprimora essas ferramentas ainda mais. Deve ser usado por qualquer profissional de mídia social sério, que quer resultados em administração de redes sociais.

AgoraPulse (Todas)

Gerenciamento Simples das Redes Sociais Agorapulse

Atingindo o mercado nacional AgoraPulse vem crescendo bastante!

Gerencie todas as mensagens das redes sociais em um só lugar, programe e publique conteúdo! Obtenha relatórios do Facebook, Twitter e Instagram.

Com essa ferramenta você também pode fazer comparações com sua concorrência.

Uma ferramenta simples e eficiência para te ajudar muito no monitoramento de redes sociais.

FollowingLike (Todas)

software de marketing de rede social gerenciador de mídias sociais

Ferramentas revolucionária para o marketing de rede social!

FollowingLike é uma ferramenta perfeita para executar milhares de contas de redes sociais (facebook, instagram, google +, linkedin, youtube, reddit, tumblr e pinterest etc) ao mesmo tempo e 24/7 por semana!

Você pode configurar Auto-follow, unfollow (deixar de seguir), follow back (seguir de volta), like e muito mais, tudo automaticamente… você pode combinar módulos básicos de função para qualquer tarefa complexa para executar qualquer trabalho que você quer automaticamente, e o software pode simular a uma operação humana perfeitamente para evitar que a sua conta seja suspensa!

Tweet Attacks Pro (Twitter)

administração de mídias sociais Tweet Attacks Pro

Outra ferramenta incrível da mesma empresa que FollowingLike!

Uma das mais completas ferramenta de twitter no mercado!

TweetAttacksPro 4 é projetado para executar milhares de contas do twitter ao mesmo tempo 24/7 por semana! Usando auto-follow, unfollow (deixar de seguir), follow back (seguir de volta), tweet, retweet, respostas, favoritos, apagar tweets, unretweet, unfavorite (deixar de ser favorito), adicionar à lista e enviar mensagens para o seu novos seguidores etc e etc.

Cada conta pode ter suas próprias configurações, assim, evitando que o twitter suspeite sobre a conta, além disso o software pode simular a operação humana perfeitamente!

TweetDeck (Twitter)

ferramentas de gerenciamento redes sociais TweetDeck

Tweetdeck é uma solução de web e desktop para monitorar e gerenciar seus feeds do Twitter com filtros poderosos para se concentrar no que interessa.

Você também pode agendar tweets e manter-se atualizado com alertas de notificação para novos tweets.

Tweetdeck, que foi comprado pelo Twitter, está disponível para navegadores Chrome, bem como desktops Windows e Mac. Recentemente , eles fecharam seus aplicativos mobile para voltar a por o foco na web e plataformas de desktop.

BuzzBundle (Youtube)

gerenciador YouTube Midia Social

É óbvio que não podemos esquecer do youtube!

Com o BuzzBundle sua campanha promocional do YouTube será totalmente automatizada!

Com mais de 1 bilhão de visitas mensais, o YouTube é uma oportunidade de marketing que você simplesmente não pode perder. E agora você tem a ferramenta que você precisa para fazer a promoção do YouTube sem muito esforço e totalmente automatizado.

De agora em diante, você pode promover seus negócios no YouTube com o novo BuzzBundle!

Com a poderosa funcionalidade do YouTube, o BuzzBundle agora permite que você execute toda a sua campanha de promoção do YouTube a partir de um painel conveniente e totalmente automatizado.

Você também pode conferir uma outra excelente ferramenta um pouco diferente (Tube Adder), que irá automatizar também todo o processo de comentários, likes, inscritos etc – clique aqui para conferir! ( Atenção: use essa ferramenta também com cautela).

SocialFlow (Twitter e Facebook)

ferramentas de monitoramento de redes sociais

O Social Flow é uma solução de negócios interessante para assistir a “conversas” em tempo real em mídias sociais, a fim de prever os melhores momentos para a publicação de conteúdo para capturar a atenção máxima de públicos-alvo. Como se fosse uma agência de marketing digital virtual.

Algumas grandes empresas reconhecidas mundialmente usam o Social Flow que inclui National Geographic, Mashable, The Economist e The Washington Post para citar algumas.

Social Flow oferece um conjunto completo de serviços que visa expandir o engajamento do público e aumentar a receita por cliente.

Além de seus produtos de precisão crescente, a SocialFlow conduz uma análise de sinais sociais para ajudar a identificar onde os profissionais de marketing deveriam gastar dinheiro em Tweets promovidos, Posts Promovidos no Facebook e Stories Patrocinados, estendendo o alcance e engajamento para estratégias pagas pelo Twitter e Facebook.

CrowdBooster (Twitter e Facebook)

Crowdbooster Social Media Analytics

Crowdbooster oferece um conjunto de análise de mídia social sem preconceitos com sugestões e recursos para aumentar seu engajamento on-line.

A plataforma fornece análises rápidas, recomendações de engajamento e cronograma, percepções de audiência e programação de conteúdo para otimizar a entrega.

SocialCount ( Twitter, Facebook e Linkedin)

social media manager

Se você estiver gerenciando mídia social, você vai querer uma ferramenta que mostra como o seu conteúdo está se espalhando.

Para uma maneira rápida e simples de verificar a contagem de parte do conteúdo do seu site, coloque a sua URL principal em SocialCount e veja os resultados.

SocialCount te dá os principais compartilhamentos para cada artigo exclusivo em seu site, agregando dados de Facebook, Twitter e LinkedIn. Outras ferramentas bem semelhantes e úteis: ShareCount  e a QuickSprout.

Buzzsumo (Todas)

BuzzSumo conteúdo compartilhado para ser gerenciado

BuzzSumo é excelente na realização de pesquisa de palavras-chave e ideias para posts de blog.

Suas ferramentas “Alertas” tem algumas ótimas aplicações para gerenciar várias contas de mídia social também.

Em vez de visitar cada rede social para localizar menções, você pode dizer a BuzzSumo para enviar um e-mail a qualquer momento em que seu nome ou o nome da empresa aparece em posts de blog altamente compartilhados. Outras duas boas opções: SocialMention e Mention

Extra ( Plugins Para Automatização e Compartilhamentos)

* Indo um pouco mais além de todas essas ferramentas de gestão de redes sociais. Você pode estar buscando algum plugin diferente como a SumoMe. Sumome Oferece uma gama de ferramentas em mídias sociais que vão ajudar muito seu negócio. Para se cadastrar clique aqui!

* Aqui no GerandoBlogs uso também um plugin que automatiza o envio de meus posts para as redes sociais logo após que eu acabo de criar um post. Isso me ajuda bastante no processo de automação. Confira a Next Script Social Network Auto Poster Clicando Aqui!

As 6 melhores estratégias de Gestão de Redes Sociais

1. Adicione seus perfis de redes sociais a um painel

A maior ajuda para gerenciar várias contas de mídia social é a capacidade de acessar tudo a partir de um local. Pense nisso como compras de supermercado: Você economizará tempo se puder pegar pão, suco de laranja, sorvete e guardanapos em um único supermercado em vez de parar em quatro supermercados diferentes para comprar 1 item em cada um.

Painéis de mídia social são ideais para isso. É uma das mais populares dicas de mídia social que economizam tempo.

2. Agendar com antecedência

Programar seu conteúdo vai te:

  1. Ajudar a economizar tempo, permitindo que você faça suas atualizações de mídia social de uma só vez e ainda compartilhe em vários e melhores momentos ao longo do dia.
  2. Ajudar a garantir que você mantenha uma programação de publicação consistente e tenha sempre um bom conteúdo para usar em seguida.

Algumas das ferramentas de gerenciamento de mídia social listadas acima permitem a programação.

3. Veja quem está envolvido com suas postagens

Estatísticas de envolvimento como re-compartilhamentos e comentários são alguns sinais ótimos que as pessoas estão animadas para se conectar com você.

Encontrar e responder a essas pessoas é uma grande estratégia de mídia social, facilitada quando você pode acessar toda essa interação de um único lugar como no painel das ferramentas citadas acima.

4. Segmente seu público para que você possa seguir mais facilmente

Digamos que você siga 1.000 pessoas no Twitter, 500 pessoas no Facebook e 50 pessoas no Instagram. Isso é uma tonelada de conteúdo para acompanhar diariamente!

Uma maneira de ajudar com o gerenciamento dessas contas múltiplas é colocar as contas que são importantes para você e ter essas contas como prioridades em seus respectivos feeds.

  • No Twitter, você pode criar uma lista de seguidores do Twitter ou acompanhar um tópico com uma pesquisa de palavra-chave salva .
  • No Facebook, você pode adicionar pessoas e páginas a listas de interesse.
  • Com uma ferramenta como o Nuzzel, você pode ver o conteúdo prioritário sendo compartilhado entre todos os seus seguidores no Twitter e Facebook.

5. Compare suas estatísticas de mídia social com um benchmark

Um método popular de exibir estatísticas nas mídias sociais é ver o crescimento semana a semana.

Criar um benchmark é um pouco mais fácil de medir o desempenho semana após semana.

No Twitter, por exemplo, você pode identificar tweets populares como aqueles que ganham mais cliques. Assim, quando chega a hora de verificar as estatísticas, você pode ver em um relance quais tweets atenderam esses padrões (e re-compartilhá-los em conformidade e horários específicos).

Quatro maneiras diferentes de encontrar benchmarks de mídia social.

  • Benchmarks de líderes sociais e influenciadores em seu nicho
  • Benchmarks de sua própria história e dados
  • Benchmarks específicos para seus objetivos de campanha e promoção
  • Benchmarks baseados em números de concorrentes

Por exemplo,  AgoraPulse pode mostrar algumas dessas estatísticas de referência para a sua página do Facebook, personalizadas para o seu tamanho específico de seguidores  – Veja aqui (por exemplo, você verá números diferentes se sua página tiver 1.000 fãs versus 10.000 fãs).

agorapulse-barometer-facebook Social Media

6. Automatize quantas tarefas necessárias que você esteja confortável

A automação – o processo de configuração de sistemas para funcionar independentemente de você, pode ser super útil para gerenciar vários perfis sociais. Ferramentas como o Zapier e o IFTTT permitem sincronizar vários aplicativos para que, quando uma determinada atividade aconteça, inicie uma atividade separada em outro aplicativo.zapier social media share manager

Zapier publicou uma lista (conteúdo em inglês) de 101 maneiras de automatizar as mídias sociais.

Conclusão das Ferramentas e Estratégias de Gestão de Redes Sociais

Nós somos muito afortunados por ter tantas ferramentas e aplicativos incríveis para ajudar com o gerenciamento de contas de mídia social. Quando eu penso no tempo que eu costumava gastar bastante tempo (manualmente), vejo as horas que eu salvei desde quando eu comecei a usar ferramentas e em seguir algumas pequenas estratégias como essas:

  • Usar um painel de mídias sociais para que eu possa fazer login em um só lugar.
  • Agendar os lugares com antecedência para economizar tempo e manter o conteúdo.
  • Dividir o fluxo em blocos gerenciáveis.
  • Encontrar estatísticas simples que sejam significativas e possam ser analisadas de uma só vez.

Quais dicas de gerenciamento de mídia social foram mais úteis para você? Quais são algumas de suas ferramentas de gestão de redes sociais mais usadas para gerenciar várias contas de mídias sociais? Eu adoraria ouvir de você nos comentários e no Twitter!

Divulgação: Este post contém links de afiliados. Isso significa que eu poderia receber uma pequena comissão, se você fizer uma compra. As opiniões aqui são somente minhas e eu só recomendo sistemas e plataformas que eu acredito que vão realmente ajudá-lo.

Jader