O Que é Criatividade

Criatividade é o ato de transformar ideias novas e imaginativas em realidade. Criatividade é caracterizada pela capacidade de perceber o mundo de novas maneiras, para encontrar padrões ocultos, para fazer conexões entre os fenômenos aparentemente não relacionados, e gerar soluções.

Criatividade envolve dois processos: pensamento e produção. Se você tem idéias, mas não age em cima dessas ideias, você é imaginativo, não criativo.

A criatividade é o processo de trazer algo novo para a realidade.Criatividade requer paixão e compromisso. Ele traz à nossa consciência o que estava anteriormente oculto e aponta para uma nova vida e pespectiva.

A criatividade ainda envolve assumir riscos e progredir através de desconforto para chegar à linha de chegada.

Um produto é criativo quando é (a) novo e (b) apropriado. Um novo produto não é original previsível. Quanto maior for o conceito, e quanto mais o produto estimula ainda mais o trabalho e ideias, mais o produto é criativo.

O que é a inovação?

A inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto, serviço ou processo que cria valor para os negócios, governo ou sociedade.

Algumas pessoas dizem que a criatividade não tem nada a ver com inovação – que a inovação é uma disciplina, o que implica que a criatividade não é. Bem, eu discordo.Criatividade também é uma disciplina e uma parte crucial da equação “inovação”. Não existe nenhuma inovação sem criatividade. A métrica fundamental, tanto da criatividade e da inovação é a criação de valor.

Criatividade pode ser aprendida?

A resposta curta é sim.

Um estudo realizado por George Terra revela que somos naturalmente criativos e quando nós crescemos, aprendemos a ser pouco menos criativos. A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e um processo que pode ser gerenciado.

Ser criativo começa com uma base de conhecimento, aprendizagem de uma disciplina, e domínio de uma maneira de pensar.

Você aprende a ser criativo através da experimentação, exploração, questionamentos e usando a imaginação.

Aprender a ser criativo é semelhante a aprender um esporte. Ele requer prática para desenvolver os músculos certos e um ambiente favorável em que se quer florescer.

Você pode ver mais sobre a técnica mindfulness para se tornar criativo aqui !

Estudos feitos por Clayton M. Christensen e seus pesquisadores descobriram que o DNA de um inovador:  sua capacidade de gerar ideias inovadoras não é meramente uma função da mente, mas também uma função de cinco comportamentos-chave que otimizam seu cérebro para descobertas criativas:

  1. Associar:  estabelecer conexões entre questões, problemas ou ideias de campos não relacionados.
  2. Questionar:  fazer consultas e pesquisas que desafiam o senso comum.
  3. Observar:  examinar o comportamento de clientes, fornecedores e concorrentes para identificar novas maneiras de fazer as coisas diferentes.
  4. Networking:  conheça pessoas com diferentes ideias e perspectivas.
  5. Experimentação:  construa experiências interativas e provoque respostas pouco ortodoxas para ver que tipo de percepções vão emergir.

Ser criativo é uma prática, e se você praticar usando estas cinco habilidades cada dia, você irá desenvolver suas habilidades muito mais além do que imagina.

Superando os mitos sobre criatividade

Algumas crenças limitadoras como: pessoas talentosas são criativas (e você tem que ter nascido dessa forma) diminui a nossa confiança nas nossas capacidades criativas.

A noção de que gênios como Shakespeare, Picasso e Mozart foram privilegiados é um mito.

Os pesquisadores da universidade de Exeter examinaram um desempenho excepcional nas artes, matemática e esportes, para descobrir se “crenças generalizadas e limitadoras atrapalham para alcançar altos níveis de capacidade de uma pessoa ou isso simplesmente está relacionado com possuir um potencial inato chamado de talento.”

O estudo conclui que a excelência é determinada por:

  • Oportunidades
  • Encorajamento
  • Treinamento
  • Motivação e
  • Acima de tudo, prática.

Ou seja, a pesquisa constatou que criatividade não é um dom! 😉

“Poucos mostram os primeiros sinais de criatividade antes do incentivo dos pais.”

Ninguém alcançou altos níveis de desempenho em seu campo sem dedicar milhares de horas de treinamento sério.

Mozart treinou por 16 anos antes que ele produzisse uma obra-prima reconhecida.

Então a conclusão que se chega é a seguinte: se esforce ao seu máximo e dessa forma você se tornará mais criativo de alto nível naturalmente.

Abaixo eu criei um infográfico que fala alguns passos importantes que você pode seguir para se tornar uma pessoa mais criativa em seu trabalho.

criatividade

Compartilhe o Infográfico em Seu Site. Copie e Cole o Link Abaixo:

[optin-monster-shortcode id=”islylvk0ed5sifpomp3t”]

Está pronto para chegar ao máximo de seu potencial para ser mais criativo e inovador? Eu espero que sim, pois o céu é o limite! 🙂

jader criatividade