Como escrever um artigo que converte? Como criar títulos incríveis? Essa são apenas algumas perguntas que os blogueiros costumam fazer diariamente!

Uma coisa é escrever um grande conteúdo, mas outra coisa é tornar esse conteúdo irresistível – que é exatamente neste ponto que entra o título persuasivo.

Os títulos são o que “vendem” o conteúdo. Eles representam seu conteúdo nos motores de buscas, nos e-mails e nas mídias sociais. Não é nenhuma surpresa, então, que uma das perguntas mais comuns que recebo é sobre como criar títulos irresistíveis que convertem.

Qual o tamanho que meu título deve ter? Que palavras devo usar? Que palavras devo evitar? Devo otimizá-los para pesquisas ou redes sociais? Ou ambos? Onde Pesquisar?

Felizmente, estou aqui com uma fórmula simples de como criar títulos para blogs que você pode ser referência daqui em diante. Então vamos mergulhar no mundo dos títulos persuasivos?

Métodos Infalíveis Para Escrever Títulos Atrativos

1) Comece Com Um Título Trabalhado.

como criar títulos trabalhados

Como criar títulos trabalhados?

Antes de entrar no âmago da questão de chegar com um título perfeito, comece com um rascunho: O título trabalhado.

O que é um título trabalhado, exatamente? Muitas pessoas confundem títulos com tópicos. Vamos esclarecer isso:

Tópicos são mais gerais, abrangentes e poderiam render vários diferentes posts.

Veja isso: “criar filhos saudáveis” e “Estoque de cozinha.” Um escritor pode olhar para qualquer um desses tópicos e optar em levá-los para muitas diferentes direções, pois eles são muito abrangentes!

O título trabalhado, por outro lado, é muito específico e orienta a criação de um único post do blog. Por exemplo, a partir do tópico “criar filhos saudáveis”, você poderia derivar os seguintes títulos trabalhados:

  • “Como Uma alimentação Saudável pode fortalecer os ossos de seus filhos”
  • “Guia de um pai Para o Bem-Estar social, emocional e comportamental do Seu Filho”
  • “X Receitas Rápidas e Saudáveis Que Seus Filhos adolescentes Vão Devorar”

Conseguiu ver a diferente e especificidade para cada um desses? Isso é o que os torna títulos trabalhados em vez de tópicos gerais. Também é importante notar que nenhum desses títulos são perfeitos – eles devem apenas ser específicos o suficiente para guiar o seu post. (Vamos nos preocupar com torná-los clicáveis e de fácil pesquisa para seus leitores mais tarde.)

2) Seja Preciso Em Seus Títulos.

como criar títulos com precisão

Um dos segredos de como criar títulos fantásticos é a Precisão.

Precisão é fundamental quando se está criando um título, porque estabelece expectativas claras para seus leitores.

Eu tenho certeza que muitas pessoas gostariam de clicar em um post que diz: “10 empresas b2b Simplesmente Matadoras Que Usam Apenas o Facebook Para Lucrar, e Elas Não Precisam de Qualquer Outro Canal de Marketing” … é um pouco bombástico, não?

A menos, claro, que você realmente conheça essas 10 empresas B2B que utilizam apenas o Facebook como marketing. E você pode e deve confirmar que todos as 10 pararam de usar outros canais de marketing.

Importante: Em primeiro lugar, o título deve refletir com precisão o conteúdo que se segue.

Uma forma de garantir a precisão? Adicione pontos de esclarecimentos no seu título. Ex: 10 Maneiras Inéditas de Obter Sucesso Usando o Marketing Digital Perfeito em Seu Blog [ Infográfico ].

Observou o ponto de esclarecimento > [ Infográfico ]? 🙂 . Você pode usar [ Vídeo ], [ PDF ], etc.

Em um estudo de mais de 3,3 milhões de títulos de links pagos , foram descobertos que os títulos com este tipo de esclarecimento – [Entrevista], [Podcast], [Infográfico], etc. – Conseguiram 38% melhores resultados do que títulos sem esclarecimentos. Novamente, se resume ao ajuste de expectativas claras.

Graças aos esclarecimentos, esses leitores sabiam exatamente o que iriam encontrar mesmo antes de clicar no título.

Então, se você se esquecer de todos as outras dicas e lembrar apenas de uma única dica deste post, que seja esta: A regra mais importante de títulos é respeitar a experiência do leitor.

Se você colocar grandes expectativas em seu título e você não puder cumprir no conteúdo, você vai perder a confiança dos leitores.

Precisão abrange mais do que apenas uma hipérbole ( um exagero intencional na expressão ). Com o exemplo de título trabalhado acima, você também deve confirmar que todas os exemplos das empresas B2B são, de fato, B2B. Ou mesmo que todos elas são empresas – em vez de, digamos, blogueiros individuais que têm como alvo o público B2B. Entendeu o que eu quero dizer? 🙂

3) Faça Isso Muito Sexy.

como criar títulos sexys

Como criar títulos mais sexys?

Só porque você tem que ser preciso não significa que você não pode encontrar maneiras de fazer o seu títulos mais atraentes e sexys. Há uma série de maneiras de como criar títulos mais sexys.

Claro, tudo isso depende de compreender a persona de seu leitor/Cliente. Você precisa encontrar uma linguagem que sintonize com eles, e saber o que eles acham valioso. ( Não criou ou refinou suas personas de clientes ainda?  Faça o download deste Template Gratuitamente para criar suas próprias personas de clientes para o seu negócio – em breve aqui para download )

Uma vez que você está armado com o conhecimento do estilo preferido de sua persona, tente testar algumas destas dicas para fazer seus títulos um pouco mais sexy:

  • Use uma linguagem forte.  Frases fortes (e, francamente, queridos, muitas vezes negativas) como por exemplo: “coisas que as pessoas odeiam ” ou usar a palavra ” Brilhante” aumentam o interesse em clicar. No entanto, estas devem ser usados com moderação.
  • Deixe claro o valor . Como mencionado acima, apresentando o formato e/ou conteúdo para um leitor com esclarecimentos, ajuda a tornar o seu conteúdo um pouco mais sexy , os esclarecimentos tendem a ser particularmente poderosos para CTR: Descobri que a adição de “[ ] ou ( )” para meus títulos tem aumentando mais minhas visitas nestes artigos específicos.
  • Torne seu título mais visual. Existe uma oportunidade para incluir recursos visuais dentro de seu título? Deixe isso bem claro para leitores. Apesar de utilizar pouco este recurso, títulos também que contém caracterizado a palavra “Imagem(s)” teve um aumento de cliques significativo comparado a títulos sem esta palavra.
  • Concentre-se no “Quem”, não nos “porquês”. Quer intrigar o seu público? Concentre-se no “quem”: Notícias incluindo a palavra “quem” gerou um aumento de 22% do que os títulos sem ele.

Vamos tentar alguns exemplos aqui. Vamos dizer que você está escrevendo um post intitulado, “15 de nossas marcas preferidas em Snapchat.” Como penetrar mais neste título trabalhado? Aqui estão algumas opções:

  • 15 marcas brilhantes que estão explodindo no Snapchat
  • Quer Ter Sucesso no Snapchat? Veja as Top 15 Marcas Inspiradoras
  • 15 Marcas Que Você Deve Seguir e Que Estão Fazendo Grande Sucesso no Snapchat

4) Mantenha Seu Título Curto Quando Necessário.

como criar títulos que convertem

Não há nenhuma explicação adequada ou resposta exata, de quanto longo ou curto o título deveria ser. Depende de quais são seus objetivos e onde o seu título aparecerá.

Você quer que seu post classifique muito bem nos mecanismos de busca? Concentre-se em manter o título com menos de 70 caracteres para que ele não seja cortado nos resultados dos buscadores. Você pode usar o plugin Yoast Seo que ele vai indicar o tamanho adequado do título que deverá aparecer em seu post! Clique Aqui Para Download!

No entanto, em redes sociais, títulos entre 8-12 palavras de comprimento tem o maior número em média de ações no Twitter. No Facebook, títulos com 12 ou 14 palavras tem tendência a receber mais curtidas.

Além disso, títulos com oito palavras tinham uma taxa de cliques de 21% maior do que o título com tamanho médio.

Qual a lição aprendida aqui? É sempre uma boa ideia executar alguns testes para ver o que funciona melhor para o seu público específico.

5) Tente Sempre Otimizar Seu Título Para Mecanismos de Pesquisas e Mídias Sociais.

como criar títulos

Eu disse “tente” porque às vezes, tentar otimizar seus títulos podem fazer ele soar estranho. Lembre-se: Você quer otimizar o seu título para o seu público, acima de tudo, mas se você pode otimizar para mecanismos de pesquisas e mídias sociais, então isso é ótimo.

Descobrir como criar títulos que abrangem todos esses pontos ( buscas, mídias e leitores ) é muito importante e vai trazer uma grande quantidade de público alvo.

Qual o segredo para pensar em todos os três de uma só vez? Concentre-se em palavras-chave que você sabe que seu público já está procurando, em seguida, olhe para o volume de pesquisa para essas palavras-chave. ( Você pode fazer buscas de palavras-chave usando o Google Keyword Planner, basta clicar aqui. )

Depois de ter uma palavra-chave em mente, você vai querer ter a certeza de colocá-la de preferência no início do seu título, para chamar a atenção do seu leitor (Novamente, você deve manter o seu título com menos de 70 caracteres para que ele não fique cortado nos resultados dos buscadores.)

Outra consideração importante – Certifique-se de que você está usando títulos “tweetáveis”. A faixa de 120-130 caracteres é o ponto ideal para alta taxa de cliques . Isso deixa espaço suficiente para as pessoas incluírem um breve comentário, se elas resolverem retweetar manualmente.

Aqui está um exemplo: Digamos que eu estou escrevendo um post intitulado: “As X empresas B2B Que Estão usando o Facebook de Forma Legal e Diferente.” Parece que há algum espaço para otimizá-lo sem comprometer a clareza, certo?

Se o objetivo é a classificação para o termo “Facebook Marketing” eu recomendo algo como isto:

>> “Novo Em Facebook Marketing? 10 Empresas Para Te Inspirar”

Este novo título funciona por algumas razões:

  • É de 56 caracteres. Isso significa que é curto o suficiente para não ser cortado nos motores de busca e é curto o suficiente para ser reenviado ou retweetado.
  • A palavra-chave está no começo. Ao mover “Facebook Marketing” para o início do título, estamos aumentando em última análise, as chances de que vamos agarrar a atenção do nosso público.
  • É Pessoal. Eu não estava brincando quando disse que você deve se concentrar na otimização para o seu público em primeiro lugar. Este título apresenta tanto um ponto de dor e uma solução, tudo embrulhado em um único lugar. A forma de como criar títulos pessoais é essencial!

( Leia este post para saber mais sobre otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de buscas .)

6) Faça Um Brainstorm.

como criar títulos Brainstorm

Uma vez que você refinou seu título usando as dicas acima, é hora de subir mais um degrau e se conectar com outros seres humanos. Brainstorming de títulos é uma parte essencial do processo de como criar títulos extraordinários.

Eu gasto uma quantidade razoável de tempo e recursos intelectuais para chegar em um acordo sobre um título, perguntando a parentes, amigos e parceiros de negócios!

O passo final antes de agendar um post para ser publicado é perguntar a outros membros, amigos, parentes e parceiros em um brainstorm de título, em uma sala de chat, seja em um grupo no whatsapp ou mesmo no facebook.

Você pode publicar dois ou três modelos de títulos e pedir uma análise. As pessoas envolvidas irá, em seguida, refinar esse título ainda mais, ou sugerir outros “ângulos” de título. Depois de vários “vai-e-volta”, você vai entrar em um acordo sobre qual título é mais preciso, sexy, conciso e SEO-friendly ( amigáveis para os mecanismos de buscas ).

Somente quando ambas as partes concordam em um título que nós agendamos nosso post para publicar – o que pode demorar tão pouco como cinco segundos ou dez minutos, isso depende de vários fatores. Enquanto que parece ser um longo período de tempo, é essencial para colocar o nosso melhor em cada post que publicamos.

Uma dica valiosa: Se você tem pouco tempo para fazer brainstorm, você pode usar o plugin Wp Title Experiments. Este excelente plugin irá criar campos de opções de títulos em seu post, e assim você pode fazer os testes necessários, sem gastar muito tempo.

Veja aqui o artigo que falo sobre as melhores ferramentas de testes A/B, que você também pode usar para fazer outros testes com seu título e conteúdo do blog.

Curso Que Recomendo de Como Criar Títulos Persuasivos

Copywriter Labs é uma excelente forma de aprender a criar títulos ( para emails, posts e mídias sociais ) e aprender a como usar conteúdo persuasivo para qualquer trabalho que você fizer. Clique aqui para saber mais!

Espero que este post tenha sido um passo a passo útil na elaboração de seus títulos. Desejo a você que a partir de agora saiba exatamente como criar títulos matadores em seu conteúdo. Compartilhe suas dicas nos comentários, isso vai nos ajudar ainda mais a melhorar este post.

como criar títulos