Functions php wordpress (functions.php) ou arquivo de funções do tema é um modelo usado pelos templates do WordPress. Ele age como um plugin e é carregado automaticamente em ambas as páginas de administração e de front-end de um site do WordPress.

Como usar o Function.php em seu blog wordpress e o que você poderá fazer?

Normalmente, esse arquivo é usado para definir funções, classes, ações e filtros a serem usados ​​por outros modelos no tema. Ele pode ser usado para adicionar recursos e estender a funcionalidade do tema e da instalação do WordPress.

O arquivo functions.php pode ser encontrado na pasta do seu tema. Você pode adicionar ambos: tanto funções construídas no WordPress e funções regulares PHP para “ganchos” e “filtros” que são predefinidos em todo o núcleo do WordPress.

Embora cada tema que você tenha instalado em seu site tenha seu próprio arquivo functions php wordpress, somente o arquivo do tema ativo executará seu código.

Se o seu tema wordpress não tem um arquivo functions.php você pode simplesmente criar um arquivo de texto simples chamado functions.php e adicioná-lo ao diretório do seu tema.

Temas filhos (child themes) podem ter seus próprios arquivos functions.php que podem ser usados ​​para construir “em cima” ou substituir inteiramente o do diretório do tema pai (arquivo do tema principal).

Algumas das coisas que você pode fazer com um arquivo functions.php incluem “ações” e “filtros” do WordPress. Você pode habilitar thumbnails em posts, formatos de posts, menus de navegação e muito mais.

Outros artigos sobre glossário wordpress:

O que é php?

O que é OpenSource?

Gostou do artigo sobre functions php wordpress? Qual outro termo que você gostaria de conhecer? Deixe sua ideia nos comentários abaixo. 😉

Jader