Início » [Infográfico] – O Guia Final Para Facebook Marketing (Estratégias Reveladas)

[Infográfico] – O Guia Final Para Facebook Marketing (Estratégias Reveladas)

Recentemente resolvi falar sobre algumas informações importantes sobre postagens relevantes no Facebook, e te revelar as principais dicas e estratégias de conteúdo para Facebook marketing, depois de 8 anos usando a plataforma.

Dividi este tesouro em informações sobre facebook marketing em três seções correspondentes:

  • Pesquisas nos posts do Facebook que tiveram melhor desempenho neste ano (Infográfico abaixo)
  • Minhas recomendações para os próximos anos
  • Dúvidas sobre marketing no Facebook

Vamos começar…

Quais são os posts mais envolventes e com melhor desempenho no Facebook?

Para responder a esta pergunta depois de uma boa análise de diversos conteúdos durante este período trabalhando com marketing digital, olhei para engajamento global, em compartilhamento , curtidas e comentários separadamente.

Aqui está o que encontrei ( análise entre perfil pessoal e várias fanpages)

  1. Perguntas, imagens e vídeos foram mais envolventes do que todos os outros tipos de postagem. Os vídeos eram/são mais prováveis ​​de serem compartilhados.
  2. O melhor dia da semana para postagens foi terça-feria (baseado no meu nicho).
  3. O engajamento após a publicação foi maior sempre que houve um menor volume de postagens públicas no feed de notícias. Houve uma relação inversa entre baixo volume e alta interação, apesar de baixos períodos de volume coincidentes com as horas durante a noite para muitos usuários do Facebook.
  4. Mensagens curtas de menos de 50 caracteres eram/são mais envolventes do que longas.
  5. Se um post for “ligado” a um pequeno conteúdo fora do Facebook, as pessoas interagem com ele mais se o link for para um artigo mais longo.
  6. As imagens postadas diretamente no Facebook e não através do Instagram foram mais envolventes do que as imagens postadas no Facebook via Instagram.

Você pode ver nosso resumo no seguinte infográfico.

 
>> Clique no Infográfico de Facebook Marketing Para Fazer o Download <<

Compartilhe Este Infográfico Em Seu Blog


Top dicas Facebook Marketing

Aqui está um abrangente plano de conteúdo do Facebook para os próximos anos, e que você deve dar atenção para crescer seu engajamento nas redes sociais. Os pontos-chave são:

  1. Crie conteúdo de vídeo e foto altamente compartilháveis
    • Amplifique alcance em alguns posts com promoção paga.
    • Primeiro, permita que o alcance orgânico acumule por até 24 horas, em seguida, pague parte do seu orçamento total para impulsionar o post. Aguarde até 24 horas para chegar a acumular novamente a partir da promoção e, em seguida, aplique mais dinheiro para o aumento da promoção paga.
    • Inclua botões CTA ( call to action – chamada para ação – ex: comprar agora) e links
  2. Use o Facebook Live
  3. Teste brindes com o seu público-alvo.
  4. Publique 5x/semana; Experimente postagens fora do horário comercial
    • Faça muitos desses posts/vídeos.
  5. Retarde com o engajamento/audiências personalizadas com base em:
    • Visualização de vídeo
    • Interações da página
    • Públicos-alvo
  6. Concentre-se em educar, e sempre que possível, divirta o seu público.

Perguntas e respostas sobre o envolvimento do Facebook

Quais tamanhos de imagens são as melhores para o Facebook? 

Se você estiver enviando uma imagem para uma finalidade específica ou para exibir em uma determinada parte do Facebook, você pode verificar o tamanho da imagem com esse local exato e objetivo no Guia de anúncios do Facebook . Em geral, o melhor tamanho de imagem é 1200×628 pixels, com uma largura mínima de 600 pixels e um tamanho máximo de arquivo de 1 MB para imagens .png.

Quaisquer dicas ou insights para os editores que direcionam o tráfego para o seu próprio site, especialmente com a ênfase futura e atual no vídeo nativo no Facebook?

Vamos dar um passo para trás por um momento e discutir por que você pode querer dirigir o tráfego do Facebook para o seu próprio site.

O principal argumento para fazer isso, é que qualquer público que você recolher em redes sociais está sendo “alugado” ou emprestado da rede social. Essas redes podem torná-los mais difíceis ou mais fáceis para você se conectar como seus seguidores, como exibido pela crescente dificuldade de “alcançar” as pessoas organicamente.

A chave em qualquer estratégia no facebook marketing é se concentrar em oferecer valor. O objetivo deve ser “Educar” seu público – ensinando algo útil, algo que se relaciona com um nicho em que você é um especialista, e fazer isso de uma forma agradável.

Uma estratégia bem desenvolvida do Facebook incluirá posts de muitos tipos diferentes, com vários propósitos.

Idealmente sua estratégia no Facebook será totalmente integrada com o seu plano de marketing, não apenas um projeto separado com metas não relacionadas. Em outras palavras, você não quer publicar apenas para obter uma maior audiência do Facebook.

Um público maior do Facebook precisa se enquadrar em seu plano de marketing geral. Por exemplo: você poderia planejar “nutrir” seu público do Facebook para se inscrever em sua lista de e-mails, visitar seu site, experimentar o seu produto, etc.

“Chamadas para ação” ajudam a esclarecer para o seu público qual deve ser o próximo passo que eles devem dar.

Considere o uso de postagens que são úteis, apenas (sem CTAs), como oportunidades para desenvolver relacionamentos com influenciadores. Você pode compartilhar o conteúdo de um influenciador como forma de ajudar seu público. No processo você vai aumentar o seu perfil e oferecer algo de valor para o influenciador.

Há tantas opções diferentes para impulsionar posts. Você recomenda usar o “botão de reforço” ( boost Button ou passar pelo gerenciador de anúncios (facebook ads)?

O botão Boost funciona melhor com audiências salvas. Assim, maximize seus resultados com o “botão boost” configurando públicos-alvo salvos no gerenciador de anúncios. Em seguida, você pode escolher o público-alvo que você deseja segmentar quando usar o botão.

Você pode dar alguns exemplos de páginas do Facebook onde os proprietários da página conversam ativamente com seu público e fazem perguntas?

Dê uma olhada em Burt’s Bees e Social Media Examiner.

Faz sentido iniciar uma página do Facebook para uma empresa que vende um software para pequenas e médios varejistas?

Sim. Facebook é a maior rede social, com 1,87 bilhões de usuários ativos mensais, conforme relatado por Statista.

79% de todos os adultos que usam a internet usam Facebook. Isso é muito maior do que a porcentagem de pessoas que usam outras redes sociais. E, o número de usuários vêm crescendo.

Dada a prevalência absoluta do Facebook no cotidiano de tantas pessoas, faz sentido para as empresas a ter uma presença lá. O tamanho e o escopo dessa presença podem ser ditados pelos recursos que você tem disponíveis para dedicar ao marketing social e pelo ROI que você vê gerado no Facebook.

Mas para estabelecer-se como um “perito” em um campo competitivo, posts de entretenimento para um público-alvo é uma ótima forma para começar. Ao estabelecer sua audiência no Facebook, experimente maneiras de aproximar esses novos contatos com o objetivo de sua empresa, não focando somente em vendas.

Você tem dados em termos demográficos? Existe uma diferença significativa na forma como o público mais jovem vs público mais velho interagem em mídias sociais, onde eles compartilham, e quanto tempo eles gastam em postagens?

O que posso revelar para você aqui é que o número de adultos mais velhos, 65 anos de idade pra cima, usando a rede aumentou. Outros dados demográficos estão resumidos no gráfico abaixo.

Para saber mais sobre seu público específico, você pode usar a seção Insights (informações) do seu painel do Facebook Admin. Aqui você encontrará muitas informações sobre seus fãs, as pessoas que você alcança e as pessoas que se envolvem com seu conteúdo.

marketing no facebook informações

Você também pode usar o AdEspresso para encontrar a hora do dia, o tipo e o tamanho dos posts que obtêm o maior engajamento para sua própria página ou a de um concorrente.

Com que frequência devo publicar um vídeo na minha página do Facebook?

Recomendo cinco posts no total de uma semana, com pelo menos quatro (ou mesmo cinco!) Deles contendo conteúdo de vídeo.

Depois de experimentar essa relação por um mês ou dois, você deve ser capaz de determinar se o seu público responde bem a esta mistura, ou se você precisa ajustar o número ou tipos de posts que você fornece.

Quantas postagens devo compartilhar em um blog de saúde/fitness na página do Facebook diariamente?

Fiz um pouco de pesquisa sobre o que parece funcionar melhor para páginas de saúde e fitness no Facebook, pesquisando os 100 melhores posts mais compartilhados a partir do ano passado e este ano. Em média, os posts no sábado ou no domingo obtiveram as interações mais gerais. E, quase todos eles – 73 de 100 eram fotos. Outros 26 foram vídeos.

Com base nisso, parece melhor manter uma estratégia visualmente pesada e agendar posts para o fim de semana.

Qual é a forma mais valiosa de interação no Facebook?

Compartilhamentos. “Os compartilhamentos são o Santo Graal no Facebook.” Os compartilhamentos são especialmente importantes porque eles fazem seu conteúdo aparecer em outros “newsfeeds”.

Enquanto concordamos com o valor dos compartilhamentos, é importante notar que outras formas de engajamento, contribuem para o número de compartilhamentos. O envolvimento parece ser um ecossistema complexo, com cada tipo contribuindo para o crescimento dos outros.

O alcance orgânico inclui apenas os espectadores que gostaram da sua página?

O alcance orgânico significa simplesmente que é tráfego gratuito.

Quando um post atinge alguém organicamente, ele aparece em seu “newsfeed” sem o precisar pagar o Facebook para colocá-lo lá. Tenha em mente que 95% das pessoas que “curtem” sua página não vão voltar para a página novamente. Eles só interagem com seu conteúdo em seu newsfeed.

Você pode obter conteúdo nestes newsfeeds organicamente ou com uma promoção paga. É possível obter algum alcance orgânico, mas mais e mais é importante reservar dinheiro para construir em seu alcance orgânico.

O alcance orgânico é controlado pelos algoritmos do Facebook. Esses algoritmos usam uma combinação de fatores para determinar o que aparece no newsfeed.

A pesquisa parece sugerir que eu deveria postar quando menos pessoas estão postando no Facebook. Existe algum “perigo” de o meu público perder as minhas postagens porque elas não estarão online quando as mensagens forem adicionadas à minha página?

Há um monte de incógnitas sobre o que faz com que alguns posts sejam exibidos nos newsfeeds dos seus fãs, enquanto outros não. Techcrunch.com fornece um grande recurso que descreve mudanças ao algoritmo do facebook. (este mini infográfico foi tirado de techcrunch e irei traduzi-lo pra você logo abaixo).

A fórmula atual é:

anuncios facebook feed

Tradução:

Como o facebook escolhe o que mostrar no feed de notícias

Visibilidade de feed de notícias = C(Criador) x P(Post) x T(Tipo) x R(Recência)

Criador (Interesse do usuário no criador) Post (Desempenho deste post entre outros usuários) Tipo
(Tipo de postagem preferencial – Vídeos, Fotos, link) Recência (Quão nova é a postagem)

A partir disso, você pode ver que “Recência” é apenas um dos fatores que dita o que seus fãs vêem. Assim, os fãs que não estão on-line quando você postar ainda podem ver seu conteúdo quando eles fazem login, mesmo que seja várias horas mais tarde.

A ênfase no “criador” do conteúdo é realmente uma métrica útil para se manter em mente. Quando as pessoas se envolvem com suas postagens, o Facebook lê esse engajamento como uma conexão com sua página e alimenta mais conteúdo para esses fãs. Embora a descrição de compartilhamento como o tipo mais importante de interação é válida.

É importante ver todas as interações como sinais que podem dizer ao algoritmo do Facebook que seus fãs têm uma forte conexão com você como um criador de conteúdo.

“Tipo” é talvez o aspecto mais controlável da fórmula. Você pode encontrar o tipo de postagem que seus fãs se envolvem com a maioria na seção de “insights” (informações) de seu painel de administração do Facebook.

À medida que você experimenta diferentes tipos de postagens, é importante manter um olho na resposta de seu público em particular. Não compartilhe um tipo específico de postagem com seu público-alvo apenas porque ele é recomendado para o Facebook como um todo. Faça o que funciona melhor para seu público e sua indústria.

Se você está apenas começando com uma estratégia de Facebook marketing, faça pesquisas sobre o que está funcionando para um concorrente com uma página mais desenvolvida.

O engajamento afeta o alcance OU o alcance afeta todas as outras métricas?

Grande pergunta! Os efeitos de envolvimento atingem porque o Facebook analisa o grau de envolvimento do seu público-alvo com o conteúdo antes de servir mais para o seu público-alvo. O alcance afeta o engajamento porque as postagens têm que “alcançar” ou aparecer nos feeds de notícias de seus fãs se quiserem “reunir compromissos”.

Qual porcentagem de usuários do Facebook acessa a plataforma via celular?

Mais de 90% dos usuários do Facebook usam a plataforma predominantemente de um dispositivo móvel.

Existe uma maneira de convidar alguém para “curtir” sua página, se eles não são seu amigo no Facebook?

Sim, o Facebook permite que ALGUMAS páginas enviem endereços de e-mail que a plataforma usará para encontrar seus contatos que são usuários do Facebook. Sua página será sugerida a eles em páginas recomendadas. (obs importante: essa opção não é encontrada em algumas fanpages – gostaria de saber nos comentários se alguém encontrou essa opção nas suas fanpages, principalmente fanpages nacionais – mude o idioma da sua fanpage e teste).

marketing digital facebook

Você também pode incentivar as pessoas a seguir sua página enviando e-mails para elas, ou de outras formas fora do Facebook. Se eles já estão principalmente conectados com você por meio de “não-Facebook”, como com seu endereço de e-mail ou seu site, incentive a seguir sua página no Facebook ajustando ainda mais sua estratégia de marketing no facebook. Quando mais locais você se conectar com seu seguidores, mais aproximação com você e sua marca eles vão sentir! 😉

  • Uma outra opção excelente de notficação e interação com usuários é através de sistemas push

O que podemos esperar do Facebook durante os próximos anos?

Vídeo e mais vídeo!

O Facebook adicionou recentemente um feed de notícias dedicados a vídeos para dispositivos móveis e eles estão criando um newsfeed de vídeo. Há várias razões para isso. O Facebook prevê que em cinco anos, quase todas as interações serão baseadas em vídeo e em celulares.

Vídeos ao vivo (live) estão aumentando demais! Também é uma grande aposta do facebook. Vídeos curtos também, como no instagram.

Além disso, o Facebook está indo com tudo no Messenger, especialmente para atendimento ao cliente. Serviço ao cliente é importante para as pequenas empresas, que podem competir com empresas muito maiores, oferecendo serviço ao cliente diferenciado!

Como você cria uma lista de reprodução de vídeo no Facebook?

Clique em vídeos na página do gerenciador de páginas.

Em seguida, selecione “Adicionar vídeo”.

publicidade no facebook video

Como posso adicionar legendas aos meus vídeos do Facebook:

Há várias maneiras de legenda de vídeos. Se você estiver exibindo um anúncio em vídeo de curta duração, poderá escolher a legendagem automática pelo Facebook quando configurar o anúncio. Se você quiser exibir legendas para vídeos que não são anúncios ou para vídeos mais longos, você tem outras opções.

O Facebook fornece instruções para fazer o upload de legendas via arquivos .srt. 

Você também pode enviar um vídeo para o YouTube e, em seguida, editar o vídeo para adicionar legendas. Depois de editar as legendas automáticas, você pode fazer o download do vídeo e enviá-lo novamente para o Facebook.

Cuidado: as legendas fornecidas pelo YouTube precisarão ser editadas, portanto poupe tempo para se certificar de que o YouTube criou as legendas corretas para você.

Como posso me manter atualizado sobre as mudanças no Facebook?

Siga a página do Messenger no facebook. David Marcus que lidera o Messenger para o Facebook.

Sugiro que você ajuste suas configurações para que você veja o conteúdo da página primeiro ( aproveite e faça isso com nossa fanpage também.

Para escolher quem aparece primeiro em seu feed de notícias, clique na seta suspensa no canto superior direito da página inicial do Facebook. Em seguida, selecione “preferências do feed de notícias”.

como anunciar no facebook

Quando o pop-up aparece, selecione “Priorize quem ver primeiro.”

facebook empresas marketing ads

Que software ou aplicativos  para estratégia de facebook marketing você recomendaria para edição de vídeo, criando especificamente sobreposições/transcrições de texto ?

Recomendo regularmente os softwares de video marketing que estão aqui nesta lista, e Facebook Pages mobile app.

Para edição de webinars, uso e adoro ScreenFlow para mac. E no windows uso Camtasia Studio.

Posso impulsionar um post mais de uma vez?

Se você for ao gerenciador de anúncios, poderá re-impulsionar uma postagem e poderá escolher diferentes públicos-alvo e canais diferentes.

Você promove vídeos em mais de um lugar, por exemplo, sua página, grupos e perfil?

Sim. Mas não necessariamente imediatamente. Você não quer entupir os feeds de notícias de pessoas que podem estar conectadas a você através de sua página, seu perfil e seus grupos. Quando você faz uma promoção paga para seus vídeos, use o objetivo “Visualizações do vídeo” ao configurar o anúncio no gerenciador de anúncios.

como criar um anuncio no facebook marketing ads

 

O que é um vídeo incorporado? Ele recebe mais compartilhamento do que vídeos publicados diretamente no Facebook com um link para o YouTube?

Um vídeo incorporado foi enviado para o Facebook. É diferente de um link compartilhado para um vídeo no YouTube.

Quando você postar um vídeo no Facebook com um link para o YouTube, a visualização do link inclui uma imagem em miniatura do vídeo. Os vídeos que são links para sites externos como o YouTube ou o Vimeo não recebem tantos compartilhamentos quanto os vídeos que você incorpora no Facebook.

Incorporar vídeos é fácil. Basta clicar no botão de compartilhamento de vídeo e fazer o upload do arquivo. Geralmente, há um pouco de atraso após o upload antes que o Facebook publique o vídeo.

A outra opção é transmitir ao vivo via Facebook (excelente estratégia de facebook marketing). Quando a transmissão ao vivo terminar, a gravação está disponível como um vídeo embutido na sua página.

Por que meu feed do smartphone não se parece com meu feed de laptop?

Como outras páginas da Web, o tamanho da tela e a orientação diferente (retrato vs paisagem) exigem que os itens sejam exibidos de forma diferente em dispositivos móveis. Ao usar o gerenciador de anúncios, você pode ver um exemplo do aspecto de um anúncio no feed para dispositivos móveis, assim como no desktop.

Tendo em conta o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para acessar o Facebook, é importante corrigir quaisquer erros de visualização no smartphone e certificar de que as suas mensagens são apresentadas corretamente.

Bom, espero ter ajudado com essas questões sobre facebook marketing! Sei que existem muitas dúvidas e perguntas que vocês gostariam de saber, mas em um próximo artigo posso postar novas perguntas. Haaa.. você pode deixar suas dúvidas nos comentários, será um prazer falar com você. 😉

Jader

 

 

 

Inscreva-se Gratuitamente Para Receber Dicas, Estratégias Para Blogueiros, Ferramentas, Plugins, Temas e Muito Mais!

Obrigado...

 

Verifique Seu Email Para

Confirmar a Inscrição! 🙂

About the Author:

Um Cara Apaixonado Por Empreendedorismo, Marketing Digital e Blogs. Meu Objetivo é Impactar Positivamente o Máximo de Pessoas Que Entram Aqui Neste Espaço!

Receba Conteúdo VIP Grátis

Coloque Seu Email Abaixo:

Obrigado.

 

Basta Agora Confirmar

O Email Que Foi Enviado

Pra Você! :)

Gostaria de Receber Conteúdo VIP e Atualizações Grátis do Blog ?

Conteúdo VIP Sobre Como Criar Seu Negócio Digital Usando Blogs! Clique Em "Sim" Para Poder Começar a Ser VIP!

Conteúdo VIP Gratuito!

Coloque Seu Melhor E-mail Abaixo Para Receber Todo o

Conteúdo Exclusivo Sobre Blogs! Acesso Imediato :)

Obrigado! :)

Verifique Seu E-mail 
e Confirme Sua Inscrição
!

Faça o Download .Pdf do Infográfico e Receba Conteúdo Incrível Sobre Marketing Digital

Obrigado!